TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (10 a 16 de Fevereiro)

ANDERSON SILVA VOLTA A LUTAR E PERDE NA AUSTRÁLIA

   A luta principal do UFC 234, na madrugada do domingo (10), trouxe o brasileiro Anderson Silva (Foto) de volta aos octógonos após dois anos. Afastado das competições desde fevereiro de 2017, quando venceu Derek Brunson, "Spider" enfrentou o nigeriano Israel Adesanya (Foto), de 29 anos. Ele foi derrotado por decisão unânime dos árbitros. Adesanya vinha de uma sequência de 15 vitórias consecutivas e controlou o combate diante do próprio ídolo. Ao longo dos dois anos de afastamento, Silva chegou a ficar um suspenso após ser atestado positivo em exames de doping, com a presença de testosterona sintética (metiltestoterona), diurético e agente mascarante (hidroclorotiazida). A punição foi efetivada entre novembro de 2017 e novembro de 2018.

ACIDENTE AÉREO MATA RICARDO BOECHAT EM SP

   O jornalista Ricardo Boechat (Foto) morreu, na segunda-feira (11), em um acidente aéreo na Rodovia Anhanguera, em São Paulo. Ele voltava de um evento, em Campinas, quando o helicóptero sofreu uma pane mecânica. No momento em que o piloto tentou aterrissar na pista, a aeronave foi atingida por um caminhão em alta velocidade e explodiu. O motorista do veículo ficou ferido e foi hospitalizado. Boechat e o piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci, morreram carbonizados na hora. O Cenipa ficará a cargo das investigações do acidente. Ricardo Eugênio Boechat tinha 66 anos e começou a carreira na década de 1970. Passou pelos principais jornais impressos do país e foi premiado por três vezes com o "Prêmio Esso", além de ser o único profissional a vencer em três categorias do "Prêmio Comunique-se". Na tevê, passou pela Rede Globo e Bandeirantes, onde por quase 13 anos apresentou o principal jornal da emissora. Boechat foi casado duas vezes e deixou seis filhos. O velório aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS) e foi aberto ao público. A cremação ocorreu em cerimônia reservada a família. O corpo do piloto também foi enterrado na terça-feira. Na quarta, a empresa proprietária da aeronave foi suspensa pela Anac por irregularidades. O laudo do IML apontou que o jornalista morreu por politraumatismo.

"EL CHAPO" É CONDENADO NOS EUA

   Depois de dois meses e meio de julgamento, Joaquín Guzmán, conhecido como "El Chapo", foi condenado por dez crimes, na terça-feira (12), nos Estados Unidos. No total, 56 pessoas prestaram depoimentos como testemunhas de acusação, alguns deles eram traficantes e sócios no carte de Sinaloa. Apenas uma pessoa depôs em defesa do narcotraficante mexicano. Apesar da conclusão dos trabalhos, a sentença final só deve ser anunciada no dia 25 de junho. A expectativa é que Guzmán seja condenado a prisão perpétua. Entre as dez acusações, estavam  o de envolvimento em empreendimento criminoso contínuo, distribuição internacional de drogas, uso de armas de fogo e conspiração para lavar dinheiro obtido de narcóticos, além de dezenas de mortes e casos de estupro. "El Chapo", que tem 61 anos, está preso desde janeiro de 2016 e foi extraditado para os Estados Unidos em 2017.

INTEGRANTES DO PCC SÃO TRANSFERIDOS PARA PRISÕES FEDERAIS

   O líder do grupo "Primeiro Comando da Capital", Marco Willians Herbas Camacho, e mais 21 integrantes foram transferidos, na manhã da quarta-feira (13), para presídios federais. Todos estavam em penitenciárias paulistas e foram encaminhados para, pelo menos, três unidades federais diferentes: Brasília, Mossoró e Porto Velho. O pedido de transferência foi feito pelo Ministério Público e foi autorizado pela Justiça de São Paulo após a descoberta de um plano de resgate. Para realizar a ação, um forte esquema de segurança foi montado com forças policiais do estado e da União. O líder do PCC, Marcola, e mais 14 presos estavam na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, que fica no interior paulista. Outros 7 ficavam no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). No novo presídio, Marcola ficará isolado por 22 horas e não terá visita íntima.

BIBI FERREIRA É VELADA NO THEATRO MUNICIPAL DO RJ

   O corpo da atriz, cantora e diretora foi velado durante toda quinta-feira (14), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O velório foi aberto ao público das 10h às 15h. Bibi Ferreira (Foto) morreu aos 96 anos, em casa, na quarta-feira, após sofrer uma parada cardíaca. Filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo, Abigail Izquierdo Ferreira estreou no teatro com apenas 24 dias de vida, substituindo uma boneca. Ao longo de 77 anos de carreira, Bibi passou pela televisão, cinema, mas foi nos musicais que se consagrou, interpretando, inclusive, grandes nomes da música mundial, como Edith Piaf, Amália Rodrigues e Frank Sinatra. Foi casada por oito vezes e teve apenas uma filha, Tina Ferreira, com Armando Carlos Magno. Em 2018, os problemas de saúde se tornaram frequentes e ela acabou anunciando a aposentadoria dos palcos em setembro. O corpo de Bibi foi cremado em cerimônia reservada no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio.

OITO FUNCIONÁRIOS DA VALE FORAM PRESOS

    As prisões temporárias foram decretadas pelo juiz Rodrigo Heleno Chaves, do Ministério Público, na sexta-feira (15). Em sua sentença, o magistrado entendeu que o Plano de Ações Emergenciais (PAEBM) da mineradora não foi acionado mesmo com a ciência do risco que a barragem da Mina do Feijão apresentava. Todos estão sendo investigados pelo crime de homicídio doloso qualificado. Ainda de acordo com Rodrigo Heleno, problemas na barragem eram de conhecimento e permaneciam sem solução um dia antes do rompimento. Uma semana após o acidente, no dia 25 de janeiro, sete pessoas haviam sido presas. Elas foram liberadas dias depois pela Justiça. Até o momento, 166 mortos foram confirmados e os trabalhos em busca de outros corpos seguem em Brumadinho.

SÃO PAULO ENTRA EM ALERTA DEVIDO AS CHUVAS

   O início da manhã do sábado (16) foi complicado na capital do estado. O Corpo de Bombeiros registrou cinco chamados para desabamentos ou deslizamentos de terra e 48 de quedas de árvores, além de dois chamados referentes a enchentes. A cidade de São Paulo ficou em estado de alerta por cerca de uma hora, das 8 às 9 da manhã. Em Jardim Ângela, na zona sul da cidade, um deslizamento atingiu 15 casas, mas não houve feridos. Devido as chuvas, o Aeroporto de Congonhas precisou fechar a pista para pousos e decolagens por 30 minutos, segundo informações da Infraero. O fechamento causou o atraso de mais de 10 voos até o fim da manhã. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura retirou o estado de atenção por volta das 9h.


Fontes: Uol, G1, O Globo, Ig.
Fotos: Israel Adesanya e Anderson Silva (Esther Lin / MMA Fighting); Ricardo Boechat (Reprodução / Band); Bibi Ferreira (Wilian Aguiar / Divulgação).

Comentários