TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (5 a 11 de Maio)

INCÊNDIO EM AVIÃO MATA QUARENTA NA RÚSSIA

   O acidente aconteceu no domingo (5), durante o pouso de emergência da aeronave pertencente a companhia Aeroflot. Assim que aterrissou no Aeroporto Internacional de Sheremetievo, em Moscou, o avião, que já apresentava sinais de fumaça, começou a pegar fogo. Das 78 pessoas que estavam a bordo , sendo 5 tripulantes, 37 sobreviveram. Outras cinco foram hospitalizadas. O voo SU-1492 seguia de Moscou para Mursmank, no extremo norte da Rússia. Após a decolagem, os primeiros sinais de problema fizeram o piloto enviar um sinal de emergência. Ele ainda tentou um primeiro pouso forçado, mas não conseguiu. Na segunda tentativa, atingiu o solo com a fuselagem. Primeiras informações dão conta de que um problema elétrico causou um princípio de incêndio em pleno voo, o que forçou o retorno a Moscou.

FILHO DE HARRY E MEGHAN MARKLE NASCE NA INGLATERRA

   O novo integrante da realeza britânica nasceu às 5h26 da segunda-feira (6), com 3,2 kg, segundo o comunicado oficial do Palácio de Buckingham. O anúncio, porém, não divulgou o local do nascimento. Horas depois, o Príncipe Harry fez um pronunciamento a imprensa em que afirmou estar eufórico e agradeceu o apoio do público durante a gestação. O menino é o sétimo na linha de sucessão do trono britânico, ficando atrás do avô, Príncipe Charles, do tio William, dos primos George, Charlotte e Louis, e do pai. Harry e Markle optaram por descobrir o sexo do bebê no nascimento, o que movimentou casas de apostas britânicas. Na quarta-feira, o casal apresentou o garoto para o mundo e anunciou o nome escolhido: Archie Harrison Mountbatter-Windsor (Foto). O casal oficializou o matrimônio há 1 ano.

BOLSONARO ASSINA DECRETO E "CACS" PODERÃO ANDAR ARMADOS

   A cerimônia de assinatura do decreto que permite posse, porte e comercialização de armamento para caçadores, atiradores e colecionadores foi assinado, na terça-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, o decreto com a regulamentação foi resultado de estudos e discussões entre os ministérios da Casa Civil, Justiça e Segurança Pública e da Defesa. O decreto também acabou com o impedimento de importação de armas quando existir modelos similares no Brasil. Pelas novas normas, os "Cacs" poderão andar armados pelas ruas e terão direito a mil cartuchos de armamento por ano. Atualmente, eles têm direito a 50. Praças das Forças Armadas com mais de 10 anos de carreira também terão direito ao porte de arma. Na quarta-feira, o decreto foi publicado no Diário Oficial de União com uma surpresa: Outras profissões foram incluídas na lista de beneficiados, como professores, advogados, jornalistas, conselheiros tutelares, entre outros.

TRF-2 DECIDE PELO RETORNO DE TEMER À PRISÃO

   A Primeira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região revogou o habeas corpus do ex-presidente Michel Temer e do Coronel Reformado da Polícia Militar, João Baptista Lima Filho, na noite da quarta-feira (8). A votação foi concluída com 2 votos a favor da prisão (Os desembargadores Abel Gomes e Paulo Espírito Santo) e 1 contrário (Antônio Ivan Athié - o mesmo que havia concedido o HC em março). Temer estava solto desde 25 de março, após passar quatro dias preso na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. As prisões aconteceram no âmbito da operação "Descontaminação", desdobramento da "Lava Jato". O processo em questão investiga desvios de R$ 1,8 bilhão na construção da Usina de Angra 3 no Rio. As investigações tiveram como base a delação de executivos da Engevix. Além desse, Michel Temer é réu em outros cinco processos. O emedebista se entregou a Justiça na quinta-feira. A defesa entrou como novo pedido de habeas corpus.

COMISSÃO APROVA SAÍDA DO COAF DA JUSTIÇA

   A Comissão Especial que analisou a Media Provisória de estrutura do governo de Jair Bolsonaro decidiu transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o Ministério da Economia, na quinta-feira (9). A aprovação da mudança foi uma derrota para o presidente, que havia incluído o Coaf no Ministério da Justiça, sob o comando do ministro Sérgio Moro. Dos 25 parlamentares que participaram da votação, 14 foram a favor da transferência. O relator da MP, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) chegou a negociar alterações em outros pontos com parlamentares, em troca da permanência do Conselho na pasta da Justiça, porém, não obteve êxito. A MP ainda deve passar por votação na Câmara dos Deputados e no Senado, ou seja, com chances do Coaf permanecer com Moro.

VENEZUELA ABRE FRONTEIRA COM O BRASIL


   O governo Nicolás Maduro anunciou, na sexta-feira (10), a reabertura da fronteira com o Brasil. A passagem estava bloqueada desde o dia 21 de fevereiro, quando o presidente autoproclamado Juan Guaidó começou a organizar o envio de ajuda humanitária para a população, que sofre com a escassez de alimentos e suprimentos. Parte dos mantimentos foi enviada pelos Estados Unidos, motivo pelo qual o governo fechou as fronteiras com o Brasil e com a Colômbia. Caminhões com as doações foram incendiados, o que evitou a conclusão da missão. Durante o tempo em que a passagem esteve bloqueada, venezuelanos utilizaram rotas clandestinas para chegarem ao Brasil. Denúncias deram conta de que soldados estavam cobrando propina para liberar o trânsito das pessoas. A fronteira com a Colômbia segue bloqueada.

AÇÃO TERMINA COM PM E SUSPEITOS FERIDOS NO RJ

   Uma patrulha realizada na madrugada do sábado (11), na Serra da Misericórdia, no Complexo do Alemão, deixou um policial militar e dois suspeitos feridos na zona norte do Rio de Janeiro. Homens da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foram surpreendidos pelo ataque dos criminosos e partiram para o confronto. Um policial foi ferido no braço por estilhaços de bala e foi encaminhado para o Hospital Central da PM, no centro do Rio. Os dois suspeitos feridos foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no bairro da Penha, sob custódia da Polícia. Junto aos criminosos, os policiais apreenderam grande quantidade de entorpecentes e um fuzil 5,56 mm.     

Fontes: G1, Ig, O Globo, Folha de São Paulo, R7.
Fotos: Meghan Markle, Harry e o Bebê (Dominic Lipinski / AFP); Assinatura de Decreto para Porte de Armas (Wilson Dias / Agência Brasil).  

Comentários