TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (12 a 18 de Novembro)

ENEM TEM SEGUNDO DIA DE PROVAS EM TODO BRASIL

   Milhões de candidatos realizaram a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, no domingo (12) em todo Brasil. No segundo dia, foram aplicadas provas de matemática e ciências da natureza. 32% dos inscritos faltaram a realização. No acumulado geral do Exame em 2017, dos 6.731.344 inscritos, 68% não prestaram as provas. Dentre os que participaram do exame, 3.581 pessoas farão uma reaplicação do Enem nos dias 12 e 13 de dezembro, devido a incidentes ocorridos durante a aplicação das provas nos dias regulares, caso dos locais de prova que tiveram queda de energia. Pessoas privadas da liberdade e com necessidades médicas, este último em casos judiciais, também  realizarão os exames.

PSDB COMEÇA O DESEMBARQUE DO GOVERNO

   O ex-ministro das cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE) foi o primeiro a deixar o governo Temer, na segunda-feira (13). Em sua carta de renúncia, o tucano agradeceu a confiança do presidente e afirmou que o partido não apoiava mais sua permanência no cargo. Em entrevista a meios de comunicação, Araújo disse que sua participação no governo dependia da aprovação do PSDB, que vive uma crise interna após a saída de Tasso Jereissati da presidência do partido. O partido defende a saída da base aliada ao mesmo tempo em que Temer prepara a reforma ministerial visando entregar cargos ao "Centrão", formado por PR, PP, PTB, PSD e PRB. Em troca dos cargos, Temer exige uma movimentação para a aprovação da Reforma da Previdência ainda esse ano.

GLOBO É ENVOLVIDA EM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA FIFA

    A emissora brasileira e outras televisões de todo o mundo foram acusadas, na terça-feira (14), pelo empresário argentino Alejandro Burzaco de pagar propina a Fifa em troca de exclusividade nas transmissões de jogos e mundiais. A acusação aconteceu durante julgamento de ex-gerentes da Federação, em caso do esquema de corrupção no futebol, que começou um dia antes em Nova York. Burzaco era chefe da empresa Torneos y Competencias (TYC