TOP SEVEN (19 a 25 de Setembro)

LUIZ GUSTAVO MORRE AOS 87 ANOS EM SP

   O ator morreu em casa, vítima de complicações de um câncer no intestino, no domingo (19). A notícia da morte foi dada pelo sobrinho de Luis Gustavo (Foto), o também ator Cassio Gabus Mendes. Na sequência, amigos e fãs lamentaram a perda nas redes sociais. O ator nasceu na Suécia, era filho de espanhóis e chegou ao Brasil ainda criança. Começou a trabalhar em televisão na área técnica, no início da década de 1950, e foi para frente das câmeras um tempo depois. O primeiro grande trabalho no veículo foi Beto Rockfeller, protagonista da novela de mesmo nome, na TV Tupi. Conciliou o trabalho na tevê com o cinema e o teatro. Em 1976 estreou na Globo, onde passou maior parte da carreira. Entre seus personagens mais marcantes na emissora estão Mário Fofoca, em "Elas Por Elas", Victor Valentin, em "Ti ti ti" e Vavá, no humorístico "Sai de Baixo". O corpo do ator foi cremado na segunda-feira em cerimônia restrita à família.

ESTUDANTE PROMOVE ATAQUE EM UNIVERSIDADE DA RÚSSIA

   Timur Bekmansurov, de 18 anos, abriu fogo contra colegas na Universidade Estatal de Perm, que fica a 1,3 mil quilômetros da capital Moscou, na segunda-feira (20). No total, oito pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas. O estudante do curso de Ciências Forenses chegou a postar imagens em uma rede social antes do ataque. Na foto, ele portava um capacete e o rifle utilizado na ação. O desespero na universidade foi flagrado por câmeras do circuito interno e transmitido pelas televisões locais. O jovem foi detido por forças de segurança e levado para o hospital com ferimentos no abdômen e extremidades. As autoridades declaram estado de emergência na cidade e outras universidades fecharam as portas durante a ocorrência. O presidente Vladimir Putin enviou condolências às vítimas.

ASSEMBLEIA-GERAL DA ONU É REALIZADA NOS EUA

   A 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas teve início na terça-feira (21), em Nova York. Como acontece anualmente, o Brasil fez o discurso de abertura do encontro de chefes de Estado. O evento havia sido realizado de forma virtual em 2020 devido a pandemia do novo coronavírus. Em sua fala de doze minutos, Jair Bolsonaro (Foto) criticou as medidas de isolamento social, defendeu a atuação do seu governo durante a pandemia e exaltou as manifestações do sete de setembro, afirmando serem as maiores no país nos últimos anos. Em NY, o brasileiro foi vítima de protestos de opositores (Em um deles, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga fez gesto obsceno para os manifestantes) e causou polêmica ao ser o único presidente não vacinado contra a covid-19 no evento. Joe Biden também discursou no encontro.

SENADO APROVA REFORMA ELEITORAL PARCIALMENTE

   A Proposta de Emenda à Constituição da reforma eleitoral foi aprovada em dois turnos na quarta-feira (22), pelos senadores. No primeiro, o placar foi de 70 a 3, enquanto no segundo foi de 66 a 3. No Senado, apenas o trecho que tratava da volta das coligações foi rejeitado, acatando a sugestão da relatora da PEC, a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A união de partidos nas eleições proporcionais para escolha de vereadores e deputados havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em agosto. A proibição das coligações havia sido determinada pelo Congresso Nacional em 2017 e passou a valer no último pleito, em 2020. Com a decisão dos senadores, seguem para a promulgação, ainda sem data prevista, os pontos aprovados nas duas casas legislativas.

FORÇA-TAREFA É CRIADA PARA INVESTIGAR PREVENT SENIOR EM SP

   Os promotores Everton Zanella, Fernando Pereira, Nelson dos Santos Pereira Junior e Neudival Mascarenhas Filho foram designados para fazer parte da Força-Tarefa criada na quinta-feira (23), pelo Ministério Público Federal de São Paulo. Eles investigarão as denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior (Foto), que já é alvo de investigações na Polícia Civil e na CPI da Pandemia. A operadora é acusada de pressionar suas equipes a tratar pacientes com medicamentos do chamado "Kit covid", que não têm eficácia comprovada pelas autoridades de saúde. Existem ainda as denúncias de fraudes em estudos clínicos sobre os tratamentos e de alteração nos atestados de óbito de vítimas fatais, sem a determinação da causa da morte por covid-19. A Prevent Senior, por sua vez, nega todas as acusações.

3ª DOSE É APROVADA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

   O Ministério da Saúde aprovou a aplicação da terceira dose da vacina contra o coronavírus para os trabalhadores da saúde, de acordo com o ministro Marcelo Queiroga em pronunciamento na sua rede social, na sexta-feira (24). O esquema deve seguir a mesma orientação dada aos idosos que receberam o reforço: A aplicação deve ocorrer seis meses após a imunização completa. Ainda de acordo com Queiroga, que está em quarentena nos Estados Unidos após ser diagnosticado com a Covid-19, a terceira dose deverá ser preferencialmente da Pfizer. A terceira dose para servidores da saúde foi aprovada dois dias após o ministério autorizar a retomada da vacinação de adolescentes dos 12 aos 17 anos.

AEROPORTO É FECHADO DEVIDO A VULCÃO EM LA PALMA

   O aeroporto de La Palma foi fechado no sábado (25) após o vulcão Cumbre Vieja atingir a fase mais explosiva. De acordo com a Aena, empresa responsável pela administração do terminal, o local não tem condições operacionais de voo. O aeroporto foi atingido pelas cinzas resultantes da erupção do vulcão, que começou no dia 19 de setembro. Ao longo da semana, o Cumbre Vieja liberou rios de lava que deixou um rastro de destruição e obrigou cerca de 6 mil pessoas a deixarem suas residências. Serviços de emergência local têm acompanhado a evolução da atividade na região, que faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias.         

Fontes: Terra e El País, G1 e Uol.

Fotos: Luis Gustavo (Renato Rocha Miranda / TV Globo); Jair Bolsonaro (Eduardo Muñoz / Reuters); Prveent Senior (Reprodução).

Comentários