11 DE SETEMBRO : O DIA QUE QUEM VIU, NÃO ESQUECEU

Apesar de ter se passado dez anos do maior atentado terrorista, sofrido pelos Estados Unidos, ainda é difícil esquecer as imagens que foram transmitidas em 11 de setembro de 2001. Após o primeiro avião se chocar contra a torre norte do World Trade Center, todo o mundo acompanhou o desespero de quem estava lá dentro para se salvar.
“Eu tinha acabado de chegar da casa da minha avó. Ainda estava na rua, quando ouvi o pessoal dizendo que o mundo estava acabando. Um avião havia batido num prédio e que muita gente tinha morrido. Quando cheguei em casa, liguei a televisão e comecei a acompanhar” Fagner Lima, 29, bancário.

Imagem feita da Ilha de Manhattan. Fim do mundo
A torre sul foi atingida diante dos olhos atônicos de uma população mundial que ainda custara a acreditar no que via. Notícias dadas pela televisão e internet anunciavam outros ataques em várias partes importantes do país.

“Eu estava acompanhando o plantão de um jornal. Eu achava que era um avião de pequeno porte. Foi quando veio segundo avião e a televisão mostrou. Eu pensei até que fosse o replay da primeira torre, quando alguém falou que era a segunda torre. Aí eu pensei: ‘É muito pior’. Passei a acompanhar pela internet e ficar por dentro do que acontecia” Izabelita Guerra, radialista.

segunda colisão foi transmitida ao vivo pra todo mundo
As duas torres, em chamas, cederam em apenas 12 segundos, a torre norte 102 minutos e a torre sul, 56 minutos, após as respectivas colisões. 2.983 morreram, entre pessoas que estavam dentro do prédio: funcionários e visitantes, e os homens do corpo de bombeiros que tentaram salvar as vítimas.

Queda de uma das torres gêmeas
Quando a segunda e última torre do WTC veio ao chão

“Eu estava no colégio, em aula, quando rolou a primeira explosão, agente costumava tá ouvindo rádio e ficamos sabendo. A imagem que mais me marcou foi a das pessoas se jogando, das janelas, dos papéis caindo e aquela nuvem de poeira, da segunda torre, vindo em direção da população” Edgar Pedro, estudante de jornalismo.

Imagem marcante para todos que acompanharam pela tv
Ao fim de tudo, nuvem de poeira cobre Nova York
O voo 93 foi derrubado pelos próprios passageiros, que ficaram sabendo do seqüestro da aeronave e, por parte dos parentes, sobre os atentados que vitimaram milhares no WTC. Esse voo seria lançado contra a Casa Branca, residência oficial do presidente, na época, George W. Bush.

Foram meses destinados a retirar os cerca de 1,5 milhões de quilos de entulhos. Em seguida, Bush declarou guerra ao Afeganistão, na tentativa de liquidar o mentor dos atentados, Osama Bin Laden. Milhares de soldados enviados, outros milhares de civis mortos nos confrontos e muita destruição. O fim da perseguição só se deu quase dez anos depois, já no governo do sucessor de Bush, Barack Obama. A morte de Bin Laden, em maio, deixou o gosto de vingança para os americanos.

Limpeza e reconstrução do local levou boa parte dos dez anos
Um memorial foi construído para lembrar as vítimas. Uma piscina, que serviu de palco para a cerimônia do dia histórico, tem bordas de bronze com os nomes de todas as vítimas. Durante toda a cerimônia, minutos de silêncio marcaram o horário de cada fato, desde o primeiro choque, até o desabamento da última das duas torres. O local dos atentados recebeu o nome de Marco Zero.

Cerimônia no marco zero conta com os dois últimos presidentes
Piscina tem nas bordas os nomes de todas as vítimas daquele dia
Fotos: Queda das duas torres: Greg Semendinger/AP NYPD via ABC
Reconstrução: Daniel Acker/Reuters
Demais: Extraídas do google

Comentários