TRÂNSITO: MEIOS FIOS SINALIZADOS (BRANCO OU AMARELO)

   Se tem uma infração que se comete por brincadeira nas ruas do Recife, esta atende pelo nome de estacionamento em local proibido. Não é difícil encontrar veículos parados em locais, muitas vezes sinalizados, em desacordo com o que diz o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. Nesta postagem, vamos focar na sinalização horizontal: Os meios fios pintados de branco ou amarelo.


   Na primeira imagem, observamos um veículo estacionado próximo a uma guia pintada de branco. É mais comum observar esta sinalização nas vias em que o movimento não é tão intenso. Nas ruas dos bairros também presenciamos este tipo de pintura. O condutor não corre risco de ser multado caso pare seu carro no local.
   Na segunda foto, a situação é diferente. A guia está sinalizada na cor amarela, contudo, o condutor não será multado se não existir uma placa de sinalização “Proibido Estacionar”. A pintura apenas reforça a proibição do estacionamento. Deverá ser observado a presença de hidrantes, esquinas ou meios fios rebaixados (Que representa local de entrada e saída de veículos) para que exista a autuação.
   No flagra acima, feito na Avenida Recife, próximo a uma churrascaria, a sinalização amarela estava complementando as placas de proibição. Veículos estavam estacionados próximos à esquina, em total desacordo com o estabelecido no artigo 181 do CTB. Num caso como este, em caso de fiscalização, o condutor seria autuado por infração média, pagaria multa de R$ 85,13 e somaria quatro pontos na carteira de habilitação, além de ter o veículo removido pelo órgão de trânsito.

   Na terceira situação, fotografada na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife, a sinalização horizontal está presente, contudo, existe a proibição efetiva apenas no lado direito da via (Devido às muitas paradas de ônibus do corredor). No lado esquerdo, as placas informam o horário de proibição (Nos dias uteis e sábado pela manhã).
Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários

  1. Não dá para ler esse texto, com esse fundo!
    Tira isso.

    ResponderExcluir
  2. Verdade ...estou de oculis e nao da pra ler

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra entender com esse fundo

    ResponderExcluir
  4. Guia de calçada pintada só existe no Brasil. É um desperdício de dinheiro, num país tão pobre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário