TOP SEVEN (9 a 15 de Julho)

GAÚCHA É ELEITA MISS UNIVERSO BRASIL 2023

   Era madrugada do domingo (9) quando Maria Eduarda Brechane (Foto) foi anunciada a nova Miss Universo Brasil. Ela superou 26 candidatas no concurso realizado em São Paulo. O evento deste ano homenageou Iêda Maria Vargas, também do Rio Grande do Sul, que em 1963 foi a primeira das três brasileiras a vencer o concurso mundial. Formada em jornalismo, a gaúcha de 19 anos se tornou a 15ª representante do estado a ser coroada no evento que escolhe a mulher mais bonita do país. Com a vitória na etapa nacional, Brechane será a representante brasileira na etapa mundial do Miss Universo, que acontece no fim do ano em El Salvador. As candidatas do Mato Grosso, Bárbara Reis, e de São Paulo, Vitória Brodt, ficaram nas segunda e terceira colocações, respectivamente.

PALMEIRENSE AGREDIDA DURANTE BRIGA MORRE SM SP

   Gabriela Anelli (Foto) morreu na segunda-feira (10), dois dias após ser atacada durante uma confusão durante o jogo entre Palmeiras e Flamengo, nos arredores da Allianz Parque, em São Paulo. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de São Paulo e não resistiu aos ferimentos. A morte da jovem de 23 anos foi lamentada pelo clube paulista nas redes sociais. De acordo com a Polícia Militar, a confusão teve início após dois torcedores do Flamengo utilizarem uma rua de acesso ao portão "A" do estádio, restrita aos palmeirenses. Além da torcedora, um homem ficou ferido. O suspeito pelo ataque, identificado como Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, chegou a ser preso no Centro de Detenção Provisória 4 de Pinheiros. Em depoimento, ele negou ter jogado objetos de vidro contra os adversários. Felipe foi solto na quarta-feira.

MAURO CID DEPÕE EM CPMI DOS ATOS GOLPISTAS

   O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Atos Golpistas, na terça-feira (11), em Brasília. Mauro Cid havia sido convocado devido aos conteúdos encontrados em seu celular durante perícia da Polícia Federal. Ele está preso desde 3 de maio por suspeita de fraude nos cartões de vacina de Bolsonaro e seus familiares. Em sua exposição no início da sessão, o tenente-coronel afirmou que não participava das decisões do governo que não houve ingerência política na sua nomeação para ser ajudante do ex-presidente. Na sequência, ele seguiu a orientação da sua defesa e usou o direito constitucional ao silêncio. Os advogados de Cid chegaram a pedir ao Supremo Tribunal Federal que ele não fosse obrigado a comparecer à CPI, mas a ministra Cármen Lúcia determinou a participação, mas o autorizou a ficar em silêncio para não se incriminar.

BOLSONARO DEPÕE EM INQUÉRITO SOBRE GOLPE

   O ex-presidente prestou depoimento, na quarta-feira (12), na sede da Polícia Federal, em Brasília, no inquérito que apura uma reunião com finalidade golpista denunciada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). Jair Bolsonaro (Foto) chegou por volta das 13h e foi ouvido por cerca de 2 horas. O inquérito teve início após Do Val afirmar ter sido coagido pelo político para participar de um golpe de Estado que o manteria no Palácio do Planalto após a derrota nas eleições de 2022. Dias depois, o senador mudou a versão, apontando a autoria do plano para o ex-deputado federal Daniel Silveira. Em seu depoimento, Bolsonaro confirmou que o encontro com Marcos aconteceu no dia 8 de dezembro, mas negou que teve participação no plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele também negou que a reunião tenha contado com participação de militares e membros do Gabinete de Segurança Institucional.

CICLONE ATINGE RIO GRANDE DO SUL E SÃO PAULO

   Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul, na quinta-feira (13), causando fortes rajadas de vento e temporais. Formado entre o Paraguai e a Argentina, o fenômeno da natureza ainda foi sentido em estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Só no estado gaúcho, 61 municípios foram afetados pelo ciclone, que deixou um saldo de 5 mortos, 29 feridos, 425 desabrigados e 433 pessoas desalojadas, de acordo com os números da Defesa Civil local. Os temporais também deixaram um morto em Santa Catarina. Em São Paulo, uma pessoa morreu eletrocutada após um galho cair em uma rede elétrica da cidade de Itanhaém. O ciclone seguiu para o alto-mar na sexta-feira.

CELSO SABINO É O NOVO MINISTRO DO TURISMO

   O Diário Oficial da União publicou, na sexta-feira (14), a nomeação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA-Foto) para o cargo de ministro do Turismo. O ato assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou a troca na pasta, que foi conduzida desde o início do governo por Daniela Carneiro. A primeira mudança no corpo ministerial do terceiro governo de Lula era costurada há semanas, quando o União Brasil começou a negociar o comando da pasta em troca de apoio político no Poder Legislativo. A antiga ministra também integra o partido, mas chegou a anunciar a saída da legenda. Sabino está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados e já atuou como auditor-fiscal e foi presidente do Instituto de Metrologia do Pará. 

PF ABRE INQUÉRITO CONTRA AGRESSORES DE MORAES

   A Polícia Federal identificou, no sábado (15), três integrantes do grupo que hostilizou a família do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em Roma, na Itália. O ataque aconteceu na noite anterior, durante o embarque do magistrado para o Brasil, participação no Fórum Internacional de Direito da Universidade de Siena. Moraes foi xingado com palavras de baixo calão por uma mulher identificada como Andréia Munarão e viu o filho ser agredido fisicamente pelo empresário Roberto Mantovani Filho. Um terceiro agressor foi identificado como Alex Zanatta. Os ataques foram duramente criticados por membros do governo, como o ministro da Justiça Flávio Dino, e do Congresso Nacional, através do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Os investigados deverão responder por crimes contra a honra e ameaça.

Fontes: G1, CNN, Terra e Ig.

Fotos: Maria Eduarda Brechane (Reprodução / Instagram); Gabriela Anelli (Reprodução / Redes Sociais); Mauro Cid (Bruno Spada / Câmara dos Deputados); Jair Bolsonaro (Valter Campanato / Agência Brasil); Celso Sabino (Dida Sampaio / Estadão).  

Comentários