TOP SEVEN (12 a 18 de Junho)

ATO COBRA RESPOSTAS SOBRE DESAPARECIDOS NA AMAZÔNIA

   Cerca de 60 pessoas se reuniram, no domingo (12), na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, O ato foi idealizado por grupos de familiares e amigos de Dom Phillips e cobrava respostas sobre as investigações do desaparecimento do jornalista e do indigenista Bruno Pereira, sumidos desde o dia 5 de junho, na Amazônia. Faixas e cartazes foram utilizados no trajeto da caminhada, entre os postos 6 e 5, que foi concluída por volta das 11 horas. Phillips e Bruno estavam na região do Vale do Javari e perderam o contato após deixarem a comunidade de São Rafael. As suspeitas de um ataque cresceram após informações de que o indigenista recebia ameaças por defender comunidades indígenas das ações de madeireiros e garimpeiros. Apesar dos pedidos, os participantes já consideravam nulas as chances de resgate dos dois com vida.

ESTADOS APRESENTAM PROPOSTA SOBRE ICMS

   O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, recebeu o documento do Comitê Nacional de Secretários Estaduais da Fazenda (Consefaz), na segunda-feira (13). A proposta visa pôr fim na disputa em torno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O governo federal e os estaduais travam uma batalha por um modelo de cobrança do ICMS que barateie combustíveis, energia, comunicação e transporte, causando menos impacto na arrecadação dos estados. Ao receber o documento, Mendonça deu 24 horas para que o governo federal, Câmara dos Deputados e Senado Federal se manifestarem sobre a proposta. Os governos estaduais pedem uma compensação integral das perdas de arrecadação e a implementação gradual do teto do imposto de 17% em 2022. No ano que vem, as regras atuais retornariam para os produtos álcool e a gasolina. Diesel e gás de cozinha teriam alíquota maior em 2023, sendo reduzida até 2025.

GREVE DE ÔNIBUS TUMULTUA CAPITAL DE SP

   A paralisação dos motoristas rodoviários tirou de circulação 6,5 mil ônibus e afetou 713 linhas na terça-feira (14), na Cidade de São Paulo. A greve havia sido anunciada no dia anterior pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, o Sindimotoristas, após a categoria rejeitar a proposta de reajuste de 12,4% a partir de outubro. Os profissionais pediam o recebimento do valor retroativo desde março e reclamavam da falta de diálogo com o setor patronal sobre assuntos referentes a participação de lucros, o recebimento de 100% do valor nas horas extras e o fim da hora de almoço não remunerada, entre outras reivindicações. Com a frota de coletivos reduzida, o metrô foi a única solução, no entanto, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha apresentaram lentidão no horário de pico da manhã. A greve foi suspensa no fim da tarde, após acordo entre as empresas de ônibus e os profissionais. As partes devem discutir outras reivindicações nos próximos dias.

SUSPEITOS CONFESSAM ASSASSINATOS NA AMAZÔNIA

   Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado", e Oseney da Costa Oliveira, o "Dos Santos", confessaram, na quarta-feira (15), terem assassinado o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira (Foto). Os dois desapareceram no dia 5 de junho, quando faziam uma expedição nas terras indígenas do Vale do Javari, na Amazônia. A confissão aconteceu durante depoimentos à Polícia Federal. A corporação já havia encontrado pertences das vítimas, três dias antes, durante uma operação de busca na região. A PF também encontrou materiais orgânicos, aparentemente humanos, na mesma área. Após o depoimento, os suspeitos foram levados para o local onde os corpos foram deixados. "Pelado" estava detido desde o dia 7 de junho, enquanto "Dos Santos" foi capturado no dia 14. No sábado, Jeferson da Silva Lima se apresentou na delegacia de Atalaia do Norte. O homem conhecido como "Peladinho" confirmou envolvimento nos assassinatos. No mesmo dia, a PF concluiu o trabalho de identificação dos corpos. 

LÍDERES EUROPEUS VISITAM A UCRÂNIA

   Os líderes da França, Alemanha e Itália estiveram em Kiev, na quinta-feira (16), para demonstrar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia iniciada no dia 24 de fevereiro. A visita de Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi foi organizada por semanas e teve o objetivo de discutir a possibilidade do país entrar na União Europeia. As grandes nações do continente têm demonstrado apoio à integração no bloco e recomendações deverão ser feitas durante a reunião da Comissão Europeia, que acontece na próxima semana. Os três líderes e o presidente da Romênia, Klaus Lohannis, se encontraram com o presidente Volodymyr Zelenski (Foto). Com um esquema de segurança composto por 300 homens do exército, os líderes passaram pela cidade de Irpin, a qual classificaram como "símbolo da crueldade e da violência sem sentido".

INGLATERRA CONFIRMA EXTRADIÇÃO DE ASSANGE

   Julian Assange teve o pedido de extradição para os Estados Unidos confirmado, na sexta-feira (17), pelo governo britânico. O fundador da plataforma WikiLeaks está preso na penitenciária de segurança máxima Belmarsh desde abril de 2019. Pela lei do país, a defesa de Assange tem 14 dias para recorrer da decisão, tomada com base nas considerações da Corte dos Magistrados e da Corte Alta da Inglaterra. Se for extraditado para o país norte-americano, o jornalista australiano pode ser condenado a uma pena de 175 anos de prisão. Isso porque Julian Assange é alvo de 18 acusações de espionagem que resultou no vazamento de mais de 700 mil documentos confidenciais referentes a atividades militares e diplomáticas dos Estados Unidos em países como Iraque e Afeganistão. Em sua saga de fuga da extradição, Assange se asilou na Embaixada do Equador em Londres de 2012 a 2019, quando foi preso.

ATRIZ ILKA SOARES MORRE AOS 89 ANOS NO RJ

   
A informação da morte foi confirmada pelo neto de Ilka Soares (Foto), o estilista Thomaz Azulay, no sábado (18). A atriz de 89 anos estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em tratamento contra um câncer. Ilka nasceu em 21 de junho de 1932 e começou a carreira participando de concursos de beleza no final da década de 1940. A estreia nas telonas aconteceu em 1949, aos 17 anos, na adaptação cinematográfica de "Iracema", de José de Alencar. Na televisão, apresentou o programa "Noite de Gala", da TV Rio, passou pela RecordTV e Tupi e participou de produções como "Anjo Mau" (1976), "Champagne" (1983) e "Rainha da Sucata" (1990), na Rede Globo. Seu último trabalho pode ser visto no filme "Vendo ou Alugo" (2013), de Betse de Paula. 

Fontes: O Globo, Uol, Ig, G1 e R7.

Fotos: Dom Phillips e Bruno Pereira (Montagem / G News Blog); Visita de líderes à Ucrânia (Ludovic Marin / Reuters); Ilka Soares (Divulgação).

Comentários