TRÂNSITO TURBO - TRÁFEGO AO CELULAR


   A situação desta edição do "Trânsito Turbo" muita gente já viu por aí. Os camaradas estão em cima de suas motocicletas fazendo entregas para cima e para baixo por todo o Brasil. Em alguns momentos, precisam entrar em contato com os destinatários para receber alguma informação importante. Até aí, vamos, o problema é que muitos estão conversando ao telefone enquanto pilotam ou dirigem. 

   O registro desta postagem foi feito no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Nele, um motociclista conversa com alguém ao telefone enquanto o sinal está fechado. O semáforo abre e ele segue viagem, com o aparelho colado no rosto. Mas o que parece uma praticidade para ganhar tempo, pode se tornar uma "baita" dor de cabeça se um guarda aparece no "meio do caminho" e decide "encrencar". E o que pode acontecer???


   Bem, o Código de Trânsito Brasileiro prevê infrações diferentes considerando duas situações que estão no artigo 252. No primeiro caso (Em que o condutor leva o celular ao ouvido), o inciso V prevê que "Dirigir o veículo com apenas uma das mãos, exceto quando deve fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo" é uma infração gravíssima, que resulta em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 293,47.

   A segunda situação é o condutor falar ao telefone utilizando um fone de ouvido. Neste caso, vale o inciso VI, que prevê punição ao "Dirigir o veículo utilizando-se de fones de ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular". Ao fazer isso, o motorista comete uma infração média, recebe 4 pontos na CNH e terá de pagar multa no valor de R$ 130,16. Pois bem, a melhor coisa a se fazer ao receber um telefonema enquanto está no trânsito ainda é estacionar o veículo em um local permitido e conversar a vontade.

Fonte: Código de Trânsito Brasileiro
Foto: George Luiz / G News Blog

Comentários