TOP SEVEN (15 a 21 de Maio)

PAULO DANTAS É ELEITO GOVERNADOR DE ALAGOAS

   A eleição indireta foi realizada na tarde do domingo (15), na Assembleia Legislativa de Alagoas. A chapa Paulo Dantas e José Wanderley Neto foi eleita com 21 votos, enquanto as outras três receberam um voto cada. No total, 25 dos 27 parlamentares que compõem a ALE participaram do pleito. A dupla do MDB tomou posse ao término da votação e deve cumprir o mandato tampão até o dia 31 de dezembro. Eles substituem Renan Filho e Luciano Barbosa, que renunciaram aos cargos para concorrerem nas eleições de outubro. Apesar de já sacramentada, a eleição está sob judice após o PP mover uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando as regras da votação. Paulo Dantas é de Maceió, formado em administração de empresas e exercia o primeiro mandato de deputado estadual.

CORPO DE CINEASTA É CREMADO NO RJ

   A cerimônia de cremação do corpo de Breno Silveira (Foto) aconteceu na manhã da segunda-feira (16), no Crematório São Francisco Xavier, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. O velório havia ocorrido no dia anterior, no Museu de Arte Moderna, e foi restrito a parentes e amigos. O cineasta tinha 58 anos e morreu após sofrer um infarto fulminante na cidade de Limoeiro, no interior de Pernambuco. Silveira estava na localidade filmando as primeiras cenas de seu novo filme, "Dona Vitória", quando passou mal e foi socorrido para o município vizinho, Vicência, onde já chegou sem vida. Formado pela École Louis Lumière, de Paris, o brasiliense estreou no cinema como diretor de fotografia no filme "Carlota Joaquina: Princesa do Brasil" (1995). O reconhecimento nacional como diretor aconteceu em "Dois Filhos de Francisco", filme que contou a história da dupla Zezé di Camargo e Luciano, em 2005. Ele dirigiu outros quatro longas, sendo o último "Entre Irmãs", lançado em 2017.

ASSASSINO DE ATOR PASSA POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

   Um dia após ser preso, Paulo Cupertino Matias (Foto) passou pela audiência de custódia e teve a prisão preventiva mantida, na terça-feira (17), em São Paulo. O empresário havia sido capturado no dia anterior, por policiais da 6ª Seccional, depois de quase três anos de fuga. Em 9 de junho de 2019, Cupertino assassinou a tiros o ator Rafael Miguel e os pais por não aceitar o namoro do jovem com sua filha, Isabela Tibcherani. Em seguida, o homem iniciou fuga, passando a integrar a lista da Difusão Vermelha da Interpol e se tornar um dos criminosos mais procurados pela polícia de São Paulo. No crime ocorrido no bairro Pedreira, na zona sul paulista, e filmado por câmeras de segurança, Cupertino atira em João Alcisio Miguel, Miriam Selma Miguel e Rafael. O ator ficou conhecido por personagens em novelas como "Cama de Gato" e "Pé na Jaca", da TV Globo, e "Chiquititas", do SBT.

STF REJEITA AÇÃO DE BOLSONARO CONTRA MORAES

   A notícia-crime movida por Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi rejeitada por Dias Toffoli, na quarta-feira (18), em Brasília. O documento apontava cinco pontos que questionavam a condução do inquérito das "Fake News", relatado na Corte por Moraes. Para explicar o que chama de "injustificada investigação" e o abuso de autoridade, o presidente apontou o prazo exagerado mesmo com ausência de fato ilícito, a não permissão de acesso aos autos do processo por sua defesa, a falta de respeito pelo contraditório, a adoção de medidas cautelares que não estão previstas no Código de Processo Penal e, por fim, a manutenção de Bolsonaro como investigado mesmo após o PF concluir que ele não cometeu crime em uma live, na qual questionou a segurança da urna eletrônica. Em seu despacho, Toffoli afirmou que nenhum dos atos descritos na ação tem indícios de materialidade delitiva e que as alegações não podem transformar Alexandre de Moraes em suspeito.

CORPOS DE AGENTES DA PRF SÃO ENTERRADOS NO CE

   Os enterros dos corpos de Márcio Heleno Almeida de Souza e Raimundo Bonifácio do Nascimento Filho (Foto) aconteceram na manhã da quinta-feira (19), em Fortaleza. Após o velório, ocorrido na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, um cortejo levou os caixões para os cemitérios da Parangaba e Jardim Metropolitano, ambos na capital cearense. Um dia antes, os agentes realizavam controle de tráfego na BR-116 e abordaram um homem de 31 anos que perambulava pela rodovia. Ao serem atacados, Márcio e Raimundo entraram em luta corporal com o agressor, identificado como Antônio Wagner Quirino da Silva. Ele conseguiu pegar a arma de um dos policiais e abriu fogo contra os dois, que morreram no local. Em seguida, Wagner foi atingido por disparos feitos por um policial de folga que passava pela BR e também não resistiu. De acordo com as primeiras investigações, Wagner não tinha antecedentes criminais.

ELON MUSK CHEGA AO BRASIL PARA TRATAR DA AMAZÕNIA

   O homem mais rico do mundo desembarcou no aeroporto privado Catarina, que fica em São Roque, no interior de São Paulo, na sexta-feira (20). Elon Musk veio ao Brasil para discutir conectividade e proteção da Amazônia, se encontrando com o presidente Jair Bolsonaro e outros membros do governo brasileiro no Hotel Fasano da cidade de Porto Feliz, a cerca de 80 quilômetros da capital paulista. O trajeto de Musk e Bolsonaro foi escoltado por agentes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e ambulâncias. O empresário sul-africano também é dono da SpaceX, empresa de transporte espacial que recebeu autorização da Anatel para operar no país em janeiro deste ano. No encontro,  Musk anunciou o projeto de outra empresa sua, a "Starlink", que vai usar satélites para monitorar a Amazônia e levar tecnologia a 19 mil escolas de áreas rurais do país. 

ISRAEL REGISTRA CASO DE VARÍOLA DO MACACO

   Israel se tornou o 13° país do mundo a registrar caso de varíola do macaco no sábado (21). O paciente é um homem de 30 anos que viajou para a Europa Ocidental recentemente. De acordo com a autoridade de saúde local, ele teve contato com uma pessoa doente e apresenta sintomas leves. Com o registro, o país se junta ao Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suécia, Espanha, Portugal, Austrália, Canadá e Estados Unidos, que já confirmaram casos da doença, transmitida mutuamente entre animais e humanos. Na Alemanha, um dos infectados confirmados é brasileiro. Até o momento,  cerca de 80 casos da varíola do macaco foram registrados em todo o mundo.

Fontes: G1, Uol e Diário do Nordeste, O Globo.

Fotos: Paulo Dantas (Michele Farias / G1); Breno Silveira (Reprodução / Twitter); Paulo Cupertino Matias (Divulgação / Polícia Civil)..

Comentários