TOP SEVEN - RETROSPECTIVA 2018


   O ano de 2018 chega ao fim hoje às 23h59 e nada melhor que passar o ano a limpo antes de iniciar uma nova trajetória de 365 dias. Por isso, o nosso "Top Seven" ganha mais uma edição especial e relembra as principais notícias do ano. Momentos que sem dúvida marcaram o Brasil e o mundo. Confira-os nas linhas abaixo:

EX-PRESIDENTE LULA É PRESO

   Condenado em duas instâncias no processo do triplex do Guarujá, a uma pena de 12 anos e um mês de prisão, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi preso no dia 7 de abril, em Curitiba, no Paraná. Não sem antes causar comoção em milhares de militantes na frente do Sindicato dos Metalúrgicos, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Por horas, após a expedição do mandado de prisão, o petista ficou alojado no local recebendo apoio de apoiadores e políticos. Lula afirmou que se entregaria a Polícia Federal e chegou a discursar em um trio elétrico agradecendo o apoio e afirmando que provaria a inocência. No início da noite daquele dia, Lula foi levado para a Superintendência da PF de Curitiba, onde está desde então. Duas tentativas de tirar o ex-presidente chegaram a inflamar os apoiadores, mas foram frustradas horas depois. A última, uma decisão do ministro Marco Aurélio Mello que poderia beneficiar o político, foi anulada pelo presidente do STF, Dias Toffoli.

GREVE DOS CAMINHONEIROS GERA CAOS NO BRASIL

   Um país quase parado por 9 dias!! Conforme anunciado dias antes, os caminhoneiros pararam as atividades na madrugada do dia 21 de maio. A medida que os dia passavam, a população começou a sentir os efeitos da paralisação: Falta de combustível nos postos e gás de cozinha nos depósitos, falta de querosene de aviação nos aeroportos, e desabastecimento nos principais centros de alimentação. Filas imensas nos postos e corrida para os supermercados marcaram os dias seguintes após o início do movimento. O governo se mexeu e diminuiu impostos às pressas para oferecer a queda nos preços do diesel que a categoria exigia. Além disso, criou uma tabela padrão para cobrança de frete. Apesar dos esforços, o Governo não conseguiu evitar a queda brusca na economia brasileira nem o pedido de demissão de Pedro Parente da presidência da Petrobras. A greve foi encerrada no dia 30 de maio. Outras ameaças de paralisação chegaram a ser divulgadas, mas não se concretizaram.

A BOLA ROLOU NA RÚSSIA

   Conhecida pela rigidez de seu governo, a Rússia viu o clima melhorar com a chegada de milhões de torcedores ao país. Um mundial diferente tomou conta do país de Vladimir Putin. Nos surpreendemos  com grandes seleções, como a Alemanha, deixando o mundial ainda na fase de grupos. Também vimos grandes ídolos do futebol, como Lionel Messi, passarem quase em branco pela Copa. Passamos vergonha com o comportamento infantil de brasileiros em relação a mulheres de outras nações. Tivemos que aguentar chacota com o "principal" nome do Brasil no mundial. A campanha mediana fez o Brasil cair nas oitavas de final diante da Bélgica. A zebra da Copa 2018 ficou por conta da Croácia, de Luka Módric, que chegou a final enfrentando os franceses e conquistou o inédito vice-campeonato. Vinte anos após o primeiro título, a França faturou o bicampeonato mundial, que aconteceu entre 14 de junho e 15 de julho. 

UM PLANETA EM ORAÇÃO

   Dos fatos mais angustiantes do ano, o destaque não poderia ser outro senão o protagonizado pelos garotos do time "Javalis Selvagens", da Tailândia, em 23 de junho. Comemorando o aniversário de um dos integrantes, o técnico e 12 garotos entraram na caverna que normalmente recebe visitas turísticas. Após caminhar cerca de 4 quilômetros por passagens irregulares, o grupo foi surpreendido por uma tempestade que alagou o caminho de volta e impediu o retorno. O grupo só foi encontrado 10 dias depois por mergulhadores. Eles Estavam debilitados e num local de difícil acesso. Após a descoberta da equipe, começaram os planos de retirada da caverna, que levou mais duas semanas. A ação foi dificultada pelas constantes chuvas na região. Forças Armadas do país e voluntários de várias partes do mundo se apresentaram para ajudar as vítimas, enquanto milhões de pessoas rezaram pelos quatro cantos do mundo. O resgate das 13 pessoas levou três dias e foi concluído com sucesso no dia 10 de julho. A morte do mergulhador Saman Kunan, de 38 anos, que ficou sem oxigênio durante a saída da caverna, marcou negativamente a operação.

