TOP SEVEN (21 a 27 de Maio)

VINI JR. É ALVO DE RACISMO EM JOGO NA ESPANHA

   A partida entre Real Madrid e Valencia, pelo campeonato espanhol, foi marcada por mais um caso de racismo contra o jogador Vini Jr (Foto), no domingo (21). Em determinado momento do jogo, válido pela 35ª rodada, parte da torcida presente no estádio Mestalla começou a chamar o brasileiro de "Macaco", durante sua expulsão de campo. O acontecimento fez autoridades brasileiras e espanholas cobrarem uma posição da liga responsável pela organização do torneio, a LaLiga. Os ataques contra Vini Jr. têm se repetido ao longo da atual temporada e várias reclamações na Justiça já foram protocoladas. Nas redes sociais, o atleta lamentou o ocorrido. Na segunda-feira, o governo federal notificou autoridades da Espanha, através do Ministério da Igualdade Racial.

META É MULTADA PELA UNIÃO EUROPEIA

   A empresa proprietária das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, foi multada em 1,2 bilhão de Euros (R$ 6,4 bilhões), de acordo com informação divulgada, na segunda-feira (22), pelo Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB). A punição é referente a violação das regras de proteção da União Europeia. A Meta é acusada de compartilhar dados de usuários europeus com os Estados Unidos. A maior multa já aplicada pela violação na UE é referente ao Facebook. A Autoridade Irlandesa de Proteção de Dados solicitou que a empresa suspenda o compartilhamento de dados dos usuários imediatamente e implemente medidas para interromper futuras transferências. A Meta, no entanto, afirmou ter sido acusada injustamente e que o compartilhamento é feito por várias empresas.  

CÂMARA APROVA PL DO "ARCABOUÇO FISCAL"

   O texto-base do Projeto de Lei Complementar do "Regime Fiscal Sustentável" foi aprovado na noite da terça-feira (23) pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O parecer do relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), foi aprovado por um placar de 372 votos a 108. O PLP 93/2023, também conhecido como "Arcabouço Fiscal", institui a substituta da lei do "Teto de Gastos", fixando novas medidas para que as despesas do governo fiquem abaixo das receitas a cada ano. Em caso de sobras, o valor será utilizado apenas em investimentos. Caso descumpra as metas estipuladas para um ano, o governo deve adotar medidas de contenção de despesas no ano seguinte. O texto do "Novo Arcabouço" seguiu para apreciação dos senadores e ainda não tem data definida para a votação.    

TINA TURNER MORRE AOS 83 ANOS NA SUÍÇA

   A cantora norte-americana morreu de causas naturais, na quarta-feira (24), na residência onde vivia em Kusnacht, na Suíça. Tina Turner (Foto) tinha 83 anos e passou por problemas de saúde nos últimos anos, incluindo um câncer no intestino diagnosticado em 2016. Anna Mae Bullock nasceu em Brownsville e começou a carreira musical na década de 1950, cantando para se manter após ser abandonada pela família aos 15 anos. Formou dupla com o primeiro marido, Ike Turner, de quem herdou o sobrenome artístico. Juntos, fizeram sucesso nos anos de 1960 e 1970. Após o divórcio, a cantora se lançou em carreira solo e atingiu o estrelato mundial na década de 1980. Além da música, gravando hits como "The Best", a artista fez sucesso no cinema, com sua participação no filme "Mad Max 3". Tina vendeu cerca de 200 milhões de discos, ganhou 12 prêmios Grammy, foi recordista mundial de público em uma única apresentação (Mais de 188 mil espectadores no Maracanã, em 1988) e conquistou o título de "Rainha do Rock".

GOVERNO ANUNCIA AÇÕES PARA BARATEAR CARROS POPULARES

   O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, na quinta-feira (25), uma série de medidas para reduzir o valor dos carros populares e "turbinar" o setor automotivo. Entre as ações decididas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está o desconto no IPI, PIS e Cofins, que poderão variar de 1,5% a 10,96%, para os veículos que custam até R$ 120 mil. Os descontos serão maiores para os carros que emitam menos poluentes e os que tenham maior número de componentes produzidos no país. O próximo passo da implementação das ações será o ajuste das normas fiscais, definindo as medidas de compensação para a perda de arrecadação que ocorrerá com os descontos. Após o prazo de 15 dias, o governo editará uma medida provisória e um decreto para regulamentar as ações.

BELÉM DO PARÁ É ANUNCIADA SEDE DA COP 30

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governador do Pará, Helder Barbalho (Foto), anunciaram, na sexta-feira (26), a escolha de Belém como sede da COP 30, em 2025. A 30ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vai discutir as alterações climáticas no mundo e visa implementar ações que melhorem as condições do clima. A candidatura da cidade para sediar o evento foi oficializada pelo governo federal em janeiro deste ano. A escolha de Belém foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na semana anterior ao anúncio. O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, mas a candidatura foi retirada no ano anterior pelo então presidente, Michel Temer. O evento acabou acontecendo em Madrid, na Espanha.

CORPO DE ATOR É ENTERRADO EM SC

   As cerimônias de velório e enterro do corpo de Jeff Machado (Foto) foram realizadas no sábado (27), na cidade de Araranguá, no sul catarinense. O ator de 44 anos foi encontrado morto e em avançado estágio de decomposição no dia 24 de maio, na casa em que residia, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Ele estava desaparecido desde 27 de janeiro e seu corpo foi encontrado amarrado e dentro de um baú enterrado. A Polícia Civil está encarregada das investigações e tem três suspeitos do crime. As primeiras apurações dão conta de que o ator foi vítima de um golpe cometido por uma pessoa que se dizia "agente de talentos". As motivações ainda estão sendo levantadas. Jeff trabalhou como colunista, assessor de imprensa, produtor e outras funções da comunicação em Santa Catarina. A estreia como ator na televisão aconteceu em 2014, na novela "Reis", da RecordTV.

Fontes: G1, Exame, R7 e Terra.

Fotos: Vini Jr. (Reuters); Tina Turner (Reprodução / Instagram); Helder Barbalho, Lula e Mauro Vieira (Reprodução); Jeff Machado (Divulgação).

Comentários