TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (14 a 20 de Julho)

FAMÍLIA É ENCONTRADA MORTA EM SP

   A tragédia aconteceu em um apartamento de Santo André, no ABC Paulista. Os corpos de dois adultos, uma adolescente e uma criança de 3 anos foram encontrados, no domingo (14),  já sem vida, por outra filha do casal, que morava no mesmo prédio. A Polícia esteve no local e não constatou vestígios de arrombamento ou violência. No entanto, foi observado que a residência não tinha chaminé e as janelas estavam todas fechadas. A família havia acabado de voltar de uma viagem a Disney, dois dias antes, e as malas ainda não haviam sido desfeitas, o que levantou a tese de que as mortes ocorreram, ao mesmo tempo, entre a sexta-feira e o sábado. A perícia preliminar apontou que as mortes ocorreram por asfixia através da inalação de monóxido de carbono, resultante da queima do gás utilizado no aquecedor. O laudo final deve confirmar as causas das mortes. 

TOFFOLI SUSPENDE PROCESSO CONTRA FILHO DE BOLSONARO



   O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, suspendeu todos os processos em que dados de investigados, oriundos da Receita Federal, do Conselho de Controles de Atividades Econômicos e Banco Central, foram compartilhados sem a autorização da Justiça. A informação foi divulgada, na segunda-feira (15), pelo jornal Folha de São Paulo. A decisão era um pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro e deve atingir outros processos da "Lava Jato" no Rio de Janeiro. O filho do presidente é investigado por crimes de lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa, ocorridos no gabinete que ocupou na Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj. Segundo a defesa do senador, o Ministério Público do Rio utilizou dados do Coaf e fez uma devassa nas contas de Flávio sem autorização do judiciário. A suspensão vale até a análise do mérito pela suprema corte, ainda sem data para acontecer.

EX-PRESIDENTE DO PERU É PRESO NOS EUA

   Alejandro Toledo (Foto), que governou o Peru entre os anos de 2001 a 2006, foi preso nos Estados Unidos na terça-feira (16). O governo peruano havia pedido a extradição do ex-presidente para que ele possa responder no país aos processos relacionados a operação "Lava Jato". Toledo é acusado de receber subornos da Odebrecht que somam mais de 20 milhões de dólares. Em troca, a construtora seria beneficiada com a vitória na licitação para as obras da rodovia "Interoceânica", que liga o Peru ao Brasil. O político vive nos Estados Unidos desde 2017 e trabalha como professor visitante da Universidade Stanford, próximo a Califórnia. Apesar de já estar preso, o processo de extradição norte-americana pode levar até um ano. Toledo é acusado de tráfico de influência, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ele nega as acusações, que alega terem motivações políticas. 

MEC LANÇA PROGRAMA PARA DAR SUPORTE AO ENSINO SUPERIOR

   "Future-se" é o nome do programa lançado na quarta-feira (17), pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília (Foto). Com o intuito de reestruturar o financiamento do ensino superior público, a proposta visa ampliar a injeção de capital privado no orçamento das universidades federais. Durante a explanação, Weintraub afirmou que as instituições não pretendem cobrar mensalidades dos alunos, independentemente de faixas de renda. Entre os tópicos do programa, estão a criação de um fundo patrimonial, com doações de empresas e ex-alunos, a concessão de campis e edifícios das universidades a empresas que praticam o "name rights" (Inserção de nomes, como já acontece em casas de shows e estádios de futebol) em troca de verba e a liberação das reitorias para celebrarem parcerias público-privadas. O "Future-se", que se baseia em dispositivos do mercado financeiro, passará por audiência pública, através da internet, antes de começar a receber os pedidos de adesão das universidades.

CERIMÔNIA CELEBRA 200 DIAS DE GOVERNO BOLSONARO

   Membros da equipe de Jair Bolsonaro participaram da cerimônia em comemoração aos 200 dias de governo, na quinta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto). Além de fazer um balanço da gestão, o presidente assinou decretos e anunciou mudanças na Agência Nacional do Cinema (Ancine), cuja base será transferida do Rio de Janeiro para Brasília. Ele aproveitou para, novamente, defender a nomeação do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ao cargo de embaixador nos Estados Unidos. Entre os decretos assinados, está o que amplia as restrições para nomeações de cargos em comissões e funções de confiança na administração federal. Outro destaque foi o anúncio da criação do "Conselho Brasil", que terá a função de preparar e acompanhar o processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

EX-GOLEIRO BRUNO DEIXA A PRISÃO EM MG

  Bruno Fernandes deixou o presídio de Varginha, em Minas Gerais, na tarde da sexta-feira (19), após receber o direito de progressão para o regime semiaberto. A decisão foi proferida pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execuções Penais de Varginha. Bruno foi condenado a 20 anos e nove meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver da modelo Eliza Samudio, com quem teve um relacionamento e um filho. A modelo sumiu em 2010, aos 25 anos, quando foi se encontrar com o então goleiro do Flamengo. O corpo jamais apareceu, apesar de depoimentos prestados darem conta de que o homicídio aconteceu. Pela decisão do juiz, Bruno poderá trabalhar durante o dia e voltar a noite para casa, de onde não poderá se ausentar entre 20h e 6h. Ele também está proibido de frequentar bares e boates. 

CHEGADA DO HOMEM A LUA COMPLETA 50 ANOS

   O sábado (20) foi de comemoração para a humanidade. A chegada da primeira missão tripulada à Lua (Foto) completou 50 anos. Para celebrar a data, eventos foram realizados em todo o mundo. No Brasil, o destaque ficou por uma exposição interativa no Planetário do Ibirapuera, em São Paulo. Organizada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, a missão Apollo 11 contou com a participação de três astronautas. Diante de uma plateia de 500 milhões de pessoas, que assistiam a transmissão ao vivo, Neil Armstrong pisou pela primeira vez no satélite terrestre, em 20 de julho de 1969. Além de fincarem a bandeira dos Estados Unidos no solo lunar, os astronautas recolheram fragmentos para estudos ao longo das 21 horas em que estiveram no local. Era a vitória dos nortes-americanos, que travaram uma competição com a União Soviética, pela conquista do espaço. Até 1972, outros 12 astronautas estiveram na Lua. Chineses e europeus têm planos de novas viagens tripuladas nos próximos anos. Já a Nasa prevê a implantação de uma Estação Espacial Internacional para turistas já em 2020.  

Fontes: R7, Terra, Folha de São Paulo, G1, Agência Brasil.
Fotos: Alejandro Toledo (San Mateo County Sheriff's Office / Reuters); Abraham Weintraub (Marcelo Camargo / Agência Brasil); Evento 200 Dias (Rafael Zart /Ascom Ministério da Cidadania); Homem na Lua (Reprodução / Nasa).

Comentários