TOP SEVEN (18 a 24 de Dezembro)


ARGENTINA CONQUISTA TRI NA FINAL DA COPA DO MUNDO

   A equipe liderada por Lionel Messi se sagrou tricampeã da Copa do Mundo de 2022, na grande final contra a França realizada no domingo (18), no estádio Lusail, no Catar. A seleção argentina (Foto) conseguiu abrir dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo, mas viu os franceses deixarem tudo igual em um intervalo de dois minutos no final da segunda etapa. Na prorrogação, Messi e Mbappé balançaram as redes e mantiveram o empate, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, os argentinos converteram as quatro chances, enquanto a França só marcou com Mbappé e Kolo Muani. Nos prêmios individuais do Mundial, Messi faturou o de melhor jogador, Mbappé levou a "chuteira de ouro", Enzo Fernández conquistou o prêmio de revelação e Martínez o de melhor goleiro. Em sua história, o futebol argentino também conquistou os mundiais em 1978 e 1986. Na terça-feira, a equipe chegou ao país e desfilou em carro aberto junto com milhões de torcedores.

STF CONSIDERA "ORÇAMENTO SECRETO" INCONSTITUCIONAL

   Os ministros do Supremo Tribunal Federal concluíram, na segunda-feira (19), a análise das chamadas "Emendas de Relator", que fazem parte do orçamento da União. Para a maioria dos magistrados, o mecanismo não é transparente sobre os critérios de distribuição do dinheiro. Elas foram usadas pelo Congresso Nacional como moeda de troca para dar sustentação política ao governo de Jair Bolsonaro. Rosa Weber, a relatora do processo na Suprema Corte, votou pela inconstitucionalidade do "Orçamento Secreto" e foi seguida por Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Outros cinco ministros votaram pela manutenção do mecanismo, com alguns ajustes nos critérios: Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, o último a votar. 

PM MATA MULHER, COLEGAS, E SE SUICIDA EM PE

   O ataque de Guilherme Barros (Foto) deixou três pessoas mortas, na terça-feira (20), na Região Metropolitana do Recife. Ainda em casa, o policial militar atirou na esposa Claudia Gleice da Silva, grávida de sete meses, no Cabo de Santo Agostinho. A mulher de 33 anos chegou a ser socorrida para uma UPA, mas não resistiu aos ferimentos causados pelos sete tiros. Na sequência, Guilherme foi até a sede do 19º Batalhão da Polícia Militar, na Zona Sul do Recife, e abriu fogo contra colegas. O tenente Wagner Souza morreu na hora e a major Aline Maria foi socorrida em estado grave. Ela também não resistiu e morreu horas depois. Outros dois policiais foram feridos na ação: Paulo Rebelo e Maurino Uchoa. Após os ataques, Guilherme se suicidou. Um inquérito policial militar foi aberto para apurar os crimes ocorridos no batalhão. Já a morte da esposa do PM será investigada pela Polícia Civil.

CONGRESSO APROVA PEC DA TRANSIÇÃO

   A Proposta de Emenda à Constituição que aumenta o teto de gastos em R$ 145 bilhões para custear programas sociais e investimentos no primeiro ano do governo Lula foi aprovada na quarta-feira (21), em Brasília. O texto, que já havia passado pelo Senado, passou por votação na Câmara dos Deputados e foi aprovado nos dois turnos previstos pelo regimento. O placar chegou a 331 votos favoráveis e 163 contrários ao pedido do governo eleito. Na casa, a PEC passou por mudanças e teve a validade reduzida para 1 ano (Lula pedia prazo de quatro anos). Como foi alterado, o texto voltou para o Senado e novamente foi analisado em dois turnos, sendo aprovado em ambos com o placar de 63 votos a favor e 11 contra. Com a ampliação do teto de gastos, o governo cumprirá a promessa de campanha ao pagar R$ 600 no programa "Bolsa Família". O passo final da tramitação foi a promulgação da lei.

CORPO DE PEDRO PAULO RANGEL É CREMADO NO RJ

   A cremação do corpo do ator foi realizada na tarde da quinta-feira (22), no Cemitério da Penitência, na Zona Portuária do Rio. Mais cedo, parentes, amigos e admiradores puderam se despedir de Pedro Paulo Rangel (Foto) no velório ocorrido no Theatro Municipal. O ator havia morrido, no dia anterior, aos 74 anos, vítima de complicações de um efisema pulmonar. Ele estava internado na Casa de Saúde São José desde 30 de novembro. Carioca, Rangel nasceu em 29 de junho de 1948. Decidiu fazer teatro ainda na adolescência e se formou ator no Conservatório Nacional de Teatro. Ele estreou nos palcos na peça "Roda Viva", em 1968. Na televisão, a estreia aconteceu na década seguinte, com passagens pela TV Tupi e Globo, onde passou maior parte da carreira. Atuou em programas de humor, como "TV Pirata", e em novelas, como "O Cravo e a Rosa".

PMS DO MASSACRE DO CARANDIRU RECEBEM INDULTO DE NATAL

   O decreto publicado no Diário Oficial da União, na sexta-feira (23), concedeu perdão a 69 policiais militares envolvidos na chacina ocorrida em 2 de outubro de 1992 na extinta Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo. Na ocasião, 111 detentos acabaram morrendo após a Polícia Militar invadir o Pavilhão 9 para controlar uma rebelião promovida no local. Atualmente, os PMs respondem o processo em liberdade. No documento assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, todos os condenados foram perdoados e suas respectivas sentenças extintas. ONGs de direitos humanos e promotores do caso afirmaram se tratar de um indulto inconstitucional, já que o perdão deveria ser concedido de forma coletiva e não para o grupo de um processo específico. As defesas dos policiais anunciaram que vão entrar com pedido no Tribunal de Justiça de São Paulo para encerrar o processo criminal.  

EXPLOSIVO É ENCONTRADO PERTO DE AEROPORTO DO DF

   Um artefato foi encontrado conectado a um caminhão de combustível nas proximidades do aeroporto de Brasília, no sábado (24). De acordo com um policial que participou da ocorrência, o objeto se tratava de um explosivo improvisado que foi descoberto pelo motorista do veículo. O esquadrão antibomba foi acionado e constatou substância explosiva no artefato. A Polícia Civil não confirmou se o material tinha capacidade para ser detonado e abriu uma investigação. A operação contou com agentes das polícias Federal, Civil e Militar, que desativou o artefato. A empresa Inframérica, que administra o aeroporto de Brasília, não interrompeu a operação do terminal durante a ocorrência. Uma via da pista onde o caminhão estava foi interditada durante os trabalhos de retirada do explosivo. Durante a noite, o empresário George Sousa foi preso como suspeito de armar o artefato. Em seu poder, os policiais encontraram um arsenal de armas e munições. De acordo com investigações, o homem de 54 anos integrava o grupo de manifestantes que se instalou em frente ao quartel-general do Exército e que contesta o resultado das eleições.

Fontes: Globo Esporte, Uol e G1.
Fotos: Seleção Argentina (Reuters); Guilherme Barros (Reprodução); Pedro Paulo Rangel (Divulgação).

Comentários