TOP SEVEN (5 a 11 de Junho)

EXPLOSÃO DEIXA MORTOS E FERIDOS EM BANGLADESH

   Autoridades locais divulgaram, no domingo (5), o primeiro balanço do incêndio ocorrido em Sitakunda, a 40 quilômetros de Chittagong, cidade portuária de Bangladesh. No total, 49 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas na tragédia, que teve início na noite anterior. Ainda de acordo com as autoridades, o fogo começou em uma instalação de contêineres. As chamas se expandiram e o incêndio destruiu parte do depósito, que armazenava cerca de 4 mil unidades. O fogo também causou uma série de explosões, que acabaram atingindo casas das regiões próximas. Homens do Corpo de Bombeiros realizaram o socorro das vítimas (Pelo menos cinco homens da corporação acabaram morrendo na operação). O alto número de feridos, com cortes e queimaduras, deixou os hospitais da cidade sobrecarregados. Investigações deverão apontar as causas do incêndio.

CORPO DE RUBENS CARIBÉ É CREMADO EM SP

   O corpo do ator foi velado no Teatro Popular João Caetano, na zona sul de São Paulo, na segunda-feira (6). Rubens Caribé (Foto) morreu aos 56 anos, no dia anterior, após complicações de um câncer de boca descoberto havia alguns anos. O ator nasceu em 19 de agosto de 1965 e iniciou a carreira no teatro na década de 1980, tendo atuado em espetáculos como "Hair", "Sonhos de uma noite de verão" e recebido vários prêmios APCA. Com o reconhecimento nos palcos, Caribé estreou na televisão, na minissérie "Anos Rebeldes" (1992), da TV Globo. Ele ainda teve passagens pelo SBT, Band e RecordTV. Seu último trabalho foi a série "Cidade Invisível" (2021), produzido pela plataforma de streaming Netflix. A cerimônia de cremação aconteceu no Crematório da Vila Alpina, também na capital paulista.

CHUVAS CAUSAM MAIS UMA MORTE EM PE

   Um deslizamento de barreira matou um adolescente de 14 anos, na madrugada de terça-feira (7), no Alto Santa Terezinha, zona norte do Recife. A terra soterrou cinco casas, incluindo a da família de Lucas Daniel Nunes da Silva (Foto). Seis outras pessoas foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros e por moradores da região, sendo socorridas para unidades de Saúde e hospitais. Lucas ainda foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Nova Descoberta, mas já chegou sem vida ao local. Com a morte do garoto, o número de vítimas fatais pelas chuvas no Grande Recife chegou a 129. Cerca de 20 bombeiros e cinco viaturas participaram das operações de resgate. No mesmo dia, outro deslizamento deixou feridos em Tamandaré, na Zona da Mata de Pernambuco.

SP CONFIRMA CASO DA VARIOLA DOS MACACOS

   O Brasil confirmou o primeiro caso da doença na quarta-feira (8). Um homem de 41 anos, internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na zona oeste de São Paulo, apresentou os sintomas após uma viagem à Espanha. Os primeiros sinais foram febre e dores musculares e surgiram no dia 28 de maio. Amostras colhidas do paciente foram enviadas para a realização do exame de contraprova no Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a infecção. Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também tem um caso suspeito da doença cada. Rondônia e Santa Catarina investigam dois casos cada um. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 casos da varíola dos macacos foram confirmadas em todo o mundo.

ITAMARATY CONFIRMA MORTE DE BRASILEIRO NA UCRÂNIA

   O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na quinta-feira (9), a morte de André Luis Hack Bahi (Foto), de 44 anos, na Ucrânia. Em nota, a pasta afirmou que está em contato com a família do brasileiro para prestar assistência. De acordo com familiares, André morreu no dia 4 de junho, durante um confronto em Sieverodonetsk. Ele fazia parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, em que se alistou após deixar o Ceará, onde morava, com destino a Europa. André Luís havia servido o Exército por um ano e chegou a trabalhar como socorrista. Também participou de uma missão militar na Costa do Marfim. O brasileiro tinha sete filhos e havia conversado com a família pela última vez no Dia das Mães, em 8 de maio. O corpo do militar deverá ser cremado.

JAIR BOLSONARO PARTICIPA DA CÚPULA DAS AMÉRICAS

    O presidente brasileiro discursou, na sexta-feira (10), na sessão plenária da 9ª Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles. Entre os assuntos, Jair Bolsonaro falou sobre as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira, sumidos desde 5 de junho na Amazônia. Ele afirmou que as Forças Armadas estão trabalhando de forma incansável. A participação no evento aconteceu um dia após o encontro entre ele e Joe Biden (Foto). Por cerca de 30 minutos, os presidentes falaram sobre vários assuntos, com destaque a Amazônia. Bolsonaro defendeu o bioma e afirmou que o Brasil deve exportar energia limpa nos próximos anos. Ele ainda destacou que deseja aprofundar relações com a nação norte-americana. Ambos também debateram sobre eleições, pandemia e a guerra da Ucrânia. Ao final do encontro, Bolsonaro considerou a conversa positiva.

CORPO DE DIARISTA É ENTERRADO NO RJ

   O velório e enterro de Alice Fernandes da Silva aconteceu na manhã do sábado (11), no Cemitério Jardim da Saudade, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A diarista de 51 anos foi brutalmente assassinada, dois dias antes, no apartamento em que trabalhava no bairro do Flamengo, na zona sul da capital carioca. Além dela, a dona do apartamento de luxo, Martha Maria Lopes Pontes, de 77 anos, foi outra vítima fatal. As duas foram degoladas e tiveram o corpo carbonizado por dois homens. Os principais suspeitos são pintores que realizaram um trabalho na casa de Martha. Após prestarem os serviços e serem remunerados, os homens passaram a exigir mais dinheiro e coagir a idosa. Um dos homens chegou a sacar R$ 15 mil no dia do crime, utilizando cheques da mulher. O primeiro suspeito foi preso na sexta-feira, na Favela do Acari. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) está à frente das investigações. Ainda no sábado, o segundo suspeito, William Oliveira Fonseca, se apresentou à 21ª DP, de Bonsucesso.

Fontes: BBC, Uol, NE10, G1 e Correio Braziliense.

Fotos: Rubens Caribé (Reprodução / Instagram); Lucas Daniel Nunes da Silva (Reprodução / WhatsApp); André Luís Hack Bahi (Arquivo Pessoal); Jair Bolsonaro e Joe Biden (Alan Santos / PR).

Comentários