TOP SEVEN (24 a 30 de Julho)

BOLSONARO LANÇA CANDIDATURA EM EVENTO NO RJ

   O presidente Jair Bolsonaro lançou oficialmente, na manhã do domingo (24), a sua candidatura à reeleição em um evento no Maracanãzinho (Foto), no Rio de Janeiro. A convenção do Partido Liberal teve votação virtual e o anúncio do general Walter Braga Netto como o vice na chapa (Ele se filiou ao PL em março deste ano). Em seguida, o agora candidato subiu ao palco em companhia da mulher, Michelle Bolsonaro. Por treze minutos, a primeira-dama fez um resumo do primeiro mandato. Ela também relembrou a facada sofrida pelo marido em Minas Gerais durante a campanha eleitoral de 2018. O evento contou com a participação de deputados federais da sigla, ex-ministros e apoiadores, como o ex-presidente Fernando Collor de Mello. A polêmica da convenção ficou por conta da disponibilização dos ingressos gratuitamente através de um site. Denúncias de sabotagem fizeram com que a forma de acesso ao local fosse alterada, sem a cobrança do comprovante.

CORPO DE LOCUTOR É ENTERRADO EM PE

   O enterro de Roberto Queiroz (Foto) aconteceu na segunda-feira (25), no Cemitério Parque das Flores, na zona oeste do Recife. Ele morreu aos 71 anos, no dia anterior, em um hospital da região central da capital pernambucana. Conhecido popularmente como o "Garganta de Aço", Queiroz começou a carreira em Caruaru junto com o irmão, também locutor, Mané Queiroz, falecido em janeiro de 2014. O profissional teve passagens pela Rádios Clube, CBN e Jornal, onde passou a maior parte da trajetória. Entre as narrações históricas no estado, estiveram as conquistas do Sport no Campeonato Brasileiro de 1987 e o título do clube na Copa do Brasil de 2008. O radialista também cobriu diversas Copas do Mundo, sendo a última, na Rússia, em 2018. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lamentou por meio de nota a morte do radialista e prestou solidariedade a família.

HOMEM QUE AMEAÇOU MINISTROS TEM PRISÃO PRORROGADA

   Ivan Rejane Fonte Boa Pinto (Foto) teve a prisão de cinco dias prorrogada por mais cinco, na terça-feira (26), por determinação do ministro Alexandre de Moraes. O apoiador de Jair Bolsonaro havia sido preso no dia 22 de julho após publicar vídeos em que ameaçava ministros do Supremo Tribunal Federal e políticos de esquerda, incluindo o ex-presidente Lula. Na gravação, Ivan "Papo Reto", como é conhecido, afirmou que iria "caçar" todos. O militante chegou a passar por audiência de custódia e teve a liberdade negada no dia seguinte a prisão. A prorrogação foi pedida pela Polícia Federal com o intuito de garantir a continuidade das investigações, que ainda estavam em fase de análise do material apreendido em posse do homem. O pedido foi apoiado pela Procuradoria-Geral da República.

DANILO DUPAS DEIXA PRESIDÊNCIA DO INEP

   O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou na quarta-feira (27) a saída de Danilo Dupas (Foto) da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. À frente do Inep desde fevereiro de 2021, o ex-presidente alegou motivos pessoais para deixar o posto. Dupas havia chegado à presidência por indicação do ex-ministro da pasta, Milton Ribeiro. No momento mais tenso de sua passagem pelo órgão, em novembro do anos passado, 37 servidores do Inep entregaram os cargos denunciando casos de assédio moral e censura. Convocado pelos deputados para prestar esclarecimentos, Dupas negou as acusações. Ainda na quarta-feira, Carlos Moreno foi anunciado como novo gestor do órgão. Ele é servidor de carreira do Inep e ocupava o cargo de Diretor de Estatística do instituto. Moreno assume no dia 1º de agosto.  

PIB TEM SEGUNDA QUEDA CONSECUTIVA NOS EUA

   Dados preliminares divulgados na quinta-feira (28) pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos apontaram uma queda de 0,9% do Produto Interno Bruto do país no segundo trimestre do ano. O PIB norte-americano já havia caído 1,6% nos primeiros três meses de 2022, fato que coloca a economia da nação na chamada "recessão técnica", que ocorre quando um país tem dois trimestres seguidos de queda. Entre os fatores que explicam o resultado negativo, estão o consumo das famílias, que desacelerou e cresceu menos que o esperado (1%), as quedas no investimento do setor imobiliário e dos gastos do governo, a alta inflação e a elevação das taxas de juros. Para avaliar a economia, os Estados Unidos usam uma metodologia diferente do Brasil: A Taxa Anualizada. Nela, a variação do PIB considera se o crescimento ou queda fossem mantidos por um ano inteiro.

BRASIL TEM PRIMEIRA MORTE POR VARÍOLA DOS MACACOS 

  Um homem de Belo Horizonte foi a primeira vítima fatal da Varíola dos Macacos no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde, na sexta-feira (29). Ele tinha 41 anos, sofria de imunidade baixa e comorbidades (Incluindo um câncer), e não resistiu a um choque séptico. No atual surto que atinge dezenas de países pelo mundo, cinco pessoas já perderam a vida. Segundo o boletim mais recente, o país tem 1.066 casos da Varíola dos Macacos espalhados por 15 estados. São Paulo é a unidade federativa com mais registros no Brasil, com cerca de 800 casos. O Ministério afirmou que vai montar um grupo para coordenar a resposta ao aumento de casos, com presença do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras instituições. 

BRASIL CONQUISTA COPA AMÉRICA FEMININA


   Iniciada no dia 8 de julho, a nona edição da Copa América Feminina teve sua grande final na noite do sábado (30), no estádio Alfonso López, em Bucaramanga, na Colômbia. Diante de um público de 22 mil torcedores, a partida começou equilibrada para ambas as equipes. Logo aos 6 minutos, a brasileira Angelina sentiu o joelho esquerdo durante uma jogada e foi substituída por Duda. Apesar das muitas tentativas, o placar só foi aberto aos 38 minutos. Debinha foi derrubada na área por Vanegas e cobrou a penalidade. Na segunda etapa, as brasileiras começaram na ofensiva e quase marcaram o segundo gol. Do lado colombiano, o melhor momento surgiu aos 30 minutos, com Linda Caicedo, e aos 43, com Usme. Com o apito final, a equipe liderada pela sueca Bia Sundhage levantou a oitava taça da competição (Foto).  

Fontes: G1, NE10, O Globo, Terra e Ig.

Fotos: Convenção PL (Matheus Rodrigues / G1); Roberto Queiroz (Divulgação / Rádio Jornal); Ivan Rejane Fonte (Reprodução / YouTube); Danilo Dupas (Divulgação / Inep); Seleção Brasileira Feminina (Thais Magalhães / CBF).

Comentários