TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (1 a 8 de Dezembro)

DEPOIS DE CINCO ANOS, SPORT DEIXA ELITE DO "BRASILEIRÃO"

   A vitória para o Santos por 2 a 1, na Ilha do Retiro, no domingo (2), não foi o suficiente para evitar a queda para a série B do Campeonato Brasileiro de 2019. O jogo começou morno e só registrou gols no segundo tempo. Rogério, aos 38, e Hernane, aos 46, marcaram para o Sport. Já Rodrigo diminuiu para o Santos, aos 48 minutos. Precisando de uma combinação de resultados para permanecer, o Sport somou 42 pontos, ficando na 17ª posição, e acabou sendo rebaixado após cinco anos na série A. Junto com América/MG, Vitória e Paraná, a equipe rubro-negra pernambucana disputará a série B no ano que vem. Problemas internos, como o atraso nos pagamentos de salários foram apontados como os principais motivos da queda.

DEFINIDO DESENHO DO GOVERNO BOLSONARO: SERÃO 22 MINISTÉRIOS

   O ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (Foto), anunciou que o novo governo terá 22 pastas. Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (3), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, Onyx detalhou como funcionará o novo desenho da Esplanada dos Ministérios. Conforme noticiado anteriormente, a pasta do Trabalho perdeu status de ministério e foi "fatiada", sendo suas atribuições divididas entre os Ministérios da Justiça, Economia e Cidadania. Atualmente, a Esplanada tem 29 Ministérios. Sobre a base aliada no Congresso, Lorenzoni destacou que cerca de 350 deputados federais e 40 senadores deverão dar apoio ao novo governo. Ainda assim, Bolsonaro tem conversado com outros partidos. Na quinta-feira, o nome de Damares Alves foi anunciado para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Falta definir apenas o titular do "Meio Ambiente".

JULGAMENTO DE LIBERDADE DE LULA É ADIADO NO STF

   A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal adiou, na terça-feira (4), o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril desse ano. Antes de Gilmar Mendes pedir vista (Tempo para analisar o processo), os ministros Edson Fachin, que é o relator do processo, e Carmén Lúcia já haviam proferido votos contra a libertação de Lula. Mendes alegou que alguns temas novos relacionados no HC ainda não foram discutidos. O pedido de habeas corpus foi impetrado pela defesa do petista assim que Sérgio Moro, que condenou Lula, deixou o cargo de juiz para assumir o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro. Os advogados alegam parcialidade do ex-titular dos processos da operação "Lava Jato", chegando a afirmar que as decisões dele nos casos teriam fundamento partidário. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrução e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. A continuação do julgamento ainda não tem data definida.

CÂMARA APROVA FLEXIBILIZAÇÃO DA LRF

   O deputados votaram, na quarta-feira (5), o projeto de lei que permite que os municípios estourem o limite de gastos com pessoal caso haja queda nas receitas. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi analisada pelo Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Com a aprovação, segue para sanção do presidente Michel Temer. Pelas regras atuais, o município só pode gastar até 60% da receita corrente líquida, obtida através dos tributos, descontando os repasses determinados pela Constituição. Com o projeto aprovado, os municípios que tiverem queda na arrecadação superior a 10%, desde que a queda tenha sido provocada pela redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios ou pela diminuição de royalties ou participações especiais, não poderão ser punidos caso estourem o teto de gastos. A votação terminou com 300 votos a favor, 46 contra e 5 abstenções.

PRISÃO DE EXECUTIVA REPERCUTE NO MERCADO EM TODO MUNDO

   Apesar de ter ocorrido desde 1º de dezembro, a prisão de Meng Wanzhou (Foto) caiu como uma bomba no mercado internacional na quinta-feira (6). A chefe de operações financeiras da Huawei foi presa durante uma conexão de voos em Vancouver, no Canadá, acusada de violar sanções contra o Irã, impostas pelos Estados Unidos. Wanzhou é filha do fundador da gigante chinesa das telecomunicações, Ren Zhengfei, e teve a extradição pedida pelos EUA. A China solicitou a liberação da executiva afirmando se tratar de uma violação dos direitos humanos. A prisão coloca mais "lenha na fogueira" na já conturbada guerra comercial entre norte-americanos e chineses. O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, afirmou que o país vai atacar agressivamente qualquer empresa ou organização que se esquivar das sanções, estipuladas contra o programa nuclear do Irã. Em 2018, a Huawei se tornou a segunda maior produtora de smartphones, só perdendo pra Samsung.

GOVERNO FEDERAL DETERMINA INTERVENÇÃO EM RR

   O presidente Michel Temer anunciou a intervenção federal no estado de Roraima na sexta-feira (7). A decisão foi tomada dias após a paralisação de agentes penitenciários e policiais militares devido a falta de pagamento. O governo editará uma medida provisória que liberará uma quantia estimada em até R$ 200 milhões. O recurso deverá ser utilizado no pagamento dos servidores e em outras despesas. A intervenção tem validade até 31 de dezembro e será coordenada pelo governador eleito em outubro, Antônio Denarium (PSL), que assumirá o governo antecipadamente. A atual governadora de Roraima, Suely Campos (PP), pediu a intervenção federal após perder o controle da situação e ver o estado passar por uma grave crise fiscal. O estado também tem sofrido com a migração de venezuelanos, que fogem do regime ditatorial de Nicolás Maduro.

CORPOS DE MORTOS EM AÇÃO POLICIAL SÃO ENTERRADOS EM PE

   Serra Talhada, no sertão pernambucano, assistiu o sepultamento, no sábado (8), das cinco pessoas da mesma família mortas durante uma tentativa de assalto a banco no Ceará, um dia antes. Os corpos de João Batista Magalhães, de 46 anos, Vinícius Magalhães, de 14, foram sepultados na cidade. Claudineide Campos, 41, Cícero Tenório, 60, e Gustavo Tenório, de 13 anos, foram velados e enterrados na cidade de São José do Belmonte. Eles foram feitos reféns quando passavam pela cidade de Milagres, na Região do Cariri do Ceará, durante uma tentativa de assalto a um banco. Na troca de tiros entre criminosos e a Polícia, os cinco terminaram mortos. Um sexto refém acabou sendo morto no tiroteio. Seis bandidos também perderam a vida. No total, 14 pessoas morreram e 1 ficou ferida e foi socorrida. Segundo a Polícia, o bando faz parte de uma quadrilha interestadual de ataque a bancos.        

Fontes: Terra, G1, Estado de São Paulo.
Fotos: Onyx Lorenzoni (Extraída do site "Rádio Uirapuru"); Meng Wanzhou (Alexei Druzhinin / Tass / Alamy)

Comentários