TOP SEVEN (22 a 28 de Agosto)

BRASIL ENVIA AJUDA HUMANITÁRIA AO HAITI

   O avião de transporte de carga KC-390 da Força Aérea Brasileira deixou a Base Aérea de Brasília (Foto), na manhã do domingo (22), com destino a Porto Príncipe, no Haiti. Além de levar equipamentos de emergência, medicamentos e insumos hospitalares, a aeronave transportou homens do Corpo de Bombeiros e cães de busca para auxiliarem nas operações de resgate. O Haiti vive uma nova tragédia causada por um terremoto de magnitude 7,2 ocorrido no dia 14 de agosto. Até o momento, o número de mortos chega a 2.207 e o de feridos passa dos 12 mil. Centenas de pessoas seguem desaparecidas. Segundo a agência de proteção civil do país, mais de 50 mil casas foram destruídas e outras 70 mil sofreram danos. O previsto eram duas paradas antes da chegada a capital haitiana, mas uma pane na Serra do Cachimbo, no Pará, atrasou a viagem.

GOVERNADORES PEDEM REUNIÃO COM BOLSONARO

   O Fórum Nacional de Governadores aconteceu na manhã da segunda-feira (23), no Palácio dos Buritis, em Brasília, e contou com as presenças dos chefes dos Executivos estaduais de 25 estados e do Distrito Federal. A reunião teve o objetivo de tentar diminuir a tensão entre os poderes e não contou com as participações dos governadores Mauro Carlesse (PSL), do Tocantins, e Wilson Lima (PSC), do Amazonas. Ao final do encontro, ficou acertado o pedido de uma reunião dos líderes estaduais com os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Os convites foram encaminhados pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Segundo o emedebista, o encontro visa identificar estratégias visando a paz social, democracia, e bem-estar da população brasileira.

AUGUSTO ARAS É RECONDUZIDO À PGR

   Após cerca de seis horas de sabatina, o procurador-geral da República, Augusto Aras (Foto), foi reconduzido ao cargo na terça-feira (24), pelo Senado Federal. No plenário da casa, o placar foi de 55 votos favoráveis ao segundo mandato, 10 contrários e 1 abstenção. Horas antes, a recondução já havia sido votada e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, por um placar de 21 a 6. As duas votações aconteceram de forma secreta. Com a recondução, Augusto Aras permanece à frente da Procuradoria-Geral da República até 2023. Ele está no cargo desde setembro de 2019 e foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, que novamente ignorou a lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). Na sabatina, entre outras coisas, Aras negou se omitir diante das polêmicas do presidente e criticou a operação "Lava Jato".

GOVERNO ANUNCIA TERCEIRA DOSE PARA IDOSOS

   Idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos serão os primeiros a receber a terceira dose da vacina contra o Coronavírus. De acordo com o informado na quarta-feira (25), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a nova fase de imunização terá início no dia 15 de setembro. Para as pessoas imunossuprimidas, a nova dose deve ser tomada 28 dias após a segunda. No caso dos idosos, o tempo entre a segunda e a terceira dose deverá ser de no mínimo seis meses. Ainda na quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que haverá redução no intervalo entre as doses das vacinas AstraZeneca e da Pfizer de 12 para 8 semanas. O objetivo da alteração é impedir o avanço da variante Delta no país. A possibilidade de reforço para toda a população ainda está em estudo e os resultados devem sair até outubro.

EI PROMOVE ATENTADO E MATA DEZENAS NO AFEGANISTÃO

    Dois ataques orquestrados pelo grupo terrorista "Estado Islâmico" mataram 72 pessoas, na quinta-feira (26), próximo ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão. Dentre os mortos, estavam 60 cidadãos afegãos e 12 soldados norte-americanos. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas nos ataques promovidos por homens-bomba. O risco de novos ataques fez com que países, como Bélgica e Dinamarca, suspendessem as operações de evacuação de seus cidadãos. Horas após as explosões, o presidente norte-americano Joe Biden homenageou os militares mortos e ameaçou o "EI", afirmando que irá caçar integrantes do grupo. Apesar do ocorrido, Biden confirmou que a decisão de retirada das tropas do Afeganistão está mantida. O prazo final de saída dos militares é 31 de agosto. No dia seguinte aos ataques, tropas norte-americanas atacaram os líderes do EI-K, braço do "Estado Islâmico" no Afeganistão. O Talibã condenou a ação.

MANCHESTER UNITED ANUNCIA RETORNO DE CR7

   Cristiano Ronaldo (Foto) está de volta ao clube inglês após 12 anos. O anúncio oficial da contratação foi feito pelo Manchester United na sexta-feira (28), horas após o jogador ter pedido para deixar a Juventus. O português de 36 anos estava em negociações com o Manchester City, mas as conversas esfriaram e houve a reviravolta. Apesar do comunicado, ainda são aguardados a resolução de pendências e a realização de exames médicos para a assinatura do contrato de duas temporadas. Cristiano Ronaldo começou a brilhar no clube aos 18 anos, permanecendo na equipe de 2003 a 2009. Junto com o Manchester, conquistou a Liga dos Campeões 2007/2008 após 10 anos de jejum. Também foi no clube que ele conquistou pela primeira vez o título de melhor jogador do mundo, em 2008. O retorno de CR7 à equipe foi comemorado pelos torcedores. A expectativa é que ele seja apresentado oficialmente em setembro.

RAYSSA LEAL CONQUISTA MUNDIAL DE SKATE NOS EUA

   A maranhense de 13 anos venceu a primeira etapa da Liga Mundial de Skate Street, realizada no sábado (28), em Salt Lake City, nos Estados Unidos. O primeiro lugar na competição foi conquistado na última volta. Durante as provas, Rayssa Leal (Foto) chegou a figurar na terceira posição, atrás da japonesa Funa Kakayama e da holandesa Roos Zwersloot. O destaque para sua última tentativa foi a manobra que lhe garantiu a melhor nota da competição, 8.5, e o feito de ser a primeira mulher a acerta-la. Ao término da bateria, a "Fadinha" somou 21 pontos e garantiu seu segundo título na Liga. A outra brasileira na competição era Pâmela Rosa, que acabou errando a última manobra e ficou fora do pódio, na quarta posição, somando 16.4 pontos.

Fontes: CNN Brasil, G1, Uol, Ig e Globo Esporte.

Fotos: Ajuda Humanitária (Reprodução / TV Brasil); Augusto Aras (Jefferson Rudy / Agência Senado); Cristiano Ronaldo (Gorka Postigo); Rayssa Leal (Reprodução / SporTV).  

Comentários