EXPOSIÇÃO SOBRE OS BEATLES APORTA NO TACARUNA

   Fãs de uma das mais populares bandas de rock de todos os tempos sentirão o coração bater mais forte ao conferir a exposição "Os Garotos de Liverpool", em cartaz desde o último dia 20 no Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na divisa entre os municípios de Recife e Olinda. A entrada é gratuita e a visitação é aberta durante o horário de funcionamento do centro de compras: Das 10h às 22h.


   A estrutura da exposição está montada no segundo piso do shopping e foi toda decorada com ilustrações da designer gráfica e de interiores Lu Maria. A produção fica por conta de Cláudia Bettini. Além das peças da exposição, os visitantes poderão brincar no universo do quarteto com um cenário que faz menção ao "Yellow Submarine".


      A parte mais encantadora da exposição é composta por um conjunto de relíquias acumuladas pelo colecionador Marco Antonio Mallagoli desde 1963. Ele é presidente do fã-clube "Revolution", que fica em São Paulo, e é o único na América Latina reconhecido oficialmente pela banda. Parte do acervo está exposta no local e é composta por recortes de publicações, LPs, prêmios e muitas fotos...





   Os itens mais badalados são os autógrafos e registros com cada um dos quatro integrantes da banda que conquistou o planeta inteiro entre as décadas de 1950 e 1960. São imagens de encontros com George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon. Este último com fotos tiradas meses antes de seu assassinato, em dezembro de 1980.








   E se o visitante quiser guardar alguma lembrança da exposição, pode adquirir produtos que fazem referência ao grupo com valores variados, incluindo CDs e DVDs importados e nacionais, além de outras peças. Até para quem não conheceu a banda, vale a pena dar uma conferida no material. A exposição segue até o dia 19 de setembro. 


Um pouco de história

   O embrião do que se tornaria a "The Beatles" surgiu em 1957, quando John Lennon iniciou a banda com outros três colegas de escola: Peter Sholton, Erick Griffthis, Rod Davis e Bill Smith. Até então o conjunto se chamava "The Quarrymen". Naquele mesmo ano, Paul McCartney chegou a banda. No ano seguinte foi a vez de George Harrison. O nome de sucesso começou a ser usado em 1960.

   Por dois anos, de 1961 a 1963, o grupo tocava em uma casa de shows fixa: The Cavem Club. Em 1962, Ringo Starr completou a formação mais famosa e os Beatles assinaram o primeiro grande contrato. A fama chegou entre 1962 e 1963, com a banda tocando em toda parte e conquistando uma legião de fãs.

   No auge, em 1965, os cantores receberam a condecoração da Ordem do Império Britânico da Rainha Elizabeth II. Ao mesmo tempo em que a banda começou a rodar por outros países. Problemas como a morte do empresário e discordâncias internas começaram a afetar o relacionamento dos integrantes. Em 1969 Lennon anunciou a saída da banda. No ano seguinte, os Beatles chegaram ao fim e cada integrante seguiu sua carreira solo.

   Dos quatro integrantes mais famosos, dois já morreram: John Lennon, em 1980, assassinado por um "fã" na frente do edifício em que morava em Nova Iorque, e George Harrison, em novembro de 2001, vítima de um câncer de pulmão. Paul McCartney e Ringo Starr seguem em atividade no mundo da música.

Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários