TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (9 a 15 de Junho)

ATOR E FAMÍLIA SÃO MORTOS POR SOGRO EM SP

   O ator Rafael Miguel (Foto), de 22 anos, o pai, João Alcisio Miguel, e a mãe, Selma Miguel, foram mortos, na tarde do domingo (9), por Paulo Cupertino da Silva, na zona sul de São Paulo. O homem é o pai da namorada do ator, Isabela Tibcherani, e não concordava com o relacionamento do casal, que existia a cerca de 1 ano. No momento do ataque, o ator e a família estavam em uma festa junina próximo a casa de Isabela. Eles haviam dado uma carona a jovem quando foram surpreendidos pelos disparos. Os três morreram na hora. Cupertino fugiu e desde então, a Polícia trabalha nas buscas, com base em um pedido de prisão temporária emitido pela Justiça. Rafael, João e Selma foram enterrados na segunda-feira, também na zona sul de São Paulo. Isabela, a mãe e testemunhas prestaram depoimentos. O homem é descrito como violento e com diversas passagens pela Polícia. Rumores de uma gravidez e de abusos sexuais do pai foram negados por Isabela. O ator começou a carreira na infância, participando de comerciais. Também trabalhou em três novelas, sendo a última, "Chiquititas", exibida pelo SBT.

REPORTAGEM SOBRE MORO INFLAMA OPOSIÇÃO EM BRASÍLIA

   Parlamentares da oposição começaram a se movimentar, na segunda-feira (10), afim de convocar o ministro da Justiça, Sérgio Moro (Foto), para prestar esclarecimentos sobre a reportagem, divulgada um dia antes, pelo site "The Intercepted Brasil". Líderes do PT, PSol, PC do B, entre outros, se reuniram para debater a formatação de requerimentos de intimação do ministro. Segundo a reportagem, Moro orientou as investigações da operação "Lava Jato". Conversas entre ele e Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal, através do aplicativo Telegram, foram divulgadas. As mensagens surgiram dias depois do celular de Moro ser hackeado e apontam para uma "combinação de atuações" entre o então juiz e o procurador, inclusive, envolvendo o processo do triplex do Guarujá, que condenou o ex-presidente Lula. Em nota, ambos os lados rebateram as acusações e lamentaram a divulgação sem informação da fonte ou direito de resposta antes da publicação do material. Outros membros do Judiciário também tiveram telefones hackeados, o que fez a Polícia Federal abrir quatro inquéritos.

CONGRESSO APROVA CRÉDITO EXTRA PARA O GOVERNO FEDERAL

   Em sessão mista da Câmara dos Deputados e Senado, na terça-feira (12), foi aprovado o crédito extra de R$ 248,9 bilhões para que o Governo Federal possa cumprir os pagamentos de despesas correntes. Os parlamentares precisaram correr contra o tempo, já que o PLN 4/19 tinha validade até 15 de junho. Todos os 450 deputados e 61 senadores presentes a sessão autorizaram o Governo a realizar operações de crédito com a verba extra para pagamentos dos aposentados, do Programa Bolsa Família e Plano Safra, além dos benefícios como o BPC, voltados para idosos e deficientes de baixa renda. Desta forma, o governo ganhou a permissão para descumprir a chamada "Regra do Ouro", que é uma norma da Constituição que impede que o governo se endivide para pagar as despesas. Caso Bolsonaro tentasse realizar as operações sem a permissão dos congressistas, poderia ser enquadrado no crime de responsabilidade fiscal, abrindo caminho para um pedido de impeachment. Para conquistar votos da oposição, o governo se comprometeu a liberar recursos para os programas "Minha Casa Minha Vida" e "Farmácia Popular", além de verbas para universidades.

DEFINIDOS ÚLTIMOS DETALHES DO RELATÓRIO FINAL DA PREVIDÊNCIA

   A equipe responsável pela Reforma da Previdência apresentou, na quarta-feira (12), os últimos detalhes do relatório final. Antes do anúncio, o relator da reforma na Comissão Especial, Samuel Moreira (PSDB-SP), se reuniu com membros do Ministério da Economia. Em entrevista coletiva realizada em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que o sistema de capitalização, em que o trabalhador mantém uma poupança própria para assegurar a aposentadoria, será discutida no segundo semestre, após a votação nos plenários da Câmara e do Senado. Estados e Municípios também ficaram de fora da reforma, podendo ser reincluídos futuramente no texto final, caso os governadores consigam convencer as bancadas estaduais a apoiarem a proposta. Outra decisão é reduzir a idade mínima para professores (55 anos para mulheres e 57 para homens). Também ficaram de fora as mudanças na aposentadoria rural e no BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e deficientes carentes, além da Desconstitucionalização da Previdência, que permite futuras mudanças por projeto de lei, diferente da forma atual, por Emenda à Constituição (PEC). A expectativa do presidente da Comissão é uma economia de R$ 850 bi em 10 anos. A leitura na Comissão ocorreu na quinta-feira.

