TOP SEVEN (24 e 30 de Outubro)

DESABAMENTO TERMINA COM MORTE NO RJ

   Um prédio de três andares desabou, no início da manhã do domingo (24), em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Na tragédia, Gustavo Loureiro Amorim, de 26 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Após o desabamento, o Corpo de Bombeiros foi acionado e deu início às buscas por sobreviventes. Para realizar a operação, a Rua Coronel José Muniz e a Avenida Nilo Peçanha foram fechadas. Três pessoas foram resgatadas: Nilcéia Souza de 65 anos, Jorge Brandão, de 54, e Giovana Amorim, de 19. Feridos, todos foram encaminhados ao Hospital Geral de Nova Iguaçu. A Polícia Civil esteve no local e realizou a perícia. Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Nilópolis, o edifício não apresentava irregularidades na documentação. Investigações apontarão as causas do desabamento.

YOUTUBE REMOVE LIVE DE BOLSONARO COM "FAKE NEWS"

   A plataforma de vídeos tirou do ar, na noite da segunda-feira (25), a live realizada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 21 de outubro (Foto). Além da retirada do conteúdo, o canal foi suspenso por uma semana, o que impede a publicação de novos vídeos e as transmissões ao vivo. A medida foi tomada por violação das diretrizes de desinformação médica sobre a covid-19 do YouTube. Na transmissão em questão, Bolsonaro afirmou que pessoas vacinadas contra a doença podem desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Ele repercutia uma mensagem que circula pelas redes sociais com supostos relatórios do Reino Unido. O governo britânico, inclusive, já havia confirmado que a informação era falsa. O vídeo de Bolsonaro também foi excluído do Facebook e rendeu críticas de opositores e da comunidade científica.

SENADORES APROVAM RELATÓRIO FINAL DA CPI DA PANDEMIA

   Era noite da terça-feira (26) quando a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 foi concluída. Mesmo com alterações de última hora, o documento foi aprovado por 7 votos a 4. De acordo com o texto do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), 80 indiciamentos foram sugeridos. Entre os alvos, estão o presidente Jair Bolsonaro, ministros, ex-ministros, políticos, empresários, médicos e duas empresas. Após a votação que terminou com a aprovação do relatório, os componentes da Comissão fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19 no país. Entre as modificações do texto, estão a inclusão do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do ex-secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo, na lista de indiciados.

CORPO DE GILBERTO BRAGA É ENTERRADO NO RJ

      As cerimônias de velório e enterro do novelista aconteceram na quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. A despedida foi restrita à família de Gilberto Braga (Foto), que morreu aos 75 anos na noite anterior. Ele estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Copa Star, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, e não resistiu a uma septicemia. A autor iniciou a carreira na década de 1970 como roteirista do programa "Caso Especial". Por mais de 40 anos, Braga produziu ou colaborou em cerca de 30 produções da TV Globo. Entre os folhetins, destacam-se clássicos como "Escrava Isaura" (1976), "Dancin' Days" (1978), "Água Viva" (1980), "Anos Dourados" (1986), "Vale Tudo" (1988), "Rainha da Sucata" (1990), "O Dono do Mundo" (1991), "Celebridade" (2003) e "Babilônia" (2015), sua última telenovela.

TSE NEGA CASSAÇÃO DE CHAPA BOLSONARO/MOURÃO

      Por unanimidade, os magistrados do Tribunal Superior Eleitoral rejeitaram, na quinta-feira (28), duas ações movidas pelo PT em 2018 contra a chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão. No pedido, o partido alegou que as equipes deles fizeram disparos em massa, propagando "fake news", contra a chapa do Partido dos Trabalhadores, encabeçada por Fernando Haddad, durante a campanha das eleições presidenciais. No entendimento da maioria do plenário, houve uso irregular dos aplicativos de mensagens, mas sem impacto no resultado do pleito. Eles também alegaram que as provas eram insuficientes para uma cassação. Apesar de negar a punição, o TSE estabeleceu que a prática possa ser punida a partir das eleições de 2022.

STF RECEBE NOTÍCIA-CRIME CONTRA DAVI ALCOLUMBRE

   Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou notícia-crime contra o também senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) ao Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira (29). O pedido teve como base uma reportagem publicada pela revista "Veja" no mesmo dia. Segundo a matéria, o senador amapaense estaria envolvido em um esquema de "rachadinha" (ação em que o parlamentar fica com parte do salário dos assessores) no seu gabinete no Senado. Vieira pediu que as acusações sejam investigadas e que os responsáveis sejam punidos. A "Veja" conversou com seis mulheres que supostamente foram funcionárias-fantasmas do atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Elas abriam contas, entregavam os cartões e senhas para pessoas de confiança de Alcolumbre e recebiam uma "recompensa". O senador negou qualquer irregularidade.

REUNIÃO DO G20 COMEÇA NA ITÁLIA

   O encontro de líderes do G20 (Foto), o grupo da 20 maiores economias do mundo, teve início no sábado (30), em Roma, na Itália. No evento, que voltou a ser realizado presencialmente em 2021, as pautas foram pandemia, recuperação econômica e clima. Os chefes de Estado da China e da Rússia estão participando de forma virtual. Para dar suporte à segurança do encontro, mais de 5 mil policiais foram colocados nas ruas. O presidente Jair Bolsonaro chegou à Roma na sexta-feira, foi alvo de protestos e se reuniu com o presidente italiano, Sergio Mattarella. O Papa Francisco fez um apelo aos líderes por uma ação radical contra as mudanças climáticas. O grupo do G20 representa 80% do Produto Interno Bruto mundial e 75% do comércio global. A reunião acontece até este domingo.

Fontes: Terra, G1, Uol e Correio Braziliense.

Fotos: Jair Bolsonaro (Reprodução / Facebook); Gilberto Braga (Divulgação); Reunião G20 (Reuters).

Comentários