TOP SEVEN (8 a 14 de Setembro)


OPOSITOR DE NICOLÁS MADURO DESEMBARCA NA ESPANHA

   Edmundo González Urritia (Foto) desembarcou na Base Aérea de Torrejón de Ardoz, no domingo (8), a bordo de uma aeronave da Força Aérea espanhola. O ex-diplomata chegou a Espanha após receber asilo político do governo local. Urritia foi o principal concorrente de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de julho e teve prisão decretada pelo Ministério Público do país dias antes de deixar a Venezuela. O grupo de oposição ao regime do atual presidente venezuelano reivindica a vitória no pleito e chegou a publicar 80% das atas eleitorais que comprovariam a eleição de González. Desde que o Conselho Eleitoral da Venezuela decretou a vitória de Maduro nas eleições, a oposição questionava a legitimidade da reeleição. O caso parou na Justiça, que também está sob o poder do "chavismo" e endossou o resultado. Edmundo chegou a se refugiar na Embaixada da Holanda em Caracas para evitar a perseguição. No mesmo dia de sua chegada à Espanha, as forças policiais da Venezuela encerraram o cerco à Embaixada da Argentina, onde seis membros da oposição, incluindo María Corina Machado se abrigaram. Atualmente, o Brasil controla as instalações.

MACAÉ EVARISTO É A NOVA MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS

   A nova titular do Ministério dos Direitos Humanos foi anunciada, na segunda-feira (9), pelo governo federal. A indicação de Macaé Evaristo foi confirmada após uma reunião da deputada estadual de Minas Gerais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada (Foto). Professora de formação, Macaé é prima da escritora Conceição Evaristo e tem uma longa carreira em órgãos públicos voltados para a Educação, com passagens por governos petistas em Belo Horizonte. Ela também integrou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação durante o governo de Dilma Rousseff. Macaé substituiu Silvio Almeida, que deixou o cargo no dia 6 de setembro após ser alvo de denúncias de assédio sexual. Em sua primeira fala a frente da pasta, nova ministra defendeu o sigilo das denunciantes durante a apuração e o amplo direito de defesa do ex-ocupante do ministério. A posse oficial deve acontecer nos próximos dias.

HARRIS E TRUMP FAZEM PRIMEIRO DEBATE NOS EUA

   O primeiro encontro entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos foi realizado, na terça-feira (10), pela rede de TV ABC News (Foto). O debate foi a estreia de Kamala Harris, que assumiu a candidatura do partido Democrata após a desistência do atual presidente do país, Joe Biden. O encontro foi marcada por discussões acaloradas em temas como o aborto e troca de acusações. Por diversas vezes, Donald Trump foi corrigido pelos mediadores do debate pelo uso de "fake news". Em um dos momentos de correção, o ex-presidente afirmou que "imigrantes comem todos os pets". Ele também relacionou o ataque que sofreu em julho aos democratas. Harris, por sua vez, fez provocações irônicas às propostas do candidato republicano. Assuntos internacionais, como as guerras entre Ucrânia e Rússia e Israel e Hamas também foram debatidos. O debate ocorreu dias após uma pesquisa apontar uma queda na diferença de intenção de votos entre a democrata e o republicano. As eleições norte-americanas acontecem em 5 de novembro. 

ALBERTO FUJIMORI MORRE AOS 86 ANOS NO PERU

   O ex-presidente peruano morreu, na quarta-feira (11), na casa da filha, Keiko Fujimori, em Lima, onde recebia atendimento médico nas últimas semanas. De acordo com a família do político, ele lutava contra um câncer maligno na língua. Alberto Fujimori nasceu em 28 de julho de 1938 e viveu os primeiros anos de vida em uma vila japonesa de Kawachi, na capital peruana. Formado em engenharia agrônoma e com mestrado em matemática, Fujimori foi professor antes de ingressar na política. Ele chegou a presidência do Peru em 1990, herdando um país em profunda crise econômica e social. Após implantar uma rígida política anti-inflacionária, comprou briga com o parlamento. Dois anos depois de assumir o governo, ele dissolveu o Congresso e interveio na Justiça com o apoio do Exército. Foi reeleito e chegou a vencer para um terceiro mandato em 2000, porém, um escândalo de corrupção o fez fugir do país após convocar novas eleições. Fujimori regressou em 2007 e foi preso. Dois anos depois foi condenado a 25 anos de prisão e alternou períodos entre a prisão e a liberdade. Em 2023, o Tribunal Constitucional do Peru validou um indulto concedido no Natal de 2017 pelo então presidente do país, Pedro Pablo Kuczynski, e Fujimori deixou definitivamente a prisão. O velório do ex-presidente ocorreu no Museu da Nação por três dias e o corpo foi sepultado no sábado, no cemitério Campo Fé, em Huachipa. 

