TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (9 a 15 de Setembro)

MISTER CATRA PERDE LUTA CONTRA CÂNCER GÁSTRICO

   Wagner Domingues Costa, o funkeiro "Mister Catra" (Foto), de 49 anos, morreu na tarde do domingo (9), no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Ele sofreu falência múltipla de órgãos em decorrência do câncer no estômago descoberto em 2017. O corpo foi velado em Guarulhos e levado em seguida para o Rio de Janeiro, onde foi enterrado. Formado em Direito, MC Catra nunca exerceu a função, dedicando a vida ao mundo musical. Ele estreou numa banda de rock e mais tarde se aventurou no funk. Um dos principais sucessos de sua carreira foi "Uh Papai Chegou". Um aspecto de sua vida, porém, lhe rendeu fama: O número de filhos e esposas. No total, foram 32 herdeiros com 15 mulheres diferentes. Além da prole, Catra deixou três esposas.  

ATAQUE A PRESÍDIO TERMINA COM QUASE CEM FUGAS NA PB

   92 detentos fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, na madrugada da segunda-feira (10), em Jacarapé, na cidade de João Pessoa. A fuga aconteceu após cerca de 20 criminosos fortemente armados atacarem o presídio. O portão da instituição chegou a ser explodido na ação. O tenente Erivaldo Moneta da Silva, de 33 anos, foi baleado na cabeça em outro ataque no mesmo bairro, ocorrido na Academia de Polícia Civil, a Acadepol. Ele foi socorrido em estado grave para o Hospital de Trauma da capital. As ações de captura dos fugitivos também deixaram um bombeiro militar ferido após um acidente. Até o final da manhã da segunda-feira, 41 homens já haviam sido recapturados e levados de volta ao PB1, que tem capacidade para 660 detentos e comportava 680. A Polícia Civil está a frente das investigações.

EX-GOVERNADOR E CANDIDATO É PRESO NO PR

   Beto Richa (PSDB - Foto), a esposa, Fernanda Richa, e o seu ex-chefe de gabinete, Deonilson Roldo, foram presos na manhã da terça-feira (11), durante a operação "Piloto". No total, foram cumpridos os 3 mandados de prisão e mais 33 de busca e apreensão em Salvador, São Paulo e no Paraná. A operação apura o pagamento de propina no valor de R$ 3,5 milhões, pela Odebrecht, a agentes públicos e privados no Paraná. Em troca, a empreiteira ganharia a licitação para ficar a frente das obras de duplicação, operação e manutenção da PR-323, que fica entre as cidades de Francisco Alves e Maringá. A licitação ocorreu em 2014 e terminou com o Consórcio Rota das Fronteiras, da qual a Odebrecht fazia parte, vitoriosa. Beto Richa é candidato ao Senado no Paraná e apareceu em segundo na pesquisa divulgada no dia 4 de setembro, pelo Ibope. A 53ª fase da "Lava Jato" foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná. Na sexta-feira, o ministro do STF, Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus e todos deixaram a prisão. O magistrado também concedeu salvo conduto, o que impede que novos mandados de prisão sejam expedidos contra o político.

OPERAÇÃO DA PF MIRA GOVERNADOR DO MS

   Autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a operação "Vostok" foi deflagrada pela Polícia Federal, na quarta-feira (12), no Mato Grosso do Sul, e teve como alvo o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). Na ação, 220 agentes cumpriram 41 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão temporária, entre os presos, está um dos filhos do governador, Rodrigo Azambuja. Além de visitarem a sede do governo estadual e a casa do governador, os policiais estiveram nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna. Também houve busca em Trairão, no Pará. Segundo as investigações, o esquema entre empresas e o governo envolvia a obtenção de benefícios fiscais em troca de propina. Com as trocas de favores, o estado teria deixado de recolher mais de R$ 200 milhões aos cofres públicos nos dois primeiros anos do governo de Azambuja, que é candidato a reeleição no MS. 

DIAS TOFFOLI TOMA POSSE DA PRESIDÊNCIA DO STF

   A cerimônia de posse do ministro Dias Toffoli (Foto) aconteceu na tarde da quinta-feira (13), no plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Durante a solenidade, que contou com a presença de Michel Temer, o ministro destacou a importância do diálogo e a harmonia entre os Poderes. Nomeado para o STF em 2009, pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, Toffoli sucede Carmen Lúcia na presidência da Corte. O mandato tem duração de 2 anos e, além do STF, Toffoli comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Aos 50 anos, o magistrado já ocupou o cargo de advogado-geral da União. A expectativa é que Toffoli foque seu mandato no trabalho ligado à gestão do judiciário. Em 8 anos na Suprema Corte, o magistrado reduziu seu acervo de processos de 9 mil para cerca de 2 mil, segundo sua equipe. As votações sob seu comando começarão na próxima semana. Após a posse, Toffoli comemorou na Hípica Hall, casa de festas em Brasília.

"FLORENCE" LEVA INUNDAÇÕES AOS EUA

   O furacão com ventos de até 150 km/h atingiu a costa leste dos Estados Unidos na manhã da sexta-feira (14). O fenômeno composto por chuvas e ventania causou inundações em várias partes do estado da Carolina do Norte. A falta de energia na região deixou mais de 430 mil pessoas às escuras. Cerca de 30 mil pessoas tiveram que deixar as casas e foram para locais seguros. Apesar de perder a força, sendo reclassificado para a categoria 1 (Podendo chegar até 5), autoridades alertaram para um aumento da intensidade. O Serviço Nacional de Meteorologia anunciou a previsão que deverá chover na região em 1 ou 2 dias o equivalente a 8 meses, com um aumento do nível da água entre 1,8 e 2,7 metros. As autoridades disponibilizaram 126 abrigos para a população local. Além da Carolina do Norte, outros quatro estados, que juntos somam 10 milhões de habitantes, decretaram situação de emergência: Carolina do Sul, Virgínia, Geórgia, Maryland e Washington.

OPERAÇÃO DEIXA UM MILITAR FERIDO NO RJ

   As comunidades do Jacarezinho e dos complexos do Alemão e da Maré foram alvos de uma operação do Comando Conjunto das Forças Armadas,  na madrugada do sábado (15), na zona norte do Rio de Janeiro. As ações foram apoiadas pela Secretaria do Estado de Segurança e visa apurar denúncias de atividades criminosas ligadas ao tráfico de drogas na região. No total, 1.850 militares e 50 policiais militares participaram da operação, que contou ainda com agentes em carros blindados e helicópteros para darem apoio. No momento da entrada nas comunidades, as principais vias dos entornos foram interditadas e um intenso tiroteio teve início. Um militar ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Central do Exército, segundo o Comando Militar do Leste.    

Fontes: G1, Uol, Ig.
Fotos: Mister Catra (Divulgação); Beto Richa (Extraída do site "Paraná Portal"); Dias Toffoli (CNJ / Agência Brasil).

Comentários