TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (9 a 15 de Dezembro)

RIVER PLATE VENCE BOCA JUNIORS NA ESPANHA

   O estádio de Santiago Bernabéu, em Madri, recebeu a grande final da Taça Libertadores da América 2018, no domingo (9), na Espanha. O primeiro jogo da final havia sido realizado no La Bombonera, no dia 11 de novembro, e terminou com o empate por 2 a 2. A segunda partida havia sido marcada em 24 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, mas acabou adiada após o ônibus da delegação do "Boca" ter sido atacado pela torcida do rival nas imediações do campo. Membros da equipe, como o jogador Pablo Pérez, terminaram feridos. A sugestão de realizar o jogo em Madri foi do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e prevaleceu mesmo com o pedido do Qatar, que ofereceu um valor milionário para sediar a final. Na partida, o River abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo, com Benedetto. Na segunda etapa, Lucas Pratto deixou tudo igual, aos 22. Empatado, o jogo foi para a prorrogação. Quintero e Pity Martínez ampliaram e sagraram a vitória do River Plate por 3 a 1. Esse é o quarto título do clube na competição.

JAIR BOLSONARO É DIPLOMADO NO TSE

   A solenidade de diplomação do presidente eleito Jair Bolsonaro (Foto) e do seu vice, General Hamilton Mourão, foi realizada no plenário do Tribunal Superior Eleitoral na tarde da segunda-feira (10), em Brasília. Conduzido pela presidente do TSE, Rosa Weber (Foto), o ato contou com a participação dos presidentes da República, Michel Temer, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), entre outras autoridades. Em seu discurso, em alguns momentos emocionado, Bolsonaro prometeu governar para todos os brasileiros sem qualquer distinção e afirmou que o poder não terá mais intermediações. O diploma é um documento que atesta o resultado das urnas e permite que o presidente e vice possam assumir os cargos no dia 1º de janeiro.

PF REALIZA OPERAÇÃO QUE INVESTIGA PARLAMENTARES

   Com base nas delações de executivos do grupo J&F, a Polícia Federal realizou a operação "Ross", na terça-feira (11), em oito estados e no Distrito Federal. No total, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão. A PF investiga seis parlamentares pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Aécio Neves (PSDB-MG) foi acusado pelos executivos de receber propina de quase R$ 110 milhões. A suspeita é de que os valores eram recebidos por meio de simulação de serviços não prestados e repassados a partidos que participariam da coligação de Aécio na corrida presidencial de 2014. Além de Aécio e da irmã, Andréa Neves, são investigados os deputados federais Paulinho da Força (SD-SP), Benito da Gama (PTB-PA) e Cristiane Brasil (PTB-RJ) e os senadores Agripino Maia (DEM-RN) e Antônio Anastasia (PSDB-MG).

NÚMERO DE MORTOS EM ATAQUE A CATEDRAL SOBE EM SP

   Heleno Severo Alves, de 84 anos, morreu na quarta-feira (12), no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas, São Paulo. Ele foi a quinta vítima fatal do ataque a Catedral Metropolitana, realizado por um homem armado um dia antes. Euler Fernando Grandolpho (Foto), de 49 anos, invadiu a igreja e abriu fogo contra frequentadores do local. Quatro pessoas, todos homens e com idades entre 38 e 68 anos, morreram na hora. Três outras ficaram feridas e foram socorridas. Após o atentado, o atirador se matou. A catedral foi fechada no dia do crime e reabriu na quarta-feira, com um celebração em homenagem às vítimas. Segundo as primeiras investigações, Euler era analista de sistemas e fez tratamentos contra a depressão, se sentia perseguido e possuía duas armas, ambas com numeração raspada.

POLÍCIA MATA TERRORISTA NA FRANÇA

   Chérif Chekatt, de 29 anos, responsável pelo atentado de Estrasburgo, foi morto pela Polícia francesa na quinta-feira (13), na cidade de Meinau. O homem foi reconhecido por uma mulher, que avisou a Polícia. Ele trocou tiros com os agentes, mas não feriu nenhum deles. No mesmo dia, Roland Ries, o prefeito de Estrasburgo, parabenizou os policiais e anunciou a reabertura do Mercado de Natal, que estava fechado desde o ataque, dois dias antes. No atentado ao estabelecimento, um dos mais antigos e tradicionais da Europa, três pessoas morreram e várias ficaram feridas. O ato foi tratado pelas autoridades franceses como terrorismo. O grupo radical "Estado Islâmico" reivindicou o atentado e definiu Chekatt como "soldado". O jovem tinha uma vasta ficha criminal, com 27 condenações por crimes comuns na França, Alemanha e Suíça.

TEMER ASSINA EXTRADIÇÃO DE CESARE BATTISTI

   O presidente Michel Temer assinou, na sexta-feira (14), o pedido de extradição do italiano Cesare Battisti. O ato aconteceu um dia depois do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, decretar a prisão de Battisti. Ele foi condenado na Itália a prisão perpétua pelas mortes de quatro pessoas na década de 70. Considerado terrorista, Cesare Battisti, de 63 anos, se refugiou no Brasil. O primeiro pedido de extradição foi feito pela Itália em 2007, mas foi negado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Battisti Chegou a ser preso no Brasil, mas estava em liberdade desde 2010. Após o pedido de prisão, policiais italianos chegaram ao país para ajudar no processo da extradição, junto com a Polícia Federal e da Interpol. Procurado e não encontrado nos endereços informados a Justiça, Cesare Battisti foi considerado oficialmente foragido.


JOÃO DE DEUS DECIDE SE ENTREGAR A POLÍCIA

   Os advogados de defesa de João Teixeira de Faria, de 76 anos, conhecido mundialmente como "João de Deus" (Foto), confirmaram, no sábado (15), que o médium irá se apresentar a Polícia. Ele teve a prisão preventiva determinada pela Justiça de Goiás, no dia anterior, após a Polícia do estado receber mais de 300 denúncias de abuso sexual contra o médium. Os casos começaram a vir à tona após as primeiras denúncias serem exibidas no programa "Conversa com Bial", da Rede Globo, no dia 7 de dezembro. Sob sigilo, o pedido de prisão foi decidido dois dias antes, por uma força-tarefa composta de cinco promotores de Goiás. Segundo as denúncias, os crimes aconteceram na Casa Dom Inácio de Loyola, que fica em Abadiânia, em um período de 20 anos. As mulheres têm idade média de 30 anos e relataram abusos semelhantes. Na quarta-feira, João de Deus reapareceu e afirmou ser inocente das acusações. O médium é conhecido por fazer atendimentos espirituais há 44 anos. Ainda não foi informado quando e onde João de Deus vai se entregar. O Ministério Público de Goiás declarou o médium foragido no início da tarde do sábado.

Fontes: Folha de São Paulo, Uol, G1, Bol.
Fotos: Rosa Weber e Jairo Bolsonaro (Valter Campanato / ABr); Euler Fernando Grandolpho (Reprodução); Chérif Chekatt (AP); João de Deus (Reprodução).

Comentários