TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (28 de Abril a 4 de Maio)

ELEIÇÕES PARLAMENTARES MOVIMENTAM ESPANHA

   Cerca de 37 milhões de pessoas foram às ruas da Espanha, no domingo (28), para definirem a configuração do Congresso espanhol. Desde o início, as projeções apontavam para uma indefinição de cenário, com equivalência entre esquerda e direita. Com as urnas apuradas, o Partido Socialista Operário (PSOE), do presidente Pedro Sánchez, conquistou o maior número de assentos: 123. Ao se aliar ao partido Unidas Podemos, a base do governo somou 165 posições. Para ter maioria no Congresso, tanto para a coalizão da esquerda quanto da direita, é necessário ocupar 176 das 350 cadeiras. Por sua vez, o grupo composto pelos partidos de direita PP, Cidadãos e Vox conseguiu 147 assentos. O resultado final do pleito foi o seguinte: PSOE (28,68%), PP (16,7%), Cidadãos (15,86%), Unidas Podemos (14,31%) e Vox (10,26%).

CORPO DE MODELO É ENCONTRADO NO LITORAL DE SP

   Depois de passar cerca de 24 horas desaparecido, o corpo da modelo Caroline Bittencourt (Foto) foi encontrado, na tarde da segunda-feira (29), próximo a praia das Cigarras, em São Sebastião, no litoral paulista. A modelo de 37 anos havia caído do barco em que passeava com o marido, Jorge Sestini. No momento do acidente, uma forte tempestade atingiu a embarcação, que estava em alto mar. Sestini ainda tentou salvar a mulher, mas não conseguiu. Ele precisou nadar 3 horas até chegar a costa e ser socorrido. O corpo da modelo foi velado e cremado em cerimônias restritas à familiares, na terça-feira. Na quarta-feira, turistas encontraram uma mala com as iniciais da modelo na Ilha do Tamanduá, em Caraguatatuba. Junto, haviam roupas semelhantes as dela. Todo material foi entregue a Polícia. Além de modelo, Bittencourt também foi repórter de televisão, com passagens por Rede TV! e RecordTV. Ela ficou conhecida após ser expulsa do casamento do jogador Ronaldo com Daniela Cicarelli, em 2005. Caroline deixou uma filha de 17 anos. Jorge Sestini deve prestar depoimento na próxima semana.

GUAIDÓ PROVOCA MAIS CONFRONTOS NA VENEZUELA

   Manifestações opositoras lideradas pelo presidente autoproclamado Juan Guaidó levaram tumulto às ruas da Venezuela, na terça-feira (30). A Comissão Interamericana de Direitos Humanos confirmou que houve protestos em 24 estados. Já o Observatório de Conflitos Sociais informou que 109 pessoas foram feridas em todo o país. Já o número de detidos nas manifestações, segundo a ONG Foro Penal, chegou a 119 ao longo do dia. Em vídeo divulgado por Guaidó nas redes sociais, gravado na base militar de La Carlota, em Altamira, Caracas, o presidente autoproclamado inflamou a população dizendo estar sendo apoiado por militares e anunciando o "fim da usurpação". Outro oposicionista a Nicolás Maduro, Leopoldo López, foi liberto da prisão domiciliar e se refugiou na embaixada do Chile. Ao longo do dia, 25 militares pediram asilo na embaixada brasileira no país. O Brasil e outros países anunciaram apoio a Guaidó. No fim do dia, Maduro se pronunciou a nação e decretou vitória na terceira tentativa da oposição em lhe tirar da presidência. Guaidó convocou novas manifestações nos dias seguintes. Dados da ONU apontaram que 5 morreram em todos os dias de confrontos.

