TOP SEVEN (15 a 21 de Novembro)

ELEIÇÕES MUNICIPAIS MOVIMENTAM O BRASIL   

   Cerca de 120 milhões de brasileiros votaram nas eleições municipais no domingo (15). Apenas uma cidade teve o pleito adiado: Macapá. A cidade que tem sofrido com problemas no abastecimento de energia teve o primeiro turno das eleições transferido para o dia 6 de dezembro. No restante do Brasil, o dia foi marcado por problemas na utilização do "e-título" (O título de eleitor digital). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o alto número de downloads e uma tentativa de ataque hacker foram responsáveis pelos problemas. Em todo o Brasil, a abstenção foi de 23%. 3.509 urnas eletrônicas tiveram de ser trocadas durante o horário de votação que aconteceu das 7h às 17h. Com novas regras, a apuração teve atrasos e só foi concluída na madrugada da segunda-feira.

PIX ESTREIA COM MILHÕES DE TRANSAÇÕES

   A nova modalidade de pagamento começou a funcionar pra valer na segunda-feira (16). Criada pelo Banco Central, a PIX movimentou cerca de R$ 780 milhões em seu primeiro dia. O número de transações passou de 1 milhão, segundo dados divulgados pelo BC no início da noite. A instituição também confirmou que houve falhas em algumas movimentações e demora na efetivação de outras. De acordo com os dados do primeiro dia oficial, mais de 70 milhões de chaves foram cadastradas nas 734 instituições bancárias que já utilizam a modalidade. A PIX permite o pagamento e transferência de valores instantânea e funciona 24 horas com custo zero para pessoas físicas. A estimativa é que a modalidade substitua as transações presenciais.

BRICS SE REÚNEM EM ENCONTRO VIRTUAL

   A reunião anual de cúpula do bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul aconteceu na terça-feira (17) com todos os líderes em seus respectivos países. Foi a primeira vez que o encontro aconteceu de forma virtual. O novo coronavírus dominou os debates. Todos ressaltaram a necessidade de uma ampla imunização para erradicar a pandemia e reconheceram os esforços da Organização Mundial da Saúde e governos na busca pela resolução do problema. O grupo também reconheceu a importância de uma reforma em órgãos como a OMS, ONU, FMI, entre outros. O Brasil teve a candidatura a vaga no Conselho de Segurança confirmada pelo Brics. Ao falar sobre o ambiente, Jair Bolsonaro ameaçou que divulgará os nomes de países que exportam madeira ilegal do Brasil e simultaneamente "culpam" o país pelo desmatamento.

FAMÍLIA É ENTERRADA NO RN

   Os corpos de Hugo Pereira, de 32 anos, Stella Souza, 33, e Sol, de 7 meses (Foto), foram enterrados na quarta-feira (18), no cemitério público de Tibau do Sul, cidade a cerca de 100 km de Natal, no Rio Grande do Norte. A família morreu quando passeava pela Praia de Pipa no dia anterior. Os três e o cachorro da família foram soterrados após uma parte das falésias da praia desmoronar por volta do meio dia. Todos morreram na hora. Após o acidente, pessoas que estavam na praia tentaram socorrer as vítimas. Hugo e Stella já foram encontrados mortos. O garotinho ainda respirava quando foi retirado debaixo da terra. Uma médica que estava no local ainda tentou reanima-lo, mas sem sucesso.

GOVERNO RECORRE DE AFASTAMENTOS NO AP

   O governo federal entrou com um recurso no Tribunal Federal da Primeira Região (TRF-1), na quinta-feira (19), pedindo a suspensão do afastamento dos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ele foram afastados pela Justiça do Amapá para evitar interferências na apuração das causas do apagão que atinge 13 dos 16 municípios do estado desde o dia 3 de novembro. Segundo o governo, afastar os gestores é uma medida "extrema" que pode deixar instável o funcionamento da Aneel e da ONS. Outro recurso do governo foi contra a prorrogação do "Auxílio Emergencial" de R$ 600 para os cidadãos das cidades afetadas. Segundo a União, o pagamento pode causar graves lesões  na ordem pública e à economia.

CORPO DE HOMEM MORTO EM SUPERMERCADO É LIBERADO

   O corpo de João Alberto Silveira Freitas (Foto), de 40 anos, foi liberado pelo Instituto Médico Legal de Porto Alegre na tarde da sexta-feira (20). Ele morreu na noite anterior ao ser espancado por dois homens em uma unidade do Carrefour na capital gaúcha. O laudo preliminar apontou asfixia como causa da morte. Outros exames devem ser divulgados nos próximos dias. João e a mulher faziam compras no supermercado quando houve um desentendimento com um funcionário. Abordado por um segurança, ele foi conduzido para a parte externa e brutalmente espancado pelo policial militar Giovane Gaspar da Silva, de 24 anos, e pelo segurança Magno Braz Borges, de 30. Os dois tiveram a prisão decretada na sexta-feira. Vídeos da agressão tomaram as redes sociais e protestos pelo caso aconteceram em várias cidades do país. O enterro de João Alberto aconteceu no sábado.

BOLSONARO VISITA CAPITAL DO AP

    Após 19 dias de "apagão", Macapá recebeu a visita de Jair Bolsonaro no sábado (21). Junto com o líder do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o presidente visitou as subestações Santana e Santa Rita (Foto). Ambas receberam suporte de geradores termoelétricos para o fornecimento de energia. Em discurso, ele destacou o trabalho do Ministério de Minas e Energia e as Forças Armadas na ajuda a população. Bolsonaro também confirmou a edição de uma Medida Provisória para compensar a população mais atingida pelo blecaute. Na chegada a cidade, o representante do Poder Executivo foi recebido por apoiadores e opositores. A expectativa é que até o dia 26, a energia seja restabelecida em Macapá.

Fontes: G1, Uol e Ig.

Fotos: Família morta no RN (Reprodução / Redes Sociais); João Alberto (Reprodução); Jair Bolsonaro e Davi Alcolumbre (Reprodução).

Comentários