TOP SEVEN (19 a 25 de Fevereiro)

CHUVAS CAUSAM DESTRUIÇÃO NO LITORAL NORTE DE SP

   A primeira vítima fatal das chuvas que atingiram São Paulo no fim de semana foi uma criança de 7 anos. A tragédia aconteceu na madrugada do domingo (19), quando uma pedra deslizou e atingiu a casa em que ela vivia em Ubatuba, no litoral norte do estado. Além da morte, a região sofreu com interdições nas estradas devido aos temporais. De acordo com a concessionária do Sistema Rodoviário Rio-São Paulo, a rodovia chegou a ter o trecho entre os km 10 e 35 interditado devido ao perigo de tráfego. Enchentes e alagamentos também foram registrados nos municípios de Caraguatatuba, Bertioga, Guarujá, Ilhabela e São Sebastião, a que também registrou o maior número de mortos. Na segunda-feira, o presidente Lula sobrevoou as regiões atingidas e prometeu ajuda do governo federal. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também anunciou a liberação de recursos. Até o momento, 57 mortes foram confirmadas e mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas.

BIDEN FAZ VISITA SURPRESA À UCRÂNIA

   O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou a cidade de Kiev e se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky (Foto) na segunda-feira (20). Com um forte aparato de segurança, o norte-americano chegou a capital da Ucrânia após viagem de trem da Polônia. Durante o encontro com o líder ucraniano, Biden anunciou a entrega de mais equipamentos de ajuda para o conflito com a Rússia, que completou um ano nesta semana. Entre os itens que serão enviados à Ucrânia, estão munições, sistemas antiblindados e radares para vigilância aérea. Ele ainda prometeu novas sanções contra a Rússia nos próximos dias. Zelensky agradeceu a visita e o apoio dos Estados Unidos, o qual classificou como "extremamente importante". Sirenes antiaéreas chegaram a soar preventivamente durante a visita, no entanto, nenhum ataque foi registrado. 

MOCIDADE ALEGRE CONQUISTA O TÍTULO DO CARNAVAL DE SP

  A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo aconteceu na tarde da terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi. Após a contagem das notas dos nove quesitos avaliados neste ano, a Mocidade Alegre (Foto) levantou seu 11º troféu, após um jejum de nove anos. A escola somou 270 pontos contando o enredo sobre o samurai negro Yasuke. Mancha Verde (269.9), Império de Casa Verde (269.9), Acadêmicos do Tatuapé (269.9) e Dragões da Real (269.8) voltaram à avenida paulista na sexta-feira (24), para o desfile das campeãs. As agremiações Unidos de Vila Maria (269.1) e Estrela do Terceiro Milênio (269.1) tiveram as menores notas e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso de 2024. Vai-Vai e X9 Paulistana foram às primeiras colocadas no Grupo de Acesso deste ano e voltam ao Grupo Especial no ano que vem.

NO CARNAVAL DO RIO, A FESTA É DA IMPERATRIZ

   Vinte e dois anos após o último título, a Imperatriz Leopoldinense (Foto) conquistou seu nono troféu no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na quarta-feira (22). A agremiação de Ramos somou 269.8 pontos na apuração dos nove quesitos, realizada na Praça da Apoteose da Marquês de Sapucaí. A Imperatriz foi a quarta escola a desfilar no segundo dia e contou com 3 mil componentes, distribuídos por 24 alas e cinco carros alegóricos. Intitulado "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarda", o enredo contou a história de Virgulino Ferreira, o Lampião. O desfile contou com a presença da única filha do lendário cangaceiro, Expedita Ferreira da Silva. A Império Serrano ficou em último lugar na apuração (265.6 pontos) e foi rebaixada para a Série Ouro - Grupo de Acesso - em 2024. 

SEGUNDO RESPONSÁVEL POR CHACINA É PRESO NO MT

   Edgar Ricardo de Oliveira foi preso, na quinta-feira (23), em uma residência no bairro Jardim Califórnia, em Sinop. Ele estava foragido desde a chacina que deixou sete mortos na terça-feira de Carnaval. Após a prisão, decretada pela 1ª Vara Criminal de Sinop, o suspeito de 30 anos foi encaminhado para a delegacia, onde prestou depoimento. O crime que assustou o Mato Grosso aconteceu após Edgar e Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, perderem um jogo de sinuca em um bar que frequentavam. Eles se enfureceram com as piadas de participantes do jogo, pegaram duas armas em uma caminhonete e abriram fogo dentro do estabelecimento. Seis pessoas morreram no local, incluindo uma adolescente de 12 anos, e a sétima vítima morreu no hospital. Após o massacre, os dois fugiram e uma força-tarefa foi montada para captura-los. Em confronto com a Polícia, Ezequias acabou sendo morto. A caminhonete, uma espingarda calibre 12, munições e até um certificado de registro de armas foram apreendidos pelos agentes de segurança.

FLUMINENSE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE MARCELO

   O oitavo reforço do tricolor carioca para a temporada de 2023 foi anunciado na sexta-feira (24), através das redes sociais do Fluminense. Marcelo (Foto) estava no Olympiacos, da Grécia, mas rescindiu o contrato nos últimos dias. Ele deve se apresentar ao clube carioca na primeira quinzena de março. O lateral-esquerdo, hoje com 34 anos, foi revelado pelo Fluminense em 2005. Na primeira passagem, disputou 40 partidas, marcou seis gols e deu três assistências. Na sequência, foi vendido ao clube espanhol Real Madrid por 9 milhões de euros (R$ 25 milhões na época), onde conquistou títulos e se tornou ídolo. O jogador também teve passagens pela Seleção Brasileira e atuou nas Copas de 2014 e 2018. Para celebrar o retorno de Marcelo, o Fluminense exibiu um vídeo com uma mensagem do atleta para a torcida tricolor antes da partida contra a Portuguesa-RJ, válida pela nona rodada do Campeonato Carioca, neste sábado.

SAÚDE COMEÇA A VACINAR YANOMAMIS CONTRA A COVID-19

   O Ministério da Saúde começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 para indígenas das tribos Yanomami no sábado (25). Para garantir a imunização de seis comunidades (Surucucu, Kataroa, Maloca, Paapiú, Auaris, Missão Catrimani e Waputha), a pasta disponibilizou cerca de 20 mil doses da vacina bivalente. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que começa no dia 27 e foi antecipada para os indígenas em função da situação que o ministério classificou como "grave crise sanitária e humanitária" pela qual as tribos passam. A vacinação do sábado contou com a participação da Secretaria de Saúde de Roraima e profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fontes: Folha de São Paulo, Yahoo, Uol e Ig.

Fotos: Joe Biden e Volodymyr Zelensky (Evan Vucci / Pool / AFP); Mocidade Alegre (Cesár R. Santos / SRzd); Imperatriz Leopoldinense (); Marcelo (Divulgação / Fluminense).

Comentários