DUZENTOS ANOS DE HISTÓRIA VIRARAM CINZAS

   A falta de cuidado com o patrimônio brasileiro resultou em um incêndio de grandes proporções no Museu Nacional, que fica no Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro. O local havia acabado de encerrar mais um dia de visitação quando o fogo teve início. As chamas avançaram rapidamente e, em seis horas, destruíram 90% do acervo do museu, causando comoção internacional. Entre as mais de 20 milhões de peças que o museu e centro de pesquisa tinha, um dos mais importantes era o fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas: Luzia (Que tem cerca de 13 mil anos). Tão logo o fogo foi debelado, começaram as ações de resgate do que havia resistido ao incêndio, Luzia foi uma das peças encontradas. O que se viu nos dias seguintes foi um "joga joga" de responsabilidades entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (A administradora do museu) e o Ministério da Cultura, que foi acusado de reduzir o repasse de verbas que impediu reformas que evitariam a "tragédia".

ELEIÇÃO TURBULENTA TERMINA COM VITÓRIA DE BOLSONARO

   Já na pré-campanha, o Brasil viu uma guerra de eleitores pró e contra o PT, que até decisão do Tribunal Superior Eleitoral, dava como certa a candidatura de Lula, mesmo preso. Com a saída do petista da corrida, em função de ter se tornado "Ficha Suja", Jair Messias Bolsonaro tomou a frente na disputa. Tudo ia bem até o dia 6 de setembro, quando o candidato do PSL foi esfaqueado por Adélio Bispo de Oliveira, durante uma caminhada em Juiz de Fora, Minas Gerais. Bolsonaro ficou internado por cerca de três semanas e passou por algumas cirurgias. O PT substituiu Lula por Fernando Haddad e foi pra guerra, marcada pelo envio de "Fake News (Notícias Falsas)" através das redes sociais, e conseguiu chegar ao segundo turno. No dia 28 de outubro, passavam das 19h15 quando o TSE anunciou a vitória do capitão da reserva do Exército com 55% dos votos válidos. Em menos de dois meses, toda a equipe dos 22 ministérios estava montada. A posse acontece na tarde de amanhã.  

"JOÃO DE DEUS" SE AFUNDA COM DENÚNCIAS DE ABUSO SEXUAL

   Mundialmente conhecido pelo atendimento espiritual na cidade de Abadiânia, em Goiás, o médium João Teixeira de Faria, o "João de Deus", foi atingido por uma avalanche de denúncias de supostos casos de assédio sexual que teriam ocorrido ao longo de 20 anos. Tudo teve início no dia 7 de dezembro, quando o programa "Conversa com Bial", da Rede Globo, apresentou uma entrevista com a holandesa Zahira Leeneke Maus, que fez graves acusações ao médium. Nos dias seguintes, centenas de mulheres procuraram a Polícia, em várias partes do país, para prestarem depoimentos com relatos semelhantes. Segundo a maioria delas, João de Deus se aproveitava da fragilidade psicológica das vítimas para praticar os abusos. Ele está preso desde 16 de dezembro no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Buscas em residências de João encontraram armas e dinheiro que aumentaram suspeitas criminosas contra o médium e cerca de R$ 60 milhões de suas contas foram bloqueados pela Justiça. O Ministério Público recebeu mais de 600 denúncias através de e-mails e tem apurado as informações. João de Deus mantém a defesa e diz não conhecer as vítimas.

Fotos: Montagens / G News Blog

Comentários