TOP SEVEN (7 a 13 de Fevereiro)

PALMEIRAS É ELIMINADO DO MUNDIAL DE CLUBES

   A equipe brasileira estreou no Mundial de Clubes da Fifa, no domingo (7), contra o Tigre. A semifinal aconteceu no estádio da Cidade da Educação, em Doha, no Catar. O confronto foi equilibrado ao longo de todo o primeiro tempo. O Palmeiras (Foto) voltou para a segunda etapa mais ofensivo, no entanto, o time de Abel Ferreira foi surpreendido por uma falta de Luan em Carlos Gonzáles. O juiz holandês Danny Makkelie marcou pênalti e Gignac converteu, abrindo o placar para os mexicanos aos 8 minutos. A partida terminou com a classificação do Tigre. Na quinta-feira, eles enfrentaram o Bayern de Munique na final. A equipe alemã venceu os mexicanos por 1 a 0 e conquistou o título. Já o alviverde paulista perdeu o terceiro lugar para o Al Ahly.

VOLTA ÀS AULAS TEM GREVE EM SP

   A rede estadual de ensino retomou as atividades, na segunda-feira (8), em sistema de rodízio em São Paulo. Segundo o governo, as escolas foram equipadas para o cumprimento dos protocolos de saúde adotados contra a propagação do novo coronavírus. Cada instituição deve receber por dia até 35% dos alunos matriculados. Elas também deverão disponibilizar álcool em gel e adotar medidas de distanciamento social nas salas. O primeiro dia de aula em 2021 também coincidiu com o início da greve dos professores, que protestam contra a reabertura das escolas antes da vacinação dos profissionais da educação. Segundo o sindicato da categoria, a adesão foi de 15%. A gestão Doria, por sua vez, afirmou que cortaria o ponto dos grevistas.

STF MANTÉM ACESSO DE LULA ÀS CONVERSAS DA "VAZA JATO"

   O julgamento do recurso de procuradores contrários a liberação das mensagens apreendidas na operação "Spoofing" foi concluído, na terça-feira (9), pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 4 votos a 1, os ministros mantiveram a permissão de acesso às conversas entre membros da força-tarefa da "Lava Jato" ao ex-presidente Lula. Votaram contra os procuradores os ministros Ricardo Lewandowski, Nunes Marques, Carmén Lúcia e Gilmar Mendes. O único favorável ao recurso foi Edson Fachin. As mensagens vieram a tona quando um grupo de hackers foi preso em 2019. Eles invadiram telefones de autoridades, como o então juiz Sérgio Moro e outros integrantes da operação em Curitiba. Em uma rede social, Moro lamentou a decisão do STF.

CÂMARA APROVA LEI QUE DÁ AUTONOMIA AO BC

   O projeto de lei que estabelece alterações no Banco Central foi aprovado na quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre os pontos da lei está a fixação de um mandato de quatro anos para o presidente e diretores da instituição. O texto-base, que já havia passado pelo Senado, foi aprovado com 339 votos favoráveis e 114 contrários. Mudanças no texto foram rejeitadas pelos parlamentares. O projeto de lei segue para a sanção presidencial e é uma garantia de que o BC não sofrerá interferências políticas na sua gestão. Segundo o texto, os funcionários poderão ser demitidos por solicitação própria, em casos de enfermidades ou condenações transitadas em julgado. Nos casos de baixo desempenho, a demissão deve passar por aval do Senado Federal. 

ENGAVETAMENTO ENVOLVE CEM VEÍCULOS NOS EUA

   O acidente aconteceu na quinta-feira (11) em uma rodovia da região metropolitana de Dallas, no Texas, Estados Unidos. A pista coberta de gelo causou o engavetamento de aproximadamente 130 veículos, entre automóveis e caminhões. O acidente deixou seis pessoas mortas e outras dezenas feridas. Pelo menos 65 vítimas precisaram ser socorridas para hospitais locais. Autoridades de saúde do estado alertaram a população para os riscos que o tempo frio oferece nas estradas. O objetivo é evitar o aumento de acidentes que sobrecarreguem o sistema de saúde da região. O Texas registrou outros acidentes, em decorrência do gelo nas pistas, que deixaram mortos e feridos.

DANÇA DAS CADEIRAS NO GOVERNO

   O presidente Jair Bolsonaro nomeou João Roma (Foto) para o Ministério da Cidadania na sexta-feira (12). Ele assume o comando da pasta, antes liderada por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que segue para a Secretária-Geral da Presidência da República. O novo titular é deputado federal pelo partido Republicanos da Bahia, tem 48 anos e está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados. João Roma também foi chefe de gabinete do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, aliado próximo do presidente. Já Onyx Lorenzoni é ministro desde o início do mandato de Bolsonaro, com passagens pelo Ministério da Casa Civil, de 2019 a fevereiro de 2020, e da Cidadania, onde ficou por um ano. Ele assume a secretaria deixada em dezembro por Jorge Oliveira, que foi para o Tribunal de Contas da União (TCU).

TRUMP É ABSOLVIDO EM PROCESSO DE IMPEACHMENT NOS EUA 

   O Senado norte-americano absolveu Donald Trump (Foto) em votação do processo de impeachment, no sábado (13). O ex-presidente era acusado de incitar a invasão ao Capitólio durante a sessão que confirmou a vitória de Joe Biden, em janeiro. Como já está fora da Casa Branca, a aprovação do impeachment o proibiria de concorrer a cargos públicos. Para que o impedimento fosse aprovado, era necessário o voto favorável de dois terços da casa, ou seja, 64 senadores. Na votação, 57 parlamentares condenaram Trump, incluindo sete do partido Republicano. Representando o ex-presidente na sessão, o advogado negou a incitação. O empresário deixou o governo dos Estados Unidos em 20 de janeiro.

Fontes: Ig, Folha de São Paulo, G1 e Ig.

Fotos: Palmeiras e Tigre (Reprodução); João Roma (Divulgação); Donald Trump (AFP).  

Comentários