TOP SEVEN RETRÔ 2023

    Se você pudesse fazer uma lista com as sete notícias mais importantes do Brasil e do mundo em 2023, você conseguiria lembrar assim, de "sopetão"??? Do lado de cá, a gente vai te dar uma ajudinha refrescando a memória. Como acontece todos os anos, seja bem-vindo à nossa retrospectiva do ano. Eu tenho certeza que pelo menos um fato da nossa relação também vai estar na sua. Vamos nessa...

LULA DE VOLTA À PRESIDÊNCIA DO BRASIL

    Cerca de 300 mil pessoas iniciaram 2023 no gramado da Esplanada dos Ministérios para ver Luiz Inácio Lula da Silva subindo a rampa do Planalto pela terceira vez, no dia 1º de janeiro. Eleito o 39° presidente do país com 60,3 milhões de votos, o petista cumpriu todo ritual: Partiu da Catedral Metropolitana a bordo do Rolls-Royce, acompanhado da esposa, Janja, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e sua mulher, Lú Alckmin, com destino ao Congresso Nacional. No plenário da Câmara dos Deputados, Lula prestou o juramento constitucional, assinou o termo de posse e fez o primeiro discurso aos deputados e senadores. A cerimônia foi concluída com as honras militares e a tradicional transmissão da faixa presidencial. Lula recebeu o símbolo nacional das mãos do grupo formado pelo estudante Francisco Filho, a catadora Aline Sousa, o Cacique Raoni, o metalúrgico Weslley Rocha, o professor Murilo Jesus, a cozinheira Jucimara Santos, o influencer Ivan Baron, o artesão Flávio Pereira e a cadelinha "Resistência" (Foto).

MANIFESTAÇÃO E VANDALISMO NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES

   Exatamente uma semana após a festa da posse de Lula, a Praça dos Três Poderes viveu momentos de caos, no dia 8 de janeiro. Manifestantes oriundos de várias partes do Brasil, contrários ao resultado das eleições, promoveram uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto. O ato começou por volta das 13h, com uma marcha iniciada em um acampamento no Quartel General do Exército com destino à Esplanada dos Ministérios. Diante de uma frágil barreira de segurança, os extremistas começaram à invasão às sedes dos Três Poderes por volta das 15h. Primeiro invadiram o Congresso Nacional (Foto), na sequência, o Palácio do Planalto e, por fim, o Supremo Tribunal Federal. As cenas de vandalismo correram o mundo, maior parte delas filmadas pelos próprios manifestantes, que fizeram questão de publicar nas redes sociais. A ação terminou com um prejuízo material de R$ 25 milhões, a demissão do secretário de segurança, Anderson Torres, e o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Mais de mil pessoas foram presas e a CPMI dos Atos Antidemocráticos pediu o indiciamento de 61 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, por incitação aos ataques.

COROAÇÃO DE REI CHARLES III

   Oito meses após a morte da mãe, a Rainha Elizabeth II, Charles III (Foto) foi coroado rei em cerimônia na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 6 de maio. Ele já havia assumido as funções na Monarquia desde setembro de 2022. O evento contou com a presença 2,3 mil pessoas na abadia (Incluindo integrantes da família real britânica) e foi acompanhada por milhões de espectadores nas ruas londrinas e através da transmissão pela televisão. Sentado na Cadeira do Estado, o monarca prestou o juramento de coroação, em que se comprometeu a defender a Igreja da Inglaterra e Lei. Ele também recebeu a unção do Arcebispo de Canterbury. O ápice da cerimônia foi o momento em que Charles III recebeu a coroa de St. Edward, marcado por tiros disparados da Torre de Londres e de outros 13 locais em todo o Reino Unido. Além de Charles III, sua esposa, Camilla, também foi coroada. Por fim, o rei e a rainha participaram da Procissão de Coroação e, em seguida, ambos fizeram uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham. 

VIAGEM AO TITANIC TERMINA EM TRAGÉDIA

   Um passeio oferecido pela OceanGate Expeditions terminou em tragédia no fundo do Oceano Atlântico Norte. O sumiço do submersível Titan (Foto), no dia 18 de junho, movimentou a Guarda Costeira norte-americana. Por dias, embarcações buscaram o equipamento que levava cinco pessoas até o destroços do Titanic, que afundou no local em abril de 1912. O drama teve início após o equipamento perder o contato com o navio de apoio, 1 hora e 45 minutos depois de iniciar a descida no oceano. A corrida contra o tempo tinha como base a quantidade de oxigênio dentro do submersível. Quatro dias após o desaparecimento surgiram os primeiros destroços do Titan a 3,2 km de profundidade e a apenas 480 metros dos restos do Titanic. De acordo com a Guarda Costeira, a perda de pressão da cabine resultou em uma "implosão catastrófica" que matou os tripulantes Stockton Rush e Paul-Henry Nargeolet e os turistas Shahzada Dawood, Sileman Dawood e Hamish Harding. Os corpos nunca foram encontrados e especialistas estimam que tenham se desintegrado durante a implosão. Após o incidente, a empresa suspendeu a venda dos passeios, que custavam em média 250 mil dólares.

