TOP SEVEN (15 a 21 de Janeiro)

QUEDA DE AVIÃO MATA DEZENAS DE PESSOAS NO NEPAL

   A aeronave que transportava 72 pessoas caiu, no fim da manhã do domingo (15), nas proximidades do aeroporto que fica no centro do Nepal. O equipamento operava um voo da companhia Yeti Airlines e viajava de Katmandu para Pokhara. O acidente aconteceu minutos antes da aterrissagem na cidade turística. Dos ocupantes do avião, 68 eram passageiros e 4 eram tripulantes. Haviam 15 estrangeiros entre as vítimas (5 indianos, 4 russos, 2 coreanos, 1 irlandês, 1 australiano, 1 argentino e 1 francês). Vídeos postados nas redes sociais registraram os momentos que antecederam a tragédia e mostraram a aeronave voando baixo em um povoado de Pokhara. Ao cair, uma espessa nuvem negra tomou conta do local. Centenas de soldados participaram da operação de buscas por sobreviventes e resgate de corpos. Uma investigação foi aberta para apurar as causas da queda.

PRIMEIRA MULHER ASSUME PRESIDÊNCIA DO BB

   Tarciana Medeiros (Foto) tomou posse da presidência do Banco do Brasil em cerimônia realizada na tarde da segunda-feira (16), em Brasília. Ela assumiu o cargo antes ocupado pelo administrador Fausto Ribeiro. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Servidora de carreira, Tarciana é a primeira mulher a comandar a instituição financeira criada a mais de 200 anos. Em seu terceiro governo, Lula nomeou duas mulheres para presidir os dois principais bancos estatais do Brasil (Rita Serrano foi indicada para a Caixa Econômica Federal). Em seu discurso, a nova presidente do BB assumiu o compromisso de entregar um banco rentável e sólido e prometeu fomento ao crédito, ao empreendedorismo e à educação e inclusão financeira.

SUSPEITO DE BOMBA EM CAMINHÃO É PRESO NO MT

   Procurado pela Polícia desde dezembro de 2022, Alan Diego dos Santos (Foto) se entregou na terça-feira (17) na delegacia da cidade de Comodoro, no Mato Grosso. Ele é suspeito de participar da instalação de uma bomba em um caminhão-tanque posicionado próximo ao aeroporto de Brasília. Ele também é investigado por envolvimento em atos de vandalismo promovidos no dia 12 de dezembro, também na capital do país. Além de Alan, outros dois homens são réus no episódio: Washington de Oliveira Sousa e Welligton Macedo de Sousa. Todos foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e responderão pelo crime de explosão, que tem penas que vão de três a seis anos de prisão. O MP chegou a pedir ampliação de 1/3 da pena pelo fato dos acusados terem colocado um depósito de combustível como alvo da explosão.

INCÊNDIO ATINGE TERMINAL DE CARGAS DO GALEÃO NO RJ

   O fogo no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Foto) teve início no começo da tarde da quarta-feira (18), no Rio de Janeiro. Ao ser acionado, às 13h46, o Corpo de Bombeiros enviou aproximadamente 30 viaturas de 17 batalhões e cerca de 100 militares para combater as chamas. Caminhões-pipas e um helicóptero também foram usados no trabalho. O incêndio durou mais de cinco horas e gerou uma coluna de fumaça escura que pode ser vista à longa distância. A concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto, afirmou que o galpão atingido foi isolado e não houve impacto nos pousos e decolagens. O local atingido tem mais de 5 mil metros quadrados e serve para armazenagem de cargas superdimensionais. O espaço acomodava helicópteros (Dois foram destruídos), câmaras refrigeradas e outros equipamentos. Não houve registro de vítimas. Perícias vão apontar as causas do incidente.  

JUSTIÇA ACEITA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DAS AMERICANAS

   A 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, através do juiz Paulo Assed Estefan, acatou na quinta-feira (19) o pedido das lojas Americanas para entrar com o processo de recuperação judicial. O magistrado deu prazo de 48 horas para que a empresa apresente o detalhamento da dívida e a relação de credores. A Americanas já havia declarado a existência de 16.300 credores, somando um total de R$ 43 bilhões em dívidas. O juiz determinou que bancos cumpram a decisão proferida no dia 13 de janeiro, que suspendia a cobrança das dívidas pelo prazo de 30 dias. De acordo com a Justiça, a varejista deve utilizar os recursos exclusivamente para sua atividade empresarial. O "drama" da empresa teve início com a denúncia do seu ex-CEO, Sérgio Rial, sobre um rombo nas contas acima dos R$ 20 bilhões. Uma investigação foi aberta para apurar o escândalo.

DANIEL ALVES É PRESO POR ABUSO SEXUAL NA ESPANHA

   O jogador brasileiro foi preso na sexta-feira (20), quando prestava depoimento no Tribunal de Justiça de Barcelona. Em seu interrogatório, Daniel Alves (Foto) confirmou que manteve relações consensuais com uma mulher no dia 30 de dezembro durante uma balada. A nova versão conflitou com outra apresentada por ele em um vídeo publicado no dia 5 de janeiro. Nele, Alves negou conhecer a vítima e ter cometido qualquer tipo de abuso. Com a contradição, a juíza Maria Concepción Cantón Martín decretou a prisão provisória sem possibilidade de fiança. Na denúncia, a mulher afirmou ter sido agredida e forçada a manter relações sexuais com o jogador no banheiro da boate Sutton. Outras provas, como vídeos e perícias reforçaram a decisão da Justiça. A prisão resultou na demissão de Daniel Alves do clube mexicano Pumas, pelo qual disputou apenas 13 partidas. Ainda na sexta-feira, o jogador de 39 anos foi transferido para o presídio Brians I, que fica a 30 km de Barcelona.

LULA VAI A RORAIMA PARA ACOMPANHAR CRISE YANOMAMI

   Acompanhado de nove ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Boa Vista, na manhã do sábado (21). A comitiva presidencial deixou a Base Aérea e seguiu para a Casa de Saúde Indígena Yanomami, que fica na zona rural. A visita ocorreu um dia após o Ministério da Saúde declarar emergência de saúde pública na maior reserva Yanomami do país, onde crianças apresentam quadro grave de desnutrição e malária. A pasta da ministra Nísia Trindade elabora um plano para oferecer serviços de saúde para 30,4 mil indígenas que vivem na região. O levantamento divulgado na sexta-feira, pelo Ministério dos Povos Indígenas, apontou que mais de 500 crianças da etnia tenham morrido em decorrência do avanço de garimpo ilegal nos últimos anos. A maioria das mortes tem ligação com a contaminação por mercúrio e desnutrição.  

Fontes: Terra, G1, Ig e Uol.

Fotos: Tarciana Medeiros (Reprodução / TV Brasil); Alan Diego dos Santos (Polícia Civil); Incêndio no Galeão (Reprodução); Daniel Alves (AFP).

Comentários