TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (17 a 23 de Novembro)

BRASIL É TETRACAMPEÃO NO MUNDIAL DE SUB-17

   A final da Copa do Mundo de Futebol Sub-17 aconteceu na noite do domingo (17), no estádio Walmir Campelo Bezerra, o "Bezerrão", em Brasília. Brasil e México fizeram uma partida disputada, com uma leve vantagem dos mexicanos no primeiro tempo. Na segunda etapa, os brasileiros foram para o ataque. Ainda assim, sofreram o baque do primeiro gol do México, aos 20 minutos, marcado por Gonzáles, após receber cruzamento de Pizzuto. Com a ajuda do árbitro de vídeo, uma penalidade máxima foi cobrada a favor do Brasil. Kaio Jorge bateu e deixou tudo igual aos 38 minutos. Já nos acréscimos, aos 47, Lázaro recebeu de Yan Couto e sacramentou o quarto título dos brasileiros (Foto). O Brasil já havia vencido o Mundial Sub-17 em 1997, 1999 e 2003.

MANDATO DE PREFEITO É CASSADO EM CAMARAGIBE

   A Câmara Municipal da cidade aprovou, na segunda-feira (18), o impeachment de prefeito afastado Demóstenes Meira (PTB). A cassação foi aprovada por 11 votos a 0, com 2 abstenções. A sessão, conduzida pelo presidente da casa, o vereador Antônio Oliveira (PP), foi tumultuada, principalmente entre os simpatizantes e opositores do ex-prefeito. Meira está preso desde junho desse ano, quando foi alvo da operação "Harpalo, da Polícia Civil, que apurava fraudes na licitação para a reforma do prédio da prefeitura. Desde o afastamento, o município está sendo gerido pela vice-prefeita, Nadegi Queiroz (DC), com quem Demóstenes teve rusgas ainda no início do mandato. Haviam nove acusações contra Meira. Na primeira, por quebra de decoro, auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acusaram o então prefeito não permitir uma vistoria na sede da prefeitura em agosto de 2018. Ele ainda teria amassado e rasgado o ofício da Corte.

EX-PRESIDENTE DO PARAGUAI É ALVO DA "LAVA JATO"

   A operação da Força-Tarefa da "Lava Jato" aconteceu na terça-feira (19) e foi coordenada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal. Denominada "Patron" o desdobramento investiga o grupo que deu suporte a fuga e ocultação de bens de Dario Messer, o "Doleiro dos Doleiros". 'Patron" era a forma como Messer se referia ao ex-presidente do Paraguai, Horácio Cartes, que também foi alvo da operação. As diligências aconteceram em São Paulo, Mato Grosso, no Rio de Janeiro e na fronteira com o Paraguai. No total, foram expedidos 37 mandados judiciais pela 7ª Vara Criminal Federal do RJ, sendo 16 de prisão preventiva, três temporárias e 18 de busca e apreensão. Segundo a PF, os alvos que residem no Paraguai e Estados Unidos terão os nomes incluídos no sistema de "Difusão Vermelha" da Interpol. As investigações apontam que Messer ocultou 20 milhões de dólares. Os valores foram alocados em bancos, casas de câmbio e contas de doleiros, empresários, políticos e advogados. Na sexta-feira, a Justiça negou o habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente.

PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA AVANÇA NO CONGRESSO

   Os membros da Comissão de Constituição de Justiça aprovaram, na quarta-feira (20), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que permite a prisão após condenação em segunda instância. O placar foi de 50 a 12 pela admissibilidade do projeto, que segue agora para uma Comissão Especial antes de ir para a votação no plenário da Câmara dos Deputados, onde será analisado em dois turnos. O mesmo rito acontecerá no Senado caso a PEC 199 avance. A aprovação na CCJ aconteceu quase duas semanas após os ministros do Supremo Tribunal Federal decidirem que um condenado só pode começar a cumprir pena após o "trânsito em julgado" (Quando todos os recursos foram esgotados). O entendimento fez com que milhares de presos deixassem presídios em todo o país.

