POETAS DE PEDRA - ALBERTO DA CUNHA MELO

   A última edição da coluna destaca a vida e obra de José Alberto Tavares da Cunha Melo. Ele nasceu na cidade de Jaboatão dos Guararapes no dia 8 de abril de 1942 e foi um sociólogo, jornalista e escritor. Alberto foi criado em meio a literatura, vocação herdada do avô, Alberto Tavares da Cunha Melo, e do pai, Benedito Tavares da Cunha Melo. Ambos eram poetas.

   Na juventude, em plena década de 1960, reuniu-se com um grupo de amigos e fundou o "Grupo de Jaboatão". Também foi nessa época que Alberto começou a publicar seus primeiros poemas e crônicas, com destaque para a primeira obra: "Círculo Cósmico" (1966). O grande destaque que conquistou no movimento editorial fez com que o poeta fosse integrado à chamada "Geração 65". 

   Paralelamente a carreira na literatura, o escritor exerceu as funções de sociólogo e jornalista, passando por instituições públicas, como a Fundação Joaquim Nabuco e Fundarpe, e por veículos de comunicação locais, como o Jornal do Commercio e a Revista Continente Multicultural. Também esteve envolvido em entidades culturais, como a União Brasileira de Escritores e o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco.

   Alberto da Cunha Melo morreu no dia 13 de outubro de 2007, vítima de uma infecção pulmonar ocorrida após um transplante de fígado. O corpo do poeta foi velado na sede da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e enterrado no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

   Para quem ficou curioso em conhecer a escultura em tamanho real do poeta, basta visitar o Parque Treze de Maio, localizado na região central do Recife. A obra é do artista plástico pernambucano Demétrio Albuquerque. Alberto da Cunha Melo é o único dos "Poetas de Pedra" que possui um site oficial. Acesse a página pelo link http://www.albertocmelo.com.br/.

   E com esta edição, a gente encerra o ciclo da coluna "Poetas de Pedra". Uma viagem regada a muita história e poesia. Esse trabalho teve como ilustrações as esculturas produzidas para o projeto "Circuito dos Poetas", da Prefeitura do Recife.

   Se você curtiu, a gente te convida a conferir as edições anteriores e conhecer os outros "Poetas de Pedra": João Cabral de Melo Neto (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/01/poetas-de-pedra-joao-cabral-de-melo-neto.html), Joaquim Cardozo (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/04/poetas-de-pedra-joaquim-cardozo.html), Capiba (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/02/poetas-de-pedra-capiba.html), Manuel Bandeira (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/05/poetas-de-pedra-manuel-bandeira.html), Ariano Suassuna (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/03/poetas-de-pedra-ariano-suassuna.html), Naná Vasconcelos (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/06/poetas-de-pedra-nana-vasconcelos.html), Chico Science (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/07/poetas-de-pedra-chico-science.html), Ascenso Ferreira (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/08/poetas-de-pedra-ascenso-ferreira.html), Antônio Maria (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/09/poetas-de-pedra-antonio-maria.html), Carlos Pena Filho (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/10/poetas-de-pedra-carlos-pena-filho.html), Solano Trindade (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/11/poetas-de-pedra-solano-trindade.html), Luiz Gonzaga (http://gnewsblog2.blogspot.com/2020/12/poetas-de-pedra-luiz-gonzaga.html), Liêdo Maranhão (http://gnewsblog2.blogspot.com/2021/01/poetas-de-pedra-liedo-maranhao.html), Clarice Lispector (http://gnewsblog2.blogspot.com/2021/02/poetas-de-pedra-clarisse-lispector.html), Reginaldo Rossi (http://gnewsblog2.blogspot.com/2021/03/poetas-de-pedra-reginaldo-rossi.html), Mauro Mota (http://gnewsblog2.blogspot.com/2021/04/poetas-de-pedra-mauro-mota.html) e Celina de Holanda (http://gnewsblog2.blogspot.com/2021/05/poetas-de-pedra-celina-de-holanda.html).

Fontes: Cepe e site oficial "Alberto da Cunha Melo"

Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários