CHICO ANYSIO : *1931 + 2012

Eram, precisamente, 14h52 quando o Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, anunciou a triste notícia: Morreu Chico Anysio. A luta travada intensamente há quase quatro meses chegava ao fim. Chico teve complicações cardíacas e falência de múltiplos órgãos. Logo, artistas, amigos e parceiros de trabalho se manifestaram nas redes sociais. Desde a quarta-feira (21), o quadro de saúde, até então estabilizado, começou a se complicar rapidamente. Na quinta-feira (22), os boletins já preanunciavam o fim. “O estado de saúde do humorista é crítico”, diziam os médicos. Após inúmeros procedimentos de reanimação, na manhã desta sexta-feira (23), o coração parou de bater definitivamente.

Alberto Roberto, Alcafone, Alfacinha, Apolo, Azambuja, Baiano

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em 12 de abril de 1931, na cidade de Maranguape, interior do Ceará. Aos oito anos se mudou junto com a família para o Rio de Janeiro. O contato com as artes começou cedo e o primeiro teste foi para locutor de rádio, em 1947. Chico perdeu para outra grande promessa artística da época: Silvio Santos. Anysio passou a trabalhar como radioator e roteirista na Rádio Guanabara, do Rio de Janeiro, e sua veia humorística já era notória nessa fase. Sua carreira no rádio também passaria pela Mayrink Veiga, uma das mais importantes emissoras da década de 50.

Bento Carneiro, Bexiga, Bim Bim, Bozó, Brazuca, Bruce Kane

Em 1957, o humorista já era sucesso no rádio, quando estreou na televisão, pela Tv Rio. As emissoras estavam surgindo e a criatividade era a alma do negócio. Chico Anysio passou pelas principais tevês da época: Tupi, Excelsior e Record. Em 1969 chegou a Tv Globo, nunca mais saiu de lá.

Calheiros, Canavieira, Cascata, Coronel Lidu, Coalhada, Divino

Os personagens são um capítulo à parte na trajetória do comediante. Ao todo, 209 criaturas “baixaram” em seu corpo durante mais de 60 anos de carreira. De pastores evangélicos, passando por esportistas, seres do cotidiano das grandes cidades, personagens folclóricos até artistas de televisão. Todo mundo se viu em, pelo menos, uma das figuras interpretadas nos programas “Chico City”, “Chico Anisio Show”, “Estados Anisios de Chico City”, “Chico Total”, “O Belo e as Feras”, “Chico e Amigos”, “Zorra Total”, além, é claro, da “Escolinha do Professor Raimundo”.

Dona Dede, Dr Rosseti, Franciscano, Gamação, Gastão, Haroldo

Além dos programas de humor, a história de Chico traz participações em telenovelas. Essa fase começou a se contar após o fim das atrações de Chico, fato muito reclamado pelo comediante, que se mostrava triste com o abandono da Globo aos seus projetos. Em novelas, Chico passou por “Terra Nostra”, “Pé na Jaca”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Sinhá Moça” e “Caminho das Índias (2009)”, também esteve no seriado “Guerra e Paz”.

Jean Pierre, Jovem, Justo Veríssimo, Limoeiro, Lingote, Linguinha

No cinema, o comediante participou do filme “Tieta do Agreste” (1996), de Cacá Diegues, “Uma Professora Muito Maluquinha” e, mais recentemente, em “Se Eu Fosse Você 2”, de Daniel Filho.

Lobo Filho, Lord Black, Marmo Carrara, Nazareno, Neide Taubaté, Padre Miguel

Chico Anysio fez escola e lançou novos talentos para o país, entre tantos, destaque para Tom Cavalcante, com quem Chico dividiu o palco em apresentações, recentemente. Dos seus nove filhos, alguns também brilharam na comédia, caso de Bruno Mazzeo, Lug de Paula (Seu Boneco), Nizo Neto e André Lucas. O humorista teve um casamento com a ex-ministra da Era Collor, Zélia Cardoso de Mello e, atualmente, era casado com Malga Di Paula.

Painho, Pantaleão, Paulo Jeton, Popó, Beira Baixa, Professor Raimundo

Os problemas de saúde de Chico começaram ainda na década de 90, quando ele sofreu um acidente e machucou a mandíbula. Como foi fumante por muitos anos, o artista teve problemas sérios no pulmão nos últimos anos. A série de internações aumentou progressivamente desde 2010. Desde dezembro de 2011, Chico estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Profeta, Quem quem, Roberval Taylor, Salomé, Silva, Tavares

O velório acontece, neste sábado (24), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e será aberto ao público a partir do meio-dia. O corpo do humorista será cremado, ainda não foi anunciado o horário e o local.

Tim Tones, Urubulino, Veio Zuza,Vieira Souto, Zelberto Zel, Zé Tamborim

Fotos: Extraída do site Google images
Montagem: George Luiz/G News Blog

Comentários