TOP SEVEN (21 a 27 de Junho)


OPERAÇÃO TEM COMO ALVO GRUPOS PRÓ-GOVERNO

   Cerca de 30 policiais da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (CECOR), Divisão de Operações Especiais (DOE) e Divisão de Operações Aéreas (DOA) realizaram operação, na manhã do domingo (21) em uma chácara na região de Arniqueira, no Distrito Federal. O local é um ponto de apoio de três grupos de apoiadores do governo Jair Bolsonaro: "300 do Brasil", "Patriotas" e "QG Rural". Ninguém foi preso na ação, mas houve apreensão de material que seria utilizado em manifestações. Os agentes recolheram fogos de artifício, celulares, cofre, planos de ação de protestos, entre outros itens. Integrantes dos grupos são investigados pelos crimes de milícia privada, ameaças e porte de armas. No mesmo dia, houve protestos contra e pró-governo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os grupos foram controlados pela Polícia Militar.

RIO DE JANEIRO PERDE MAIS UM SECRETÁRIO DE SAÚDE

   Fernando Ferry (Foto) anunciou, na segunda-feira (22), sua demissão do cargo de secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Ele estava no cargo desde 17 de maio, quando substituiu Edmar Santos, exonerado por atrasos nos hospitais de campanha e desgaste provocado por denúncias de fraudes. Pessoas ligadas a Secretaria afirmaram que Ferry sofria pressão para pagar contratos, alguns deles com suspeita de superfaturamento, incluindo os que previam a construção de hospitais de campanha no estado. No mesmo dia, o governo do Rio de Janeiro confirmou o nome do novo secretário: Alex da Silva Bousquet, coronel do Corpo de Bombeiros e médico do Grupamento de Socorro de Emergência. A gestão da saúde no estado está sendo investigada pela operação "Favorito", desdobramento da "Lava Jato" deflagrado em maio.

MP BUSCA MULHER DE FABRÍCIO QUEIROZ

   No total, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na terça-feira (23), em Minas Gerais. A segunda etapa da operação "Anjo" foi deflagrada pelo Ministério Público do (MPMG) em apoio ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Agentes do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência estiveram em residências de familiares de Fabrício Queiroz, preso na semana anterior. O alvo era a mulher do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Márcia Oliveira Aguiar (Foto), que é considerada foragida pela Justiça desde a prisão do marido. A defesa de Márcia havia entrado com um pedido de habeas corpus na Justiça do Rio na segunda-feira. Ela é investigada de ajudar na suposta obstrução de Justiça durante as investigações do inquérito das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

SENADO APROVA MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO

   Por 65 votos a 13, o projeto de lei do marco regulatório do saneamento básico foi aprovado, na quarta-feira (24), no Senado. A pedido do presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os destaques foram retirados, permanecendo o texto aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta, relatada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), cria metas de saneamento que deverão ser cumpridas em até 12 anos e deve estimular a participação de empresas da iniciativa privada nos serviços do setor, desde que sejam vencedoras de licitação. A ideia é que o acesso a água e esgoto seja ampliado com a medida, que tem 23 artigos. Segundo o ministro Luiz Ramos, da Secretaria de Governo, a nova lei poderá gerar até 1 milhão de empregos. O projeto segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO É ESCOLHIDO

   Carlos Alberto Decotelli da Silva (Foto) foi anunciado por Jair Bolsonaro, na quinta-feira (25), como o substituto de Abraham Weintraub no Ministério da Educação. Após a escolha do presidente, a nomeação foi publicada na versão eletrônica do Diário Oficial da União (DOU). Decotelli é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e tem mestrado pela Fundação Getúlio Vargas. Ele também é oficial da reserva da Marinha, foi professor na Escola Naval e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma das autarquias do MEC. Carlos Alberto é o terceiro ministro da pasta em um ano e meio de governo. O primeiro foi Ricardo Vélez Rodríguez, que passou cerca de três meses no cargo, sendo substituído por Weintraub, em abril de 2019.

BOLSONARO INAUGURA TRECHO DO SÃO FRANCISCO

   O presidente Jair Bolsonaro (Foto) esteve, na sexta-feira (26), na cidade de Penaforte, no Ceará. Ele inaugurou um trecho do Eixo Norte da obra de transposição do Rio São Francisco. Após a abertura da comporta, a água que já abastecia o Reservatório dos Milagres, em Pernambuco, passou a chegar ao Reservatório Jati, no Ceará. A expectativa é que também abasteça os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Somando os Eixos Norte e Leste da obra de transposição, que tem mais de 90% do projeto concluído, o Rio São Francisco passou a percorrer 477 quilômetros. A estimativa é de que, quando o projeto estiver totalmente pronto, 12 milhões de pessoas de 390 municípios serão beneficiadas.   

GOVERNO COMEÇA NOVOS PAGAMENTOS DO "AUXÍLIO EMERGENCIAL

   O Ministério da Cidadania deu início, no sábado (27), ao pagamento de novos lotes do benefício que visa dar suporte econômico a trabalhadores e desempregados durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 1,1 milhão de pessoas receberão a primeira parcela (Cadastradas entre 27 de maio e 16 de junho), 8,7 milhões receberão a segunda (Pessoas que receberam a primeira entre 16 e 29 de maio) e 31 milhões terão a terceira parcela (beneficiários que tiveram a segunda entre 20 e 26 de maio). Todos os grupos são de pessoas inscritas pelo CadÚnico, site e aplicativo do "Auxílio Emergencial". Inicialmente, os valores serão depositados nas poupanças digitais, até 4 de julho, e só poderão ser movimentados para pagamentos de contas e compras online, através do aplicativo "Caixa Tem". Os valores serão liberados para saques e transferências entre 18 de julho e 19 de setembro. O prazo de inscrição para o "AE" termina no dia 2 de julho.      

Fontes: Uol, G1.
Fotos: Fernando Ferry (Reprodução / TV Globo); Márcia Oliveira Aguiar (Reprodução); Carlos Alberto Decotelli da Silva (Divulgação); Jair Bolsonaro (Alan Santos /PR).

Comentários