RECIFE TEM DIA DE CAOS POR CAUSA DAS CHUVAS

       A quinta-feira (13) foi tumultuada para a população do Grande Recife da Mata Sul de Pernambuco. Os fortes temporais da madrugada deixaram as principais vias da cidade inundadas, causando congestionamentos por todos os lados. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, choveu, em horas, o previsto para aproximadamente 15 dias, o que corresponde a 186 milímetros de água. Deslizamentos de terra causaram a morte de oito pessoas, sendo uma em Jaboatão dos Guararapes e sete, incluindo seis da mesma família, em Camaragibe (Duas seguem sendo procuradas). No Recife, Mirele Paula da Silva, de 35 anos, morreu ao tentar cruzar um túnel inundado no Pina, na zona sul da cidade. O veículo, que era dirigido pela amiga de Mirele, foi coberto pela água e a jovem acabou se afogando. As outras duas ocupantes do veículo conseguiram sair e serem resgatadas. A motorista não quis fazer o teste do bafômetro. As ocorrências registradas durante o dia também contabilizaram 10 feridos. Na zona da Mata Sul, Rio Formoso foi a cidade mais atingida pelas chuvas, porém, só com registros de danos materiais.

GREVE PARALISA TRANSPORTES E ESCOLAS EM TODO PAÍS

   A mobilização geral contra cortes na educação e a reforma da previdência foi realizada em 189 cidades dos 26 estados e do Distrito Federal, na sexta-feira (14). O ato foi organizado por nove centrais sindicais e teve adesão de 10 categorias, incluindo servidores do transporte, Correios, bancários, entre outros. Além da paralisação parcial de serviços, foram registrados protestos em várias capitais, inclusive, com interdições em vias importantes de algumas cidades. Em São Paulo, algumas estações do metrô foram fechadas, mas os ônibus e trens funcionaram normalmente. Em Minas Gerais, as estações do metrô também fecharam. Na Bahia, o transporte público teve as atividades interrompidas. No Rio de Janeiro, manifestantes fecharam parte da Ponte Rio-Niterói e houve confronto com a Polícia. Apesar disso, o transporte funcionou normalmente. Em São Paulo, 19 pessoas foram presas durante os atos. Universidades federais em todo Brasil também aderiram a paralisação. Em Pernambuco, os ônibus circularam com redução do efetivo. Já o metrô só funcionou em horários de pico. Uma manifestação tomou as ruas do centro da cidade do Recife.

CINEASTA FRANCO ZEFFIRELLI MORRE NA ITÁLIA

   O italiano morreu aos 96 anos, no sábado (15), após uma longa doença que se agravou nos últimos meses, segundo informou a imprensa local com base em informações de familiares. Filho de um comerciante de tecidos com uma designer de moda, Franco Zeffirelli (Foto) perdeu a mãe aos seis anos e foi criado por uma tia.  Na juventude, o cineasta afirmou ter sido abusado por um padre. Começou a carreira nos anos 40. Em seguida, estreou no cinema, trabalhando como assistente de direção. Na década seguinte voltou ao teatro, antes de viver o auge na sétima arte. Um de seus maiores sucessos, Romeu e Julieta (1968), foi indicado a várias categorias no Oscar, incluindo melhor diretor e melhor filme. Na votação da Academia de Cinema, ganhou duas estatuetas: Melhor fotografia e melhor figurino. No final dos anos 90 se tornou político, ocupando uma vaga no Senado. Continuava ativo na profissão, apesar dos problemas de saúde.  

Fontes: O Globo, G1, Uol, NE 10.
Fotos: Rafael Miguel (Reprodução); Sérgio Moro (Arquivo / AFP); Franco Zeffirelli (Extraída do site "India Times Post").

Comentários