CORPO DE BETH CARVALHO É CREMADO NO RJ

   O velório da sambista ocorreu na sede do Botafogo de Futebol e Regatas, na quarta-feira (1), e foi aberto ao público por volta das 10h. A cerimônia de cremação aconteceu no Cemitério do Caju, na Zona Norte do Rio. Beth Carvalho (Foto) morreu aos 72 anos, na terça-feira, vítima de infecção generalizada, no Hospital Pró-Cardíaco, onde estava internada desde janeiro. Os problemas de saúde da cantora começaram em 2009, quando Beth cancelou presença no réveillon de Copacabana por causa das fortes dores na coluna. Ela passou por cirurgia em 2012, mas não houve melhora significativa, tanto que ficou de fora do desfile da Acadêmicos do Tatuapé que a homenageou, em 2013. Em uma apresentação junto com o grupo Fundo de Quintal, em 2018, A "Madrinha do Samba" cantou deitada em uma cama. No total, foram 50 anos de carreira que a consagraram com um dos maiores nomes do samba brasileiro. Entre os maiores sucessos, estão o primeiro, "Andança", e "Coisinha do Pai", que chegou a ser tocada em uma base da Nasa para acionar um robô que participava de missão em Marte.

HOMEM QUE VENDEU ARMA DE MASSACRE EM SUZANO É PRESO

   Geraldo Oliveira dos Santos, e 41 anos, foi preso na tarde da quinta-feira (2), em São Paulo. Ele é acusado de ter vendido o revólver calibre 38 aos jovens responsáveis pelo atentado a Escola Raul Brasil, que deixou 10 mortos e 11 feridos no dia 13 de março. Segundo a Polícia, a negociação para a compra das arma contou com a ajuda do mecânico Cristiano Cardias de Souza, de 47 anos, preso  desde 10 de abril, acusado de ter vendido a munição para as armas. "Buiu", como é conhecido, teve a prisão temporária (30 dias) decretada e foi conduzido a Cadeia de Mogi das Cruzes, após passar por exames no Instituto Médico Legal (IML). Outros dois suspeitos foram detidos: Tathiano Oliveira de Queiroz, que foi solto por falta de provas, e Adeilton Pereira dos Santos, ainda preso também suspeito de intermediar a venda da arma usada no massacre. Um menor também está apreendido. Ele é tido como um dos mentores intelectuais do crime. 

OPERAÇÃO "JIBOIA" MIRA MEMBROS DO PCC EM SP

   O Ministério Público de São Paulo, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou a operação "Jiboia" na sexta-feira (3), em São Paulo. O MP confirmou que foram apreendidos armas, drogas e documentos que passarão por perícia. Os alvos foram líderes que atuam fora dos presídios, em muitos casos, recebendo comandos de dentro das instituições. As ações aconteceram em cerca de 20 cidades da capital, Grande São Paulo e do interior. A Justiça chegou a expedir 50 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra investigados. Entre os crimes que são creditados ao Primeiro Comando da Capital estão os de organização criminosa, tráfico de drogas, associação ao tráfico, sequestro e cárcere privado, além de lavagem de dinheiro. O principal líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi transferido de São paulo para um presídio de segurança máxima em Brasília, no mês de fevereiro.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE TEM SEU DIA "D"

   O Ministério da Saúde realizou, no sábado (4), o Dia "D" de vacinação contra a gripe em todo o país (Foto). No total, 41,8 mil pontos de vacinação foram abertos das 7h às 17h. Cerca de 196,5 mil funcionários estiveram de prontidão para aplicar as doses da vacina contra três tipos de gripe causados pelo vírus influenza. Para garantir a vacinação em locais de difícil acesso, o Ministério da Saúde colocou 21,5 mil veículos terrestres e fluviais em ação. A meta da campanha deste sábado é imunizar pelo menos 90% das 59,5 milhões de pessoas do grupo considerado prioritário (Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mulheres que deram a luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, professores, indígenas e detentos, além de portadores de doenças crônicas). Até o dia 30 de abril, só 12,2 milhões de pessoas haviam se vacinado. Quem não faz parte do grupo prioritário pode adquirir as vacinas na rede privada. O valor da dose varia de R$ 100 a R$ 150. Em 2019, 427 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados, com 81 mortes, até 20 de abril. Mesmo após o Dia "D", as doses estarão disponíveis nos postos de saúde para o público alvo.     

Fontes: G1, El País, Uol, Ig.
Fotos: Caroline Bittencourt (Reprodução / Instagran); Beth Carvalho (Washington Possato / Divulgação); Campanha Dia D de Vacinação (Divulgação / Ministério da Saúde).

Comentários