TOP SEVEN (21 a 27 de Agosto)


MENINO CAI EM BURACO E TEM RESGATE DRAMÁTICO EM MG

   
Pedro Augusto Ferreira Alves (Foto), de 8 anos, caiu em um buraco enquanto brincava, na tarde do domingo (21), em Carmo do Paraíba. O trabalho de resgate teve início por volta das 17h e foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros. Após de 16 horas, o garoto foi retirado do buraco de oito metros de profundidade com rebaixamento do nível de consciência e suspeita de parada cardiorrespiratória. Os socorristas tentaram reanimar Pedro, mas ele não resistiu. De acordo com a corporação, existia uma obra no local do acidente e não havia sinalização e nem cercado em volta. A prima do garoto, que estava presente no momento da queda, afirmou que ele escorregou durante a brincadeira.  

CORAÇÃO DE DOM PEDRO I CHEGA AO BRASIL

   Recebido com honrarias, o coração de Dom Pedro I desembarcou na Base Aérea de Brasília, na segunda-feira (22), para as comemorações de 200 anos da Independência do Brasil. O órgão conservado em formol foi t
razido por três autoridades portuguesas e um representante do governo brasileiro em um voo da aeronave VC-99 da Força Aérea Brasileira (FAB). É a primeira vez que o coração do primeiro imperador do Brasil deixa Portugal em 187 anos. A operação sigilosa foi coordenada pela Polícia Federal e pelas Forças Armadas. A relíquia foi levada para uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, e depois para o Itamaraty, onde ficará em exposição até o dia 5 de setembro. O resto mortal fica no país até o dia 8 de setembro, quando voltará para a cidade portuguesa do Porto.

EMPRESÁRIOS SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO DA PF

   Afrânio Barreira Filho, Ivan Wrobel, José Isaac Peres, José Koury, Luciano Hang, Luiz André Tissot, Marco Aurélio Raymundo e Meyer Joseph Nigri foram alvos de mandados de busca e apreensão, na terça-feira (23). A operação foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e teve como base o grupo de conversa dos empresários em um aplicativo de mensagens. Conversas vazadas entre eles, que são apoiadores de Jair Bolsonaro, incentivavam o golpe de estado em caso de vitória do ex-presidente Lula nas eleições de outubro. As diligências aconteceram em cinco estados: Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Alguns dos alvos negaram as acusações e se colocaram a favor da "liberdade de expressão".

CANTORA DA DUPLA "AS GALVÃO" MORRE EM SP

   Marilene Galvão (Foto) morreu, na tarde da quarta-feira (24), na cidade de Paraguaçu Paulista. Ela tinha 80 anos e sofria do Mal de Alzheimer, contudo, a causa da morte não foi divulgada. Junto com a irmã Mary, a cantora formou a dupla "As Galvão" por mais de 70 anos. As duas iniciaram a carreira em 1947 e foram as pioneiras do movimento feminino na chamada "Música Caipira". Marilene nasceu em 1940, na cidade de Ourinhos. Aos cinco anos, as duas se apresentaram pela primeira vez na Rádio Club Marconi. As primeiras canções foram gravadas em 1955 e um dos maiores sucessos da carreira foi "Beijinho Doce". As duas chegaram a ter a trajetória contada no documentário "Eu e Minha Irmã", produzido em 2017, quando comemoraram as sete décadas da dupla. O velório e enterro da artista aconteceram na quinta-feira.

STJ EMPOSSA NOVA PRESIDENTE

   A cerimônia de posse de Maria Thereza de Assis Moura (Foto) aconteceu na noite da quinta-feira (25), no Pleno do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. A ministra e o novo vice-presidente, Og Fernandes, foram eleitos em 11 de maio e devem liderar o STJ até 2024, substituindo respectivamente os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi. A Corte é formada por 33 ministros e é a responsável por analisar os recursos dos tribunais de Justiça e dos tribunais regionais federais, além de uniformizar o entendimento sobre a legislação brasileira. Entre os convidados da solenidade, estiveram os ministros do Supremo Tribunal Federal, e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da República, Jair Bolsonaro. Aos 65 anos, Maria Thereza é a segunda mulher a presidir o STJ desde sua instituição, em 1889. A primeira foi Laurita Vaz, entre os anos de 2016 e 2018.

VACINA E REMÉDIO CONTRA VARÍOLA DOS MACACOS SÃO APROVADOS

   A aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária abriu caminho para a liberação do uso da vacina Jynneos/Imvanex e do medicamento tecovirimat no combate a varíola dos macacos. A decisão divulgada na sexta-feira (26), é temporária, válida por seis meses e se aplica somente ao Ministério da Saúde. A autorização foi embasada pelos dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA). O imunizante é produzido pela Bavarian Nordic A/S e já foi aprovado em alguns países, entre eles, Estados Unidos e Canadá, além da União Europeia. Já o antiviral se mostrou eficaz ao reduzir a duração dos sintomas, de acordo com estudo publicado na revista científica "The Lancet". Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que os casos da doença tem reduzido pelo mundo. No Brasil, os registros confirmados passam de 4 mil. Até o momento, uma pessoa morreu pela doença.

DELEGADO DA PF MORRE DURANTE OPERAÇÃO NO MT

   Roberto Moreira da Silva Filho morreu, na madrugada do sábado (27), durante uma operação na terra indígena "Aripuanã", que fica a 976 quilômetros de Cuiabá. O delegado de 35 anos e sua equipe faziam uma abordagem, quando foram surpreendidos pelo avanço de um caminhão contra eles. Os policiais revidaram com tiros e um dos projéteis ricocheteou (Voltou) e atingiu Roberto, que não resistiu aos ferimentos. Ainda não se sabe se o tiro fatal saiu da arma dele ou de outro agente. O delegado era natural de Brasília e estava na Polícia Federal desde 2020, atuando na divisão de crimes ambientais. Em sua passagem pelo Mato Grosso, participou de operações importantes na região. Em nota, a PF informou que os fatos estão sendo apurados. 

Fontes: G1, Ig e Uol.
Fotos: Pedro Augusto Ferreira Alves (Reprodução / Redes Sociais); Coração de D. Pedro I (Marcelo Camargo / Agência Brasil) Marilene Galvão (Divulgação); Maria Thereza Assis Moura (Gustavo Lima / STF).

Comentários