TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (25 a 31 de Agosto)

ESCRITORA FERNANDA YOUNG MORRE EM MG

   A também atriz, roteirista e apresentadora de televisão morreu, no domingo (25), no sítio da família em Gonçalves, cidade de Minas Gerais. Ela, que tinha 49 anos, sofreu uma parada cardíaca após uma crise de asma. Fernanda Young (Foto) se tornou conhecida na literatura, estreando com o romance "Vergonha dos Pés", publicado em 1996. Lançou outras três obras antes de emplacar seu maior sucesso como roteirista. A série "Os Normais" estreou na Rede Globo em 2001 e ficou no ar até 2003, também rendendo dois longas-metragens. Simultaneamente foi uma das apresentadoras do programa "Saia Justa", no canal GNT. Na mesma emissora comandou o programa de entrevistas "Irritando Fernanda Young", de 2006 a 2010. Nos anos seguintes retornou a produção de séries, sendo indicada ao Emmy por duas vezes. Seu mais recente trabalho foi "Shippados", série produzida para a plataforma de streaming Globoplay. O corpo de Young foi enterrado no Cemitério de Congonhas, em São Paulo. Ela era casada e tinha quatro filhos.


G7 FECHA ACORDO PARA AJUDAR FLORESTA AMAZÔNICA

   O grupo das sete maiores economias do mundo aprovou, na segunda-feira (26), a liberação de 20 milhões de euros para ajudar a Amazônia. O valor, que é o equivalente a R$ 91 milhões, deverá ser usado no envio de aviões para combater as chamas na região, que virou um dos principais assuntos na reunião de cúpula do G7 (Foto), ocorrido por três dias em Biarritz, na França. Os líderes também anunciaram o apoio ao plano de reflorestamento de médio prazo que será apresentado pela Organização das Nações Unidas em setembro. O acordo foi fechado durante a sessão sobre biodiversidade. O presidente Donald Trump não participou, devido a reuniões bilaterais agendadas para o mesmo horário. O francês Emmanuel Macron, porém, afirmou que o líder norte-americano estava de acordo com a ajuda. O governo brasileiro chegou a negar a ajuda, mas voltou atrás. Bolsonaro afirmou que só aceitaria o dinheiro se Macron pedisse desculpas por ter dito que ele não se importava com o problema da Amazônia.

 GOVERNO E ESTADOS DA "AMAZÔNIA LEGAL" SE REÚNEM EM BRASÍLIA

   O presidente Jair Bolsonaro, sete ministros, quatro assessores e os nove governadores dos estados que integram a "Amazônia Legal" estiveram na reunião que aconteceu em Brasília, na manhã da terça-feira (27). Foram cerca de 2 horas e meia de debates sobre os incêndios que ocorrem na região amazônica. A ideia central era discutir soluções para as queimadas, que já tinham atingido a marca de 80 mil focos. De concreto, ficou a promessa de um pacote de mudanças legislativas que deverá ser enviado para a Câmara dos Deputados até a próxima semana. A reunião foi transmitida ao vivo pela tv estatal e pelas redes sociais do Palácio do Planalto e do próprio Bolsonaro. Enquanto os governadores reclamaram da falta de projetos contra a grilagem e de inclusão dos povos indígenas nos planos federais, o presidente voltou a criticar o presidente francês Emmanuel Macron, se dizendo contra a internacionalização da floresta. Uma nova reunião entre os governadores e ministros será marcada nos próximos dias.

IBGE: POPULAÇÃO DO BRASIL VAI A 210 MILHÕES

   Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, divulgadas no Diário Oficial da União da quarta-feira (28), apontam que a população do Brasil aumentou 0,79%. Dos 208,5 milhões de pessoas em 2018, a estimativa do número de habitantes saltou para 210,1 milhões no período compreendido até 1º de julho desse ano. Dos 26 estados, além do Distrito Federal, e 5.570 municípios analisados, Roraima foi o estado que registrou o maior crescimento: 5,1% (De 576,5 mil habitantes em 2018 para 605,7 mil em 2019). Já a capital, Boa Vista, foi a cidade com maior aumento populacional: 6,35%. Ainda assim, o estado segue sendo o menos populoso do Brasil. São Paulo é o líder: São 45,9 milhões de habitantes, o que corresponde a 21,9% da população do país. Os dados da estimativa populacional ajudam o Tribunal de Contas da União nos cálculos do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de serem usados como referência para indicadores sociais, demográficos e econômicos.

GOVERNO FEDERAL LANÇA PROGRAMA CONTRA VIOLÊNCIA

   A cerimônia de lançamento do programa "Em Frente, Brasil" aconteceu, na tarde da quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto). O objetivo da proposta é combater os crimes violentos no país implementando soluções customizadas às realidades regionais. A ideia é aliar medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas. O projeto-piloto já teve início com o envio de equipes da Força Nacional para cinco cidades de cada região: Ananindeua, no Pará (Norte); Cariacica, no Espírito Santo (Sudeste); Goiânia, em Goiás (Centro-Oeste); São José do Pinhais, no Paraná (Sul) e Paulista, em Pernambuco (Nordeste). O lançamento contou com as presenças do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

IBGE: TAXA DE DESEMPREGO CAI NO BRASIL

   Dados divulgados, na sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostraram que a taxa de desemprego no Brasil foi de 11,8%, considerando o trimestre concluído em julho desse ano. O índice é inferior ao apontado no trimestre anterior, de 12,5%. No mesmo período do ano passado, a taxa de pessoas sem emprego formal havia sido de 12,3%. Ainda assim, o número de pessoas desempregadas está na casa dos doze milhões (12,6 milhões, mais precisamente). Os dados do IBGE fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, O Pnad. Na comparação com o trimestre anterior, 609 mil pessoas deixaram a condição de desempregados. O que também aumentou foi a taxa dos trabalhadores por conta própria, inclusive, batendo a série histórica, iniciada em 2012. No total, foram 24,2 milhões de pessoas, representando alta de 1,4% em relação ao trimestre anterior e 5,2% na comparação com o mesmo período de 2018. O total de pessoas ocupadas foi de 93,6 milhões.

TORCEDOR CAI DE ARQUIBANCADA DURANTE JOGO EM SP

   Iago de Melo Rios, de 23 anos, despencou de uma arquibancada, na manhã do sábado (23), durante uma partida entre São Paulo e Grêmio, no estádio do Morumbi, na capital paulista. Ele estava no anel superior (O mais alto do estádio) quando caiu, atingindo Giovana Santos Araújo, de 13 anos, que estava no primeiro anel. Ambos receberam os primeiros socorros ainda no campo, pela equipe médica do estádio. Na sequência, eles foram levados para hospitais da região. Tanto Iago, levado ao hospital do Campo Limpo, como Giovana, encaminhada ao hospital Next, estavam conscientes. Segundo o São Paulo, o torcedor havia subido no parapeito que protege a arquibancada e se desequilibrou. O acidente foi idêntico ao que aconteceu em 2017, em que um torcedor caiu do mesmo anel, a uma altura de 25 metros, e acabou morrendo.  

Fontes: Uol, R7, El País, Examem Globo Esporte.
Fotos: Fernanda Young (Divulgação); Reunião Cúpula G7 (Reuters); Cerimônia do Programa "Em Frente, Brasil" (Valter Campanato / Agência Brasil).

Comentários