STF DECIDE PRISÃO DE CONDENADOS POR FEMINICÍDIO E HOMICÍDIO

   A Suprema Corte concluiu, na quinta-feira (12), o julgamento que prevê a prisão imediata de condenados por crimes de homicídio e feminicídio após o Júri Popular. O voto do relator, Luís Roberto Barroso, foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. De acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, o cumprimento imediato da sentença não viola o princípio da presunção de inocência já que, nos casos de Júri Popular, a responsabilidade penal do réu foi reconhecida pelo corpo de jurados. O decano Gilmar Mendes discordou do voto, afirmando que a execução imediata da sentença viola a presunção, no entanto, afirmou que é possível arbitrar uma prisão cautelar caso haja fundamentos legítimos. Ele acompanhou os votos emitidos por Ricardo Lewandowski e Rosa Weber antes de se aposentarem do STF. Por fim, Edson Fachin e Luiz Fux entenderam que a execução pode ser realizada imediatamente para condenados a penas acima de 15 anos e nos casos de feminicídio. O caso tem caráter de repercussão geral e serve de baliza para o Judiciário em todo o país.

EDIÇÃO COMEMORATIVA DO "ROCK IN RIO" COMEÇA NO RJ

   Uma multidão acompanhou o primeiro dia da edição comemorativa de 40 anos do "Rock in Rio", na sexta-feira (13). O evento, que é realizado na Cidade do Rock, construída na Zona Norte do Rio de Janeiro, levará mais de 700 atrações, por sete dias, em sete palcos batizados como Mundo, Sunset, Espaço Favela, Supernova, New Dance Order, Global Village e Highway Stage. Os portões foram abertos por volta das 14h para a entrada de cerca de 700 mil pessoas. Para cumprir uma decisão do governo, a organização disponibilizou bebedouros em várias partes da área do evento para hidratação. No primeiro dia, o publico conferiu atrações como a cantora Ludmilla e Travis Scott. O "Rock in Rio" foi realizado pela primeira vez em janeiro de 1985. A edição de 2024 vai até o dia 22 de setembro.   

RÚSSIA E UCRÂNIA TROCAM PRISIONEIROS

   Duzentos e seis prisioneiros foram trocados pelos governos da Rússia e da Ucrânia, no sábado (14). O acordo que liberou 103 cidadãos russos e outros 103 ucranianos foi mediado pelos Emirados Árabes Unidos. Dentre as pessoas liberadas, haviam militares dos Exércitos de ambos os países. Após a troca, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou o acordo em uma rede social. Do lado russo, o Ministério da Defesa anunciou que seus militares foram levados para Belarus e devem retornar à Rússia para continuar a reabilitação em instituições de saúde das Forças Armadas. Um outro acordo fechado no dia anterior já havia liberado mais grupo de prisioneiros, sendo 49 ucranianos (A quantidade de cidadãos russos não foi divulgada). Desde que ambas as nações iniciaram a troca de prisioneiros, 3.672 ucranianos foram libertados.

Fontes: G1, Uol, Terra, BBC Brasil e Ig.
Fotos: Edmundo González Urritia (Leonardo Fernandez Viloria); Lula e Macaé Evaristo (Ricardo Stuckert / PR); Donald Trump e Kamala Harris (Saul Loeb / AFP / CP); Alberto Fujimori (Divulgação).

Comentários