TOP SEVEN (12 a 18 de Abril)



PRIMEIRO-MINISTRO RECEBE ALTA NO REINO UNIDO

   Depois de quase uma semana internado, Boris Johnson (Foto) recebeu alta médica no domingo (12). O primeiro-ministro britânico havia dado entrada no Hospital St Thomas, dias após confirmar que tinha sido infectado pelo novo coronavírus. As complicações da doença levaram Johnson para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou por três dias. Após deixar o hospital, o político retornou para sua residência em Londres, onde continuou o processo de recuperação. A pedido da equipe médica, ele só deve voltar ao trabalho quando estiver curado. Boris agradeceu a equipe do NHS (Serviço médico britânico) por ter salvado sua vida. No país, mais de 15 mil pessoas perderam a vida devido a covid-19. O país tem cerca de 115 mil infectados.

MORAES MOREIRA MORRE AOS 72 ANOS NO RJ

   O corpo do cantor baiano foi encontrado na manhã da segunda-feira (13), em sua casa, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do músico, horas depois. O artista sofreu um infarto agudo do miocárdio. Antônio Carlos Moreira Pires (Foto) nasceu na cidade de Ituaçu, em 8 de julho de 1947, e se interessou pela arte ainda na infância. Entrou para o Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia aos 19 anos. Em 1968 estreou profissionalmente na música, com o espetáculo "Desembarque do Bichos após o Dilúvio Universal". Ele foi o embrião do grupo "Novos Baianos", que foi composto por Moreira, Pepeu Gomes, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo (Hoje Baby do Brasil). Na banda, o cantor ficou do lançamento, em 1969, a 1975, quando seguiu para a carreira solo. Em toda a trajetória, foram cerca de 60 discos gravados. Moraes também foi o primeiro cantor a puxar um trio elétrico. O velório aconteceu no Cemitério da Penitência, na terça-feira, e foi restrito aos familiares e amigos, em função da pandemia do coronavírus.

FMI PREVÊ QUEDA DA ECONOMIA BRASILEIRA

   O programa "Panorama Econômico Mundial" foi apresentado pelo Fundo Monetário Mundial na terça-feira (14). O relatório fez uma estimativa alarmante sobre a economia do Brasil em 2020. De um crescimento de 2,2% neste ano, previsto em janeiro, a estimativa agora é de queda de 5,3%. A retração será uma das consequências da pandemia do coronavírus no país. Ainda de acordo com o FMI, a economia mundial deve cair 3%. A projeção anterior era de crescimento de 3,3%. O documento do Fundo Monetário segue o que o Banco Mundial havia publicado dois dias antes: Queda de aproximadamente 5% na economia do país, o que representa a maior retração em quase 60 anos. Já o Ministério da Economia afirma que trabalha com uma queda de 4%. Em relação ao desemprego, a estimativa do FMI é que a taxa chegue a 14,7% nesse ano e tenha uma pequena queda em 2021: 13,5%.

STF JULGA MP DO PODER DE DECISÃO SOBRE A PANDEMIA

   A sessão do Supremo Tribunal Federal aconteceu na quarta-feira (15) e foi a primeira realizada por videoconferência na história da Suprema Corte. Nove ministros analisaram a Medida Provisória 926, editada por Jair Bolsonaro, que concentrava no Governo Federal o poder de decisão sobre medidas de controle da pandemia de coronavírus, como isolamento, quarentena, restrição de locomoção por rodovias, portos e aeroportos e a interdição de atividades e serviços essenciais. Por unanimidade, os nove magistrados que participaram do julgamento defenderam a atribuição de estados e municípios para decretação de medidas de interesse local. Para a maioria, o governo federal só pode classificar como "essencial" a atividade que for de interesse nacional. Alexandre de Moraes destacou que eventuais excessos cometidos devem ser discutidos pelo Judiciário. Luis Roberto Barroso e Celso de Melo não participaram da sessão virtual.

MANDETTA DEIXA O MINISTÉRIO DA SAÚDE   

   O presidente Jair Bolsonaro demitiu na tarde da quinta-feira (16) Luiz Henrique Mandetta (Foto). O anúncio foi feito pelo próprio ex-ministro em uma rede social e confirmado minutos depois em uma entrevista coletiva. O descompasso entre Mandetta e Bolsonaro já era visível desde o início da pandemia. Na medida em que Mandetta defendia o isolamento horizontal (Mais amplo), Bolsonaro insistia no vertical (Isolando apenas idosos e infectados), para preservar a economia. Enquanto um destacava o afastamento, sem toques ou contatos próximos, o outro fazia o contrário em suas aparições públicas. O estopim, no entanto, foi uma entrevista dada por Mandetta a Rede Globo no último domingo. No dia seguinte a demissão, o ex-ministro participou da posse do novo titular da pasta, o oncologista Nelson Teich. No mesmo dia, uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que 64% dos 1.606 entrevistados reprovaram a decisão de Bolsonaro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

"QUARENTENA É PRORROGADA EM PE

   O governo de Pernambuco confirmou, na sexta-feira (17), a prorrogação das medidas restritivas contra a pandemia de coronavírus até 30 de abril. A expectativa anterior era de que o comércio e outras atividades consideradas "não essenciais" retomassem as atividades no próximo dia 22, mas o aumento no número de casos e mortes pela covid-19 mudou os planos da equipe de governo. As orientações de isolamento social no estado têm seguido as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seguirão abertos os comércios relacionados a alimentação, farmácias, depósitos de água e gás, serviços de água, energia e internet, além de casas de ração animal. Ainda na sexta, foram confirmados 323 novos casos da doença e 26 novos óbitos em um período de 24 horas. No total, Pernambuco tem 2.193 casos confirmados e 205 mortes (O maior número da Região Nordeste) causadas pelo novo coronavírus. 

INTERNOS CAUSAM MOTIM EM CENTRO DE MENORES NO RJ

   O Centro de Socioeducação Dom Bosco registrou um princípio de rebelião em sua unidade na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, nesse sábado (18). A Polícia Militar foi acionada para conter os menores, que haviam tomado as galerias após uma confusão. Um agente acabou ferido durante o motim. Ao chegar no Centro, os agentes do 17º BPM encontraram um grupo de 100 internos nos telhados (Foto). Segundo o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), gestora do Centro, os menores ainda queimaram colchões, quebraram grades e arrancaram portas. Um grupo tentou fugir pelos fundos da unidade, mas sem sucesso. O fim do motim foi negociado pelo Grupamento de Ações Rápidas (GAR) e por agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Nenhum interno ficou ferido.

Fontes: O Globo, G1, IG, Uol e NE10.
Fotos: Boris Johnson (AFP); Moraes Moreira (Reprodução); Luiz Henrique Mandetta (Adriano Machado / Reuters); Motim no Rio de Janeiro (Reprodução / TV Globo).

Comentários