ÍNDIA FAZ HISTÓRIA E POUSA NO LADO ESCURO DA LUA

   O mundo acompanhou um feito histórico no dia 23 de agosto. A missão Chandrayaan-3 fez a Índia se tornar o primeiro país a pousar no lado escuro do satélite natural da Terra. A viagem à Lua foi coordenada pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial, a Isro. O módulo Vikram havia sido lançado no dia 14 de julho, levava consigo o rover Pragyan e levou 40 dias para chegar na zona inexplorável do satélite. Com o feito, transmitido ao vivo e acompanhado por cerca de sete milhões de pessoas, a Índia se tornou a quarta nação a tocar o solo lunar. A missão indiana foi concluída com sucesso dias após a empreitada da Rússia fracassar. A sonda Luna-25, que havia sido enviada por Moscou com a mesma finalidade, colidiu com a superfície da Lua e perdeu o contato. Durante o tempo de funcionamento, a sonda indiana encontrou elementos importantes no território, como oxigênio, alumínio, enxofre, cálcio, manganês, silício e ferro. Em setembro, a Isro anunciou que perdeu o contato com a sonda após acionar o modo de suspensão, para que o equipamento não fosse prejudicado pelas baixas temperaturas de até -250ºC da noite lunar.

HAMAS E ISRAEL COMEÇAM GUERRA E MATAM QUASE 20 MIL

   Israel amanheceu no dia 7 de outubro com militantes do grupo extremista Hamas invadindo seu território, matando e sequestrando parte da população de 22 cidades. A ofensiva surpresa do grupo impediu a ação rápida dos israelenses. Quase que imediatamente, o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, anunciou guerra contra o grupo. Os centenas de sequestrados foram levados para a Faixa de Gaza, que se tornou alvo dos ataques israelenses. Nos dias que se seguiram, o território palestino foi arrasado e todas as fronteiras foram fechadas. Por dias, a população local sofreu com constantes bombardeios. Com o passar do tempo, suprimentos começaram a faltar em Gaza e os membros da Organização das Nações Unidas passaram a discutir formas de ajudar os civis da região. Só no dia 22 de outubro, o Egito abriu a fronteira para entrada de ajuda humanitária. Em 1º de novembro foi a vez das primeiras vítimas dos conflitos deixarem Gaza. No final do mesmo mês, ambas as partes acordaram um cessar-fogo temporário mediante a libertação de reféns do Hamas e prisioneiros de Israel. Sem previsão para o fim, guerra já matou quase 20 mil pessoas, pelo menos 15 mil só na Palestina.

ARGENTINA RADICALIZA E ELEGE ULTRADIREITISTA 

   Depois de décadas sob governos de esquerda e eventualmente de direita, a Argentina se rendeu ao radicalismo do economista Javier Milei. O representante da extrema-direita derrotou o candidato peronista Sérgio Massa nas urnas e foi eleito presidente do país no dia 19 de novembro. Após um primeiro turno conturbado, com promessas que iam da dolarização da moeda local ao fechamento do Banco Central, o então candidato reduziu o tom e conseguiu a vitória. Em seu primeiro discurso, atacou a classe política e anunciou uma nova era no país. Assim como Milei, o partido dele, "A Liberdade Avança", aumentou a representação no parlamento, saltando de apenas três deputados para 38 e oito senadores. O encontro com seu antecessor, Alberto Fernández, ocorreu dois dias depois do segundo turno, durante o processo de transição. A posse do novo presidente aconteceu no dia 10 de dezembro e levou milhares de pessoas às ruas de Buenos Aires (Foto). Em seu primeiro decreto como líder do país, Milei cumpriu uma das promessas de campanha: O enxugamento dos ministérios. Ele reduziu o número de pastas de 18 para 9. 

   E aí, amigo leitor, nossa lista bateu com a sua?? Concluímos nossa jornada em 2023 dando uma olhada para trás e vendo um pouco das emoções sentidas ao longo dos últimos quase 365 dias. E não importa se foram boas ou ruins, como diria Roberto Carlos: "O importante é que emoções NÓS VIVEMOS"!!! Ficam aqui os nossos votos de que 2024 venha com notícias melhores e prosperidade para todos. A gente sabe que é difícil, mas não custa desejar, né??

Fontes: Câmara dos Deputados, Poder 360, G1, Terra.

Fotos: Artes / G News Blog; Posse de Lula (Tânia Rêgo / Agência Brasil); 8 de Janeiro (Sérgio Lopes / Poder360); Rei Charles III e Rainha Camilla (Reprodução / Hugo Burnand); Submersível Titan (Reprodução / Titan); Missão Chandrayaan-3 (Divulgação); Guerra Hamas-Israel (Ibraheem Abu Mustafa / Reuters); Javier Milei (Reprodução / Facebook / Casa Rosada).

Comentários