TOP SEVEN (9 a 15 de Janeiro)

INCÊNDIO EM PRÉDIO DEIXA 17 MORTOS NOS EUA

   O incêndio começou por volta das 11 horas do domingo (9), no bairro de Bronx, em Nova York. Logo, as chamas que se iniciaram em um apartamento do segundo andar se espalharam. Os bombeiros foram acionados e chegaram ao local três minutos depois. No total, 17 pessoas morreram na tragédia. Outras 63 pessoas foram resgatadas com ferimentos, 32 delas com gravidade, devido a inalação de fumaça, e encaminhadas para cinco hospitais da região. O combate ao incêndio foi encerrado no início da tarde. Investigações mostraram que o fogo começou em um aquecedor elétrico. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, lamentou o ocorrido. Laudos do Gabinete do Médico-Legista Chefe apontaram a inalação de fumaça como causa de todas as mortes.

HUMORISTA MORRE VÍTIMA DE CÂNCER EM SP

   Ivanildo Gomes Nogueira, o "Batoré" (Foto), morreu na segunda-feira (11), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, na zona norte de São Paulo. O humorista tinha 61 anos e sofreu complicações de um câncer. Ivanildo nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) e se mudou para São Paulo ainda na infância com a família. Tentou a carreira no futebol jogando em times de várzea. A carreira artística começou na década de 1980. Primeiro como figurante em programas de humor. Ao criar o personagem "Batoré", o humorista ficou conhecido nacionalmente, integrando o elenco de "A Praça é Nossa", do SBT. Também teve passagens pela TV Globo, em séries e na novela "Velho Chico" (2016). Na política, exerceu o mandato de vereador na cidade de Mauá (SP). O corpo foi velado e enterrado em Cabreúva, no interior paulista, na terça-feira.

ASSASSINO DA MENINA BETRIZ É ENCONTRADO EM PE

   O autor do assassinato de Beatriz Angélica Mota (Foto - à esquerda) foi encontrado pela Polícia Civil de Pernambuco na terça-feira (14). O caso da menina de 7 anos atingida por 42 facadas em uma escola particular da cidade de Garanhuns, no sertão do estado, se arrastava há seis anos. Para chegar no assassino, a equipe da força-tarefa criada em 2019 revisou todo o inquérito e realizou novas diligências. As análises de perfis genéticos do Instituto Genética Forense Eduardo Campos foram confrontadas com o DNA presente na faca utilizada no crime, ocorrido em 10 de dezembro de 2015. Após a identificação, os delegados do caso ouviram Marcelo da Silva (Foto - à direita), de 40 anos, que está preso por outros crimes em uma unidade prisional do estado. Ele confessou a autoria do assassinato e foi indiciado.

SÃO PAULO ANUNCIA NOVAS RESTRIÇÕES POR COVID-19

   O governador de São Paulo, João Doria, anunciou novas medidas restritivas, na quarta-feira (12), em função do aumento de casos da Covid-19 no estado. Desde a sexta-feira (14), eventos que promovam aglomeração, como apresentações musicais e jogos de futebol, deverão ter redução de 30% de público. Além disso, os organizadores dos eventos devem exigir o comprovante de vacinação completa do público. A decisão teve como base o avanço da variante Ômicron, que já foi detectada em cerca de 80% dos exames analisados pelo Instituto Butantan. Por enquanto, o governo estadual não sinalizou possíveis restrições no comércio e nos serviços. Na mesma coletiva, Doria anunciou o início do pré-cadastro para vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, começando pelas que têm algum tipo de comorbidade. A Imunização deve começar nesta semana.

TITE ESCALA EQUIPE PARA JOGOS DAS ELIMINATÓRIAS

   A comissão técnica da Seleção Brasileira se reuniu na quinta-feira (13) para anunciar os convocados para mais duas partidas das eliminatórias sul-americanas da Copa do Catar. No dia 27 de janeiro, o Brasil encara o Equador na cidade de Quito. No dia 1 de fevereiro, o jogo será contra o Paraguai, no Mineirão, em Minas Gerais. A seleção joga já classificada para o mundial que acontece em novembro deste ano. Foram escalados: Daniel Alves, Emerson, Alex Sandro, Alex Telles, Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Thiago Silva, Casemiro, Fabinho, Bruno Guimarães, Gerson, Fred, Philippe Coutinho, Lucas Paquetá, Raphinha, Antony, Rodrygo, Everton Ribeiro, Gabigol, Vinícius Júnior, Gabriel Jesus e Matheus Cunha.

PRIMEIRA CRIANÇA É VACINADA CONTRA A COVID-19 NO BRASIL

   Davi Seremramiwe Xavante (Foto), de 8 anos, foi a primeira criança vacinada contra o coronavírus no Brasil, na sexta-feira (13). O indígena da etnia xavante recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer no Hospital das Clínicas da capital paulista em um evento que contou com a presença do governador do estado, João Doria. Davi é portador de uma doença motora rara e faz parte do primeiro grupo de menores de 11 anos que receberão as doses. Além do menino, outras 14 crianças foram vacinadas. A expectativa do governo paulista é imunizar 4,3 milhões de pessoas do grupo infantil em três semanas. Para vacinar as crianças, a equipe de Saúde deve disponibilizar 5,2 mil locais de aplicação, incluindo escolas da rede estadual.

TSUNAMI ATINGE ILHAS APÓS TERREMOTO NO PACÍFICO

   As ilhas de Tonga e Samoa Africana foram atingidas por fortes ondas oriundas do Oceano Pacífico, no sábado (20). O tsunami foi gerado pela erupção de um vulcão submarino na região do Pacífico Sul. As ondas do fenômeno atingiram mais de um metro de altura na costa da capital de Tonga, Nuku"alofa, e levaram caos à população. Os moradores das regiões atingidas foram levados para locais mais altos. Até o Palácio Real da ilha precisou ser evacuado. Outros países também emitiram avisos de tsunami, como a Nova Zelândia e os Estados Unidos. No território norte-americano, o alerta foi emitido nos estados da Califórnia, Oregon, Washington e Alasca. O vulcão estava ativo desde o dia 20 de dezembro, mas havia sido declarado inativo desde 11 de janeiro.      

Fontes: G1, Terra, NE 10, Uol e Globo Esporte.

Fotos: Ivanildo Gomes Nogueira "Batoré" (Divulgação); Beatriz Mota e Marcelo da Silva (Montagem / G News Blog); Davi Xavante (Edilson Dantas / O Globo).

Comentários