TOP SEVEN (28 de Abril a 4 de Maio)

CORPO DE LÍDER DO "MOLEJO" É VELADO E ENTERRADO NO RJ

   O velório e sepultamento do corpo de Anderson Leonardo (Foto) foram realizados no domingo (28), no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste carioca. Os funerais contaram com as participações de amigos e parentes. O cantor do "Grupo Molejo" morreu no dia 26 de abril, em decorrência das complicações de um câncer na região inguinal, no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca. A doença foi descoberta em 2022 e, após um primeiro tratamento, chegou a ser anunciada como curada. Meses depois, o câncer voltou com sinais de metástase e a saúde do músico se deteriorou nos meses seguintes. Anderson Leonardo nasceu no Rio de Janeiro e tinha 51 anos. Fundou o Grupo Molejo no final da década de 1980 e estourou nas rádios a partir de 1993 com o hit "A Caçamba", do primeiro álbum. Outros sucessos surgiram na sequência, como "Cilada", Dança da Vassoura" e "Brincadeira de Criança", consolidando o grupo no cenário musical. Anderson deixou 4 filhos e cerca de 120 composições.

MADONNA CHEGA AO BRASIL PARA SHOW HISTÓRICO NO RJ

   A cantora norte-americana pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na manhã da segunda-feira (29), no Rio de Janeiro. Do Galeão, sob um forte esquema de segurança, Madonna (Foto) foi levada para o hotel Copacabana Palace, onde ficou hospedada até a apresentação do show "The Celebration Tour", no dia 4 de maio, na Praia de Copacabana. O show gratuito no Brasil encerrou a turnê de cerca de 80 apresentações ocorridas na Europa e América do Norte. Antes do Rio, ela se apresentou no México com o show que celebra seus 40 anos de carreira. Cercado de expectativas, a previsão é que a única apresentação na América do Sul recebesse 1,5 milhão de espectadores, que representa um público recorde na carreira da artista e de um show pop. A comitiva da cantora contou com quatro dos seus seis filhos e uma equipe de 200 pessoas, além de dois aviões com equipamentos do show. Na quinta e sexta-feira, Madonna realizou passagens de som no palco e movimentou as areias de Copacabana.

IBGE: DESEMPREGO SOBE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

   Novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados na terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontaram alta na taxa de desemprego no trimestre encerrado em março. De 7,4% no trimestre concluído em dezembro de 2023, o índice subiu para 7,9%, atingindo 8,6 milhões de pessoas. Mesmo com a queda de 0,8% na taxa de ocupação, o país tem 100,2 milhões de pessoas trabalhando de carteira assinada. A população desalentada atualmente é de 3,6 milhões de brasileiros. A PNAD Contínua ainda apontou que 5,9 milhões são trabalhadores domésticos, 38,9 milhões são informais e 25,4 milhões trabalham por conta própria. Por fim, o rendimento real habitual apresentou alta de 1,5% no primeiro trimestre e atualmente é de R$ 3.123.   

DESABAMENTO DE ESTRADA MATA DEZENAS NA CHINA

   O desabamento de um trecho da autoestrada que fica na província de Cantão, no sul da China, deixou 48 mortos na quarta-feira (1º). De acordo com a imprensa local, 18 metros da rodovia S12, que fica entre as cidades de Meizhou e o condado de Dabu, cederam por volta das 2 da manhã (Horário local). Aproximadamente 20 veículos caíram dentro de uma vala e foram retirados com a ajuda de escavadeiras e guindastes. A tragédia foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região. Autoridades locais enviaram cerca de 500 pessoas, entre bombeiros e agentes de emergência, para ajudarem no resgate dos afetados no incidente. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, foram atendidas por equipes de saúde e levadas para hospitais. Além dos deslizamentos de terra, o povoado de Cantão sofreu com as piores inundações já registradas desde o início da série histórica, em 1954.

LULA E MINISTROS VIAJAM AO RS PARA TRATAR DAS CHUVAS

   Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Rio Grande do Sul, na quinta-feira (2), para discutir ajuda ao estado, afetado por fortes temporais desde o início da semana. Um sobrevoo pelas regiões atingidas foi cancelado em função do mau tempo. Após reunião com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), o presidente prometeu que o governo federal enviará todos os recursos necessários para ajudar no resgate de moradores e recuperação dos lugares atingidos. Até então, a Defesa Civil gaúcha havia registrado ocorrências em 281 dos 497 municípios e um saldo atual de 56 mortos, 74 feridos, 67 desaparecidos, 8 mil desabrigados e quase 25 mil pessoas desalojadas. Ainda na quinta-feira, a barragem 14 de julho, que fica entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves, rompeu parcialmente levando ondas de até dois metros a comunidades da região. Moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado receberam orientações para deixar as áreas de risco. No sábado, o Rio Guaíba atingiu 4,96 metros de altura, ultrapassando os 4,76 metros de uma cheia histórica ocorrida em 1941. A elevação causou inundações em Porto Alegre.

GOVERNO ADIA CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO

   Os ministros da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, anunciaram, na sexta-feira (3), o adiamento das provas do Concurso Público Nacional Unificado, que ocorreriam no dia 5 de maio. A decisão foi tomada devido aos problemas de logística para a realização do concurso no Rio Grande do Sul, que possui grande parte dos seus municípios em estado de emergência em função das chuvas. De acordo com Dweck, a nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas para aplicação dos exames em todo território nacional simultaneamente. O prazo dado para o anúncio é de duas semanas. Na entrevista coletiva, o governo não estimou os custos da reaplicação, já que 70% das provas já haviam sido enviadas para os locais de aplicação. Dos 86 mil candidatos inscritos no estado, 6 mil fariam as provas nas cidades atingidas. O "Enem dos Concursos" será coordenado pela Fundação Cesgranrio e oferece 6.640 vagas em diversas instituições federais.

MOTORISTA DE PORSCHE É CONSIDERADO FORAGIDO EM SP

   Fernando Sastre de Andrade Filho se tornou foragido pela Justiça de São Paulo no sábado (4). Ele não foi encontrado por policiais do 30º DP que estiveram na casa do empresário para cumprir o mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no dia anterior. A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que novas diligências serão realizadas até a captura de Fernando Sastre. Ele é réu pelos crimes de homicídio doloso qualificado e lesão corporal gravíssima com dolo eventual (Quando se assume o risco de matar). Fernando dirigia o porsche que causou um acidente no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, no dia 31 de março. A colisão, que envolveu um Sandero, resultou na morte do motorista de aplicativo Ornaldo Viana, de 52 anos. De acordo com a perícia da Polícia Técnico-Científica, o Porsche estava a 156 quilômetros por hora na Avenida Sallim Farah Maluf. A defesa do empresário anunciou que deve recorrer da decisão, mas deve apresentá-lo a Polícia na segunda-feira. 

Fontes: G1, Terra, Uol.

Fotos: Anderson Leonardo (Reprodução / Instagram); Madonna (JC Pereira / Agnews); Chuvas no RS (Divulgação).

Comentários