COVID-19: COMO EMITIR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO

   O Brasil está retomando muitas atividades neste momento. Em destaque, as competições esportivas e os grandes eventos com público. No entanto, um requisito importantíssimo para participar dessa retomada é a apresentação do comprovante de vacinação contra o novo coronavírus. Para isso, o Ministério da Saúde criou o Certificação Nacional de Vacinação Covid-19.  

    Poderão ter acesso ao documento, que tem validade de 12 meses, os brasileiros que já receberam as duas doses ou a dose única dos imunizantes aprovados junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mas não basta só isso. É preciso que os dados desses brasileiros sejam enviados, processados e estejam inseridos nos sistemas da Rede Nacional de Dados em Saúde. Vamos ao passo a passo para a obtenção do CNVC (Clique nas imagens para ampliar):

Passo 1: Acessar o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covid-19 (A própria página tira todas as dúvidas sobre o certificado) e em seguida, clique em "Iniciar".

Passo 2: O usuário será encaminhado para a página do "Conecte SUS". Nela, há três tipos de público diferentes para atendimento: "Cidadão", "Profissionais de Saúde" e "Gestão". Dependendo de grupo você faça parte, basta escolher e clicar em "Acessar".

Passo 3: Você será transferido para a página abaixo. É preciso transitar pelas informações clicando em "Próximo" por duas vezes. Por fim, clique em "Começar".

Passo 4: Clique no fim da página, no botão "Entrar com gov.br". Você será transferido para a página do sistema oficial do governo. É preciso criar um usuário com login e senha. Caso já tenha, é só acessar a conta.


Passo 5: O sistema informará os dados e o usuário pode confirmar, clicando em "Aceito os Termos". Em seguida, clique no ícone da seringa, chamado "Vacina".

Passo 6: Caso os seus dados já estejam no sistema do SUS, será possível conferir o histórico das duas aplicações (Ou a aplicação da dose única). No fim da página, clique no botão "Certificado de Vacinação". Se as informações não constarem no sistema, a dica é acompanhar sempre que possível.

Passo 7: Ao emitir o certificado, você terá a opção de baixar o arquivo em PDF e imprimir.


   Prontinho!! Munido com esse certificado, que também pode ser validade através de QR Code, é possível participar de eventos e ir recomeçando a vida social com mais segurança.

Fotos: Reprodução / Conecta SUS

Comentários