TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (22 a 28 de Setembro)

MORRE SEGUNDO POLICIAL EM 24 HORAS NO RJ

   Fellipe Brasileiro Pinheiro (Foto) morreu, na madrugada do domingo (22), no Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O policial de 34 anos foi baleado durante uma operação no Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade. A ação, realizada quatro dias antes, visava retirar um posto de policiamento da região. A corporação lamentou a morte do PM, integrante do Grupo de Intervenção Tática da Unidade de Polícia Pacificadora do Alemão. A morte de Fellipe foi a segunda em menos de 24 horas. Na tarde do sábado, o policial Leandro de Oliveira Silva, de 39 anos, morreu ao ser baleado na cabeça. Ele abordou dois homens em uma motocicleta roubada em Benfica, também na Zona Norte do Rio. Leandro foi levado ao Hospital Salgado Filho, onde morreu. Só em 2019, 44 policiais foram mortos no estado.

MESSI É ELEITO MELHOR DO MUNDO PELA SEXTA VEZ

   A premiação da Fifa, para os melhores da temporada 2018/2019, aconteceu na segunda-feira (23) e consagrou Lionel Messi (Foto) como o melhor jogador do mundo pela sexta vez. O argentino disputava a bola de ouro com Cristiano Ronaldo, do Juventus, e Virgil Van Djik, do Liverpool. Messi já havia levado a bola dourada em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. Entre as mulheres, a bola de ouro ficou com Megan Rapinoe (Foto), que defendeu a seleção norte-americana, vencedora do Mundial de Futebol Feminino desse ano. Dois brasileiro levaram prêmios: Alisson, como melhor goleiro, e Silvia Grecco, de melhor fã. Uma reportagem exibida na televisão mostrou a brasileira narrando jogos do Palmeiras para o filho Nikollas, deficiente visual. O discurso de Silvia foi aplaudido de pé pelo público presente no Teatro alla Scala, de Milão, na Itália.

BOLSONARO ESTREIA NA ASSEMBLEIA DA ONU

   O presidente brasileiro abriu, como já é tradição, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na terça-feira (24). Em seu discurso, Jair Bolsonaro (Foto) afirmou que sua chegada ao poder "salvou o Brasil do socialismo". Com relação a Amazônia, o presidente negou que o Bioma esteja sendo devastado. Sobre o assunto, Bolsonaro ainda disse ser "uma falácia que a Amazônia era um patrimônio da humanidade". O pronunciamento de aproximadamente 30 minutos foi acompanhado por cerca de 150 chefes de Estado. O presidente reafirmou sua posição contra a criminalidade, atacou a imprensa e convidou os ouvintes a visitar o Brasil. O discurso dividiu opiniões entre apoiadores e opositores. O presidente retornou ao país na quarta-feira.

NOVO PGR É APROVADO PELO SENADO NO DF

   Augusto Aras (Foto) passou pelo trâmite no Senado e foi aprovado como o novo Procurador-Geral da República, na quarta-feira (25), em Brasília. Pela manhã, o indicado de Jair Bolsonaro passou por mais de cinco horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça da casa. Na sequência, os integrantes da CCJ realizaram a votação e Aras foi aprovado com tranquilidade (23 votos favoráveis e 3 contra). Durante a tarde, a indicação foi apreciada no plenário do Senado. Em votação secreta, o placar foi de 68 votos a favor, 10 contra e 1 abstenção. Dois senadores faltaram a sessão. Para ser aprovado, Augusto Aras precisava de pelo menos 41 votos. Entre suas afirmações, Aras disse que, sob seu comando, a PGR será independente. Ele elogiou a operação "Lava Jato", mas disse que será preciso realizar alguns ajustes. A posse do sucessor de Raquel Dodge aconteceu na quinta-feira.

JACQUES CHIRAC MORRE NA FRANÇA

   O ex-presidente francês morreu aos 86 anos, na manhã da quinta-feira (26), em sua casa, na cidade de Paris. A causa da morte não foi revelada. Jacques Chirac (Foto) sofria de problemas neurológicos desde que sofreu um derrame, em 2005, e raramente aparecia em público. Após o anúncio da morte, a Assembleia Nacional da França fez um minuto de silêncio. O atual presidente do país, Emmanuel Macron, também expressou pesar. Chirac nasceu em 1932, em Paris. Na política, foi prefeito da cidade natal, ministro em várias ocasiões, primeiro-ministro e o Chefe de Estado mais longevo da França, ficando no poder de 1995 a 2007. Também foi fundador e líder do partido Reunião Pela República (RPR). O político foi casado e teve três filhas, sendo uma adotada.

PF DEFLAGRA 66ª FASE DA "LAVA JATO"

   Os alvos da operação "Alerta Mínimo" são funcionários do Banco do Brasil e doleiros. Agentes da Polícia Federal cumpriram, na sexta-feira (27), seis mandados de busca e apreensão em São Paulo e um em Natal, no Rio Grande do Norte. As diligências aconteceram nas residências dos investigados e em uma casa de câmbio. Segundo o Ministério Público Federal, três gerentes e um ex-gerente do BB atuaram para facilitar crimes de lavagem de dinheiro, entre os anos de 2011 e 2014, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 200 milhões. O dinheiro era utilizado por empresas contratadas pela Petrobras para pagamento de propinas a agentes públicos. No esquema, as empresas abriam contas de forma irregular, enquanto os funcionários recebiam comissões dos operadores. Os funcionários são vinculados a três agências do estado de São Paulo. A própria instituição tem contribuído, fornecendo informações de uma investigação interna.

ACIDENTE ENTRE VLTS DEIXA FERIDOS NO CE

   O choque entre duas composições do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na manhã do sábado (28), deixou 37 pessoas feridas na cidade de Fortaleza, no Ceará. O acidente aconteceu por volta do meio-dia, quando um dos trens descarrilou e bateu de frente com outro, que viajava no sentido contrário. O trecho do trilho onde ocorreu a colisão fica sobre o cruzamento da Avenida Aguanambi com a Rua Bartolomeu Gusmão. Os dois maquinistas dos veículos ficaram presos às ferragens e foram retirados pelo Corpo de Bombeiros. Alguns dos feridos, incluindo dois com gravidade, foram levados para hospitais e Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) da região.  

Fontes: G1, Veja, El País, Ig.
Fotos: Fellipe Brasileiro Pinheiro (Reprodução / Facebook); Lionel Messi e Megan Rapinoe (Getty Images); Jair Bolsonaro (Don Emmert / AFP); Augusto Aras (Marcelo Carvalho / Agência Brasil); Jacques Chirac (Sean Gallup / Getty Images).

Comentários