PARTIDO DE JAIR BOLSONARO É LANÇADO NO DF

   A cerimônia de lançamento do partido "Aliança Pelo Brasil" foi realizada na quinta-feira (21), em Brasília (Foto). A sigla tem 38 como número oficial e é liderada por Jair Bolsonaro, que havia assinado sua desfiliação do PSL dois dias antes. A saída do presidente do antigo partido aconteceu após uma série de desentendimentos, inclusive, com o líder da legenda, Luciano Bivar. As acusações de candidaturas laranjas no PSL deram início ao desgaste entre as partes. Estima-se que cerca de 30 parlamentares do partido sigam Jair Bolsonaro. Apesar da primeira convenção, o "Aliança" ainda não está oficializado. Para que isso aconteça, será necessária a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que só deverá ocorrer se a nova legenda conseguir reunir 492 mil assinaturas de eleitores. O presidente corre contra o tempo para que o "Aliança..." já possa participar das eleições de 2020. Eles devem entregar o Estatuto até seis meses antes do pleito, que acontecerá em 4 de outubro do ano que vem.

GUGU LIBERATO MORRE AOS 60 ANOS NOS EUA

   A morte de Gugu (Foto) foi confirmada, na noite da sexta-feira (22), pela assessoria de imprensa do apresentador. Ele havia sofrido um acidente doméstico, dois dias antes, quando mexia no condicionador de ar da sua casa, na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. O apresentador caiu de uma altura de aproximadamente 4 metros e bateu com a cabeça em um móvel. Socorrido para o Hospital Orlando Health, o comunicador ficou por cerca de 48 horas em observação na UTI, até a morte encefálica ser constatada. Os familiares de Gugu optaram pela doação dos órgãos e o falecimento do apresentador causou comoção em todo o país. Nascido em 10 de abril de 1959 e batizado como Antônio Augusto de Moraes Liberato, Gugu começou ainda adolescente na televisão. Iniciando como assistente de produção, o ídolo passou por várias funções até se tornar apresentador. No SBT, estreou em 1981 e comandou sucessos como "Viva a Noite", "Sabadão Sertanejo" e "Domingo Legal". Em 2009 migrou para a RecordTV, onde ao longo de uma década apresentou as atrações "Programa do Gugu", "Gugu", e os realitys shows "Power Couple" e "Canta Comigo", ainda em exibição. Não há informações sobre o traslado, velório e enterro do corpo do apresentador.

FLAMENGO CONQUISTA BICAMPEONATO NA LIBERTADORES

   A equipe carioca enfrentou o River Plate, na tarde do sábado (23), no estádio Monumental de Lima, no Peru. Antes da bola rolar, artistas brasileiros e argentinos se apresentaram em um palco montado no campo. Entre os nomes, estiveram Anitta e Gabriel, o Pensador. Após o show de encerramento da sexagésima edição da competição, Flamengo e River deram início ao confronto final. Disputada desde o princípio, a partida ganhou mais emoção quando Borré abriu o placar para o River aos 14 minutos. O Flamengo pouco fez para empatar e terminou o primeiro tempo em desvantagem. No segundo tempo, a equipe carioca teve uma excelente oportunidade de gol aos 11 minutos. Uma confusão na pequena área quase deixou tudo igual. Para surpresa geral, os gols flamenguistas saíram no fim da etapa. Gabigol marcou aos 43 minutos e ampliou aos 46, sacramentando a vitória. O atacante, inclusive, foi o artilheiro da competição, balançando a rede por nove vezes. Já o Flamengo, levantou a segunda taça na Libertadores após 38 anos do primeiro título (Foto). 

Fontes: Ig, NE10, Isto É, Terra, G1.
Fotos: Seleção Brasileira Sub-17 (Alexandre Loureiro / CBF); Jair Bolsonaro (Reprodução / YouTube / Canal Terça Livre TV); Augusto Liberato (Divulgação / RecordTV); Flamengo (Reuters).

Comentários