COLEÇÕES - ROBERTA MIRANDA

   Ela é considerada por muitos como a "Rainha da Música Sertaneja". Eram meados da década de 1980 quando as composições da paraibana Roberta Miranda ficaram conhecidas pelas vozes de grandes ídolos. A gravação mais conhecida até então era de "A Majestade, o Sabiá", que ganhou as rádios do Brasil na voz de Jair Rodrigues. Paralelamente, a artista batalhava pelo seu lugar ao sol cantando nos barzinhos da vida, até que o grande momento chegou: A estreia no mercado fonográfico.

DÉCADA DE 1980

   O contrato com a Warner Music deu início a uma coleção de 23 discos. O primeiro álbum foi lançado em 1986 e trouxe dois clássicos que não faltam até hoje nos shows da cantora: "São tantas coisas" e "Meu dengo". O sucesso de vendas credenciou Roberta a produzir o segundo disco, intitulado com seu próprio nome. Em 1987 saia o segundo trabalho e outro sucesso explodiu nas rádios: "Vá com Deus". Rapidamente, a artista figurou entre as maiores vendedoras de disco da gravadora e foi ampliando o repertório de clássicos. Em 1989, o terceiro trabalho trazia mais êxitos, como "Vamos Falar de Nós" e "Dói".

DÉCADA DE 1990

   Anos 90 foram determinantes para consagrar Roberta Miranda no cenário musical. O trabalho daquele ano rendeu mais belas obras, entre elas, "Duas Taças", de sua própria autoria. Em 1992 chegava as lojas o quinto disco de Roberta: "Sol da Minha Vida". Além da faixa título, o álbum estourou a regravação de "Cabecinha no ombro", em que a cantora dividiu o microfone com Raimundo Fagner. O volume seis da coleção foi lançado em 1993 e trouxe mais clássicos: "Tinha que acontecer" e "Que vá a luta". Pela Continental, Roberta produziu seu sétimo disco em 1994 e com ele o repertório de sucessos cresceu. Destaques para "Paixão" e a regravação de "Muito estranho".

   Em 1995, chegava ao mercado mais um trabalho, desta vez com a produção de Guto Graça Melo. O disco de 12 canções trazia hits como "Moreno" e a regravação de "Canção do mar", sucesso na voz da cantora portuguesa Dulce Pontes. O álbum seguinte também continha 12 músicas e tinha entre os destaques "Um minuto a mais" e a regravação de "Eu te amo, te amo, te amo", que havia sido sucesso na voz de Roberto Carlos. Em 1997, Roberta Miranda se transferiu para a Polygram e lançou seu décimo trabalho fonográfico, intitulado "Vida". O disco trouxe mais um sucesso nas rádios: "A mulher em mim". Também foi a primeira vez que "A majestade, o sabiá" apareceu num trabalho da cantora.

   "Paixão" chegou ao mercado em 1998 e foi puxado por mais um hit de sucesso nas rádios de todo o país: "Sempre Mais", versão de "Baby can i hold you". O trabalho também teve como destaque a regravação de "Seu amor ainda é tudo" e "Ta-hí", que foi transformada em clássico pela gravação de Carmen Miranda. A década de 1990 foi fechada com chave de ouro. "Caminhos" chegou às lojas trazendo canções como "No coração, a paixão, na cabeça, o ciúme" e "Amanhã", que contou com a participação do cantor pernambucano Reginaldo Rossi.

ANOS 2000

   Em 2000, a discografia de Roberta Miranda ganhou seu primeiro disco ao vivo. O trabalho foi produzido na casa de shows Palace, em São Paulo, durante os dias 3 e 5 de novembro de 1999. Entre os destaques deste disco, está a regravação de "Um dia de domingo". "Ao vivo" também contou com a participação de Reginaldo Rossi, Rionegro e Solimões e Chitãozinho & Xororó. No ano seguinte, "Histórias de Amor" foi lançado com mais sucessos para os fãs da intérprete. Nas rádios, o sucesso foi a romântica "Faz amor comigo" e o forró "Atração fatal". No mesmo ano, a cantora lançou "Tudo isto é fado", com grandes clássicos do estilo português.

   "Pele de Amor" chegou em 2002 com outros sucessos. Nele, a cantora regravou "Eu acho que estou perdendo você", sucesso na voz de Wando anos antes. Outro destaque deste trabalho é mais uma regravação: A canção francesa "Ne me quitte pas". Em 2004, Roberta Miranda migrou mais uma vez de gravadora, estreando na EMI com o disco "Alma Sertaneja". O trabalho rendeu mais um hit nas rádios: "Dois em um". No ano seguinte, saiu mais um trabalho ao vivo da paraibana. "Acústico Ao Vivo" foi lançado em CD e DVD com um apanhado de sucessos do repertório da artista. O destaque inédito é a canção "O pior já passou".

   Em 2008, Roberta Miranda mudou novamente de gravadora e lançou pela Sky Blue Music o CD "Senhora Raiz", trazendo grandes clássicos da música sertaneja. Estão neste trabalho obras como "Meu primeiro amor", "Chalana", "Tristeza do Jeca" e "Telefone mudo". Em 2009, Roberta apresentou um novo disco: "Sorrir Faz a Vida Valer", pela gravadora Radar Records. O destaque ficou pela música "Forrépeando", que tem a participação de Dominguinhos e MV Bill.

DÉCADA DE 2010

   A segunda década dos anos 2000 trouxe uma forte queda na produção fonográfica da artista. Apenas três discos foram produzidos ao longo dos anos de 2010 a 2021. Para celebrar 25 anos de carreira, Roberta Miranda apresentou "Ao Vivo em Estúdio". O disco foi lançado pela Som Livre em 2012 e trouxe músicas inéditas e clássicos do repertório da cantora. Em 2014, a artista realizou um desejo antigo: Gravar um álbum com sucessos de Roberto Carlos. "Roberta Canta Roberto" contém hits como "Proposta", Como é grande o meu amor por você" e "Nossa senhora". 

   O mais recente trabalho da cantora saiu em 2017. "Os Tempos Mudaram" é um disco ao vivo gravado no Espaço das Américas, em São Paulo, e lançado pela Sony Music em CD e DVD. A obra conta com a participação de novos nomes da música sertaneja do Brasil, como Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Day & Lara, Simone & Simaria, Solange Almeida, Maiara e Maraísa.

   Com a popularização dos formatos de álbuns digitais, o físico se tornou peça de colecionador disputada. Em relação a discografia de Roberta Miranda, é possível encontrar discos por valores acessíveis em sites de compra e venda de produtos seminovos. A exceção fica pelo disco "Senhora Raiz". O trabalho é um dos mais raros de se encontrar, o que eleva os valores. Há unidades vendidas por até R$ 500. Pesquisando, é possível encontrar por cerca de R$ 150. E aí, curtiu a coluna "Coleções"?? Então confira outras edições no campo de "Arquivo". Até a próxima!!

Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários