TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (19 a 25 de Maio)

ONZE MORREM EM CHACINA NO PA

   O crime aconteceu na tarde do domingo (19), em um bar no bairro do Guamá, na cidade de Belém, no Pará. Um grupo de sete homens armados chegaram no local e abriu fogo contra contra os frequentadores. Onze pessoas, sendo seis mulheres e cinco homens, foram mortas. Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida. Após a tragédia, a Polícia começou as buscas pelos suspeitos e a investigação sobre as motivações do crime. O bairro onde ocorreu a chacina é um dos mais violentos do estado e recebeu reforço das tropas da Força Nacional em março deste ano. Cerca de 200 homens ajudam as Forças de segurança estaduais no patrulhamento. A expectativa inicial é que o reforço permaneça por 90 dias, prazo esse que pode ser prorrogado.

EX-PILOTO NIKI LAUDA MORRE NA ÁUSTRIA

   A família de Niki Lauda confirmou a morte, na segunda-feira (20), através de um comunicado. O ex-piloto, de 70 anos, estava se recuperando de um transplante de pulmão e tinha problemas renais. Internado desde o início do ano após contrair uma infecção nas vias respiratórias, Lauda não resistiu às complicações do quadro. O piloto foi um dos grandes nomes da Fórmula 1 nos anos 70 e conquistou o campeonato mundial por três vezes: 1975 e 1977 pela Ferrari e em 1984 pela McLaren. O fato mais marcante de sua carreira foi o acidente ocorrido em 1976 na Alemanha, quando ficou preso no carro em chamas, após sair da pista. Lauda teve queimaduras de terceiro grau em várias partes do corpo. O austríaco encerrou a carreira em 1985 com 25 vitórias na principal categoria do automobilismo. Os funerais do ex-piloto terão início na próxima semana.

GOVERNADORES DIVULGAM CARTA CONTRA DECRETO "DAS ARMAS"

   O documento foi assinado por 14 governadores e divulgado na terça-feira (21). Na análise presente no texto, os líderes estaduais afirmam que o decreto vai aumentar a violência no país. O decreto que facilitou a compra de armas pelo cidadão entrou em vigor no início de maio e foi uma das promessas de campanha do então candidato Jair Bolsonaro. Além dos governadores, o decreto é contestado pelo Ministério Público de Brasília e pela Anistia Internacional. Ambos os órgãos pedem a suspensão do decreto. Na Justiça Federal e no STF existem três ações contra a flexibilização. No mesmo dia, o Governo Federal afirmou que poderá rever as novas normas e pediu mais prazo ao Supremo Tribunal Federal para prestar informações sobre o decreto.

IMÓVEL DESABA DEIXANDO MORTO E FERIDOS NO RECIFE

   O desabamento de um estabelecimento comercial deixou um morto e 12 feridos, na quarta-feira (22), no bairro de Afogados, na zona oeste do Recife. O acidente ocorreu no fim da tarde, quando a estrutura cedeu sobre o comércio que funcionava na parte térrea. No piso superior, existiam residências. Equipes do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da Guarda Municipal do Recife participaram da operação de resgate das vítimas. Os feridos, incluindo duas crianças, foram levados para UPAs e hospitais da região. O corpo da vítima fatal, uma mulher de aproximadamente 35 anos, foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). A ponte próxima ao local foi interditada e o trânsito desviado. Equipes da Defesa Civil foram acionados para analisar as estruturas dos imóveis no entorno e também da ponte. No dia seguinte, o restante do prédio foi demolido. Investigações deverão apontar o motivo do acidente.

STF FAZ MAIORIA NA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA

   O julgamento sobre a criminalização de condutas discriminatórias contra a comunidade LGBTI foi retomado, na quinta-feira (23), no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. No quinto dia de discussão sobre o tema, o número de votos favoráveis a criminalização atingiu a maioria na suprema corte. Houve unanimidade no entendimento dos ministros Celso de Mello e Edson Fachin (Relatores da ação no STF), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. O assunto voltou a ser debatido um dia após o Senado avançar com o projeto de lei sobre a criminalização. O presidente da corte, Dias Toffoli, e Marco Aurélio Mello foram contra a retomada da discussão antes da apreciação do Congresso. As ações em questão foram apresentadas pelo PPS e pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e pedem a votação de projetos de lei para os grupos que se equiparem a lei de racismo. A análise será retomada no dia 5 de junho, com a possibilidade de conclusão das votações.

PRIMEIRA MINISTRA ANUNCIA RENÚNCIA NO REINO UNIDO

   Theresa May (Foto) renunciou ao cargo de primeira ministra do Reino Unido, na sexta-feira (25), afirmando que só ficará a frente do Partido Conservador até 7 de junho. A expectativa é que May só deixe a função quando o seu sucessor for escolhido, o que deve acontecer entre seis e oito semanas. Em seu pronunciamento, a primeira ministra lamentou não ter conseguido finalizar o processo de retirada do país da União Europeia, conhecido como Brexit, e se disse honrada por ter sido a segunda mulher no posto de chefe de governo após Margareth Thatcher. Theresa estava no cargo desde julho de 2016, sucedendo David Cameron, que também renunciou em meio ao tumultuado Brexit. May ainda destacou os feitos de sua passagem pelo governo, como o saneamento das contas pública e a redução do desemprego. Se nada for alterado no planejamento, o Reino Unido deixará a UE em 31 de outubro.

LADY FRANCISCO MORRE AOS 84 ANOS NO RJ

   A atriz mineira morreu no Hospital Unimed Barra, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde do sábado (25). Lady Francisco estava internada desde o fim de abril, quando deu entrada com uma fratura no fêmur, após cair enquanto passeava com seus cachorros no Parque Guinle. Ela passou por cirurgia para correção da fratura, mas acabou sofrendo complicações e precisou ser sedada, além de passar por uma traqueostomia. O velório acontecerá na sala Fernanda Montenegro do Teatro Leblon, no domingo, e será aberto ao público. A cremação ocorrerá na segunda-feira, em cerimônia restrita a familiares e amigos. Nascida em Belo Horizonte, Lady Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon iniciou no rádio no final dos anos 60. Na década seguinte foi para o Rio, onde passou a trabalhar na TV e no cinema. Fez estória no estilo "Pornochanchada". Na televisão, teve passagens pela Tv Tupi, RecordTV e Rede Globo, onde fez seu último trabalho, na novela "Malhação - Vidas Brasileiras".    

Fontes: Ig, El País, G1, NE10, Folha de São Paulo.
Fotos: Niki Lauda (Nordphoto / Bratic); Theresa May (Simon Dawson / Reuters); Lady Francisco (Divulgação).

Comentários