TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (7 a 13 de Julho)

ESTADOS UNIDOS VENCEM MUNDIAL FEMININO DE FUTEBOL

   A seleção norte-americana venceu a equipe holandesa, no domingo (7), e se sagrou tetra campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na França (Foto). A partida aconteceu no Stade de Lyon e foi pegado desde o início. Estreante em uma final, a Holanda conseguiu frear os ataques dos Estados Unidos no primeiro tempo. Na segunda etapa, uma falta dura da holandesa Van der Gragt em Morgam resultou em Pênalti para as americanas. A capitã da equipe, Megan Rapinoe, converteu e abriu o placar. Minutos depois foi a vez de Lavelle aproveitar o contra-ataque e ampliar. Com o placar de 2 a 0, os Estados Unidos conquistaram o título mundial pela segunda vez consecutiva (Já haviam levantado o troféu em 1991, 1999 e 2015). A equipe desfilou em carro aberto, pelas ruas de Nova York, na quarta-feira. 

CORPO DE JOÃO GILBERTO É VELADO E ENTERRADO NO RJ

   O velório do cantor e compositor João Gilberto (Foto) foi realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na segunda-feira (8). Após a cerimônia, que foi aberta ao público, o corpo foi levado para Niterói, onde foi enterrado no cemitério Parque da Colina. João vivia recluso em seu apartamento no bairro do Leblon, onde morreu na tarde do sábado de causas não reveladas. Nos últimos anos de vida, o cantor convivia com problemas de saúde e problemas familiares envolvendo dois dos seus filhos, João Marcelo e Bebel Gilberto, que chegou a interditar o pai judicialmente. Gilberto ainda deixou uma terceira filha, Luisa. Nascido em Juazeiro, na Bahia, em 1931, o cantor ficou mundialmente conhecido como o "Pai da Bossa Nova". O movimento surgiu com os três primeiros discos do artista: Chega de Saudade (1958), O Amor, o Sorriso e a Flor (1962) e Getz/Gilberto (1964). Passou pelos maiores palcos do mundo e recebeu o Grammy (Maior prêmio da música) em duas ocasiões: 1965 e 2001.

GOVERNO EXONERA MINISTROS PARA VOTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA

   O Diário Oficial da União (DOU) publicou, na terça-feira (9), as exonerações dos ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo. Eles retomaram os mandatos parlamentares para participarem da votação da Reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados. O projeto começou a ser discutido no plenário com a expectativa de ser votado nos dois turnos necessários durante a semana. Um dia antes, o Governo Federal liberou cerca de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares vinculadas a área da saúde. Os recursos ajudarão prefeitos de municípios de 25 estados no custeamento de serviços de assistência básica e de média e alta complexidade. A votação em primeiro turno aconteceu na noite da quarta-feira. O resultado final foi de 379 votos a favor e 131 votos contrários à reforma. A votação do texto foi seguida da análise de destaques (Alterações no projeto principal). O trabalho foi concluído na madrugada do sábado. A reforma deverá ser votada em segundo turno na casa, após o recesso parlamentar, antes de seguir para o Senado.

PAULO HENRIQUE AMORIM MORRE NO RJ

   O jornalista de 76 anos morreu, na madrugada da quarta-feira (10), em sua casa no Rio de Janeiro. Paulo Henrique Amorim (Foto) havia voltado de um jantar com amigos quando passou mal. Ele não resistiu a um infarto fulminante. Amorim começou a carreira no jornal "A Noite", em 1961. Na sequência, trabalhou nas revistas "Realidade" e "Veja", onde recebeu o "Prêmio Esso", na categoria informação econômica, pela reportagem intitulada "A Renda dos Brasileiros". Na tv, passou pelas emissoras Manchete, Globo, Band e Cultura. Paulo Henrique Amorim trabalhava na RecordTV desde 2003 e apresentava o programa "Domingo Espetacular" nas noites de domingo. Ele também mantinha o blog "Conversa Afiada", em que falava sobre política e economia. Controverso, foi condenado em duas ocasiões por farpas destinadas aos jornalistas Merval e Heraldo Pereira. O velório ocorreu na quinta-feira na Associação Brasileira de Imprensa, no centro do Rio. O corpo foi cremado no Cemitério do Caju. Amorim deixou a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro, uma filha e duas netas.

BARRAGEM SE ROMPE E ÁGUA INVADE CIDADES DA BA

   Construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a barragem de Quati se rompeu na quinta-feira (11), na cidade de Pedro Alexandre, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, na Bahia. As águas atingiram cidades e desalojaram cerca de 100 famílias que viviam nas margens dos rios próximos. A prefeitura da cidade decretou situação de emergência e calamidade pública. Não houve registros de mortos ou feridos no acidente, que foi causado pelas fortes chuvas que caíram na região. O município de Coronel João Sá foi o mais atingido devido a baixa altitude. Homens da Defesa Civil deram suporte aos moradores das cidades. Os desabrigados foram levados para prédios públicos.

GOVERNO REVISA PREVISÃO DO PIB EM 2019

   O Ministério da Economia anunciou, na sexta-feira (12), uma nova redução na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto em 2019. Segundo os dados, a expectativa é que o PIB cresça 0,81%. Esse é o terceiro corte na projeção da soma de riquezas e serviços produzidos no país em 2019. O ano começou com a expectativa de um crescimento de 2,5%. Em março, houve a primeira queda: 2,2%. Uma nova redução aconteceu em maio, caindo para 1,6%. A previsão de inflação também foi revisada e teve queda de 4,1% para 3,8%. O documento do Ministério da Economia apontou, com base nos indicadores do segundo trimestre deste ano, que a recuperação econômica do Brasil continua lenta. Ele também mostrou que a reforma da previdência poderá ter papel fundamental na retomada do crescimento.

BERRY VIRA E "DESVIRA" FURACÃO NOS EUA

   Classificado como furacão de categoria 1 (De uma escala que vai até 5), na manhã do sábado (14), "Berry" foi reclassificado como "tempestade tropical" ao atingir a costa da Louisiana, nos Estados Unidos. Além de diminuir a intensidade, os ventos, que chegaram a 120 quilômetros por hora, mudaram de direção. A expectativa do Centro Nacional de Furacões (NHC) é que a tempestade siga perdendo força conforme se mova. Ao longo do dia, companhias aéreas cancelaram voos e barragens foram montadas para evitar inundações. Apesar dos riscos devido aos ventos terem sido afastados, ainda há preocupação das autoridades com relação às enchentes causadas pelas chuvas nas áreas costeiras do sul dos Estados Unidos.     

Fontes: Uol, O Globo, G1.
Fotos: Seleção Feminina dos Estados Unidos (Franck Fife / AFP); João Gilberto (Ari Versiani / AFP); Paulo Henrique Amorim (Divulgação / RecordTV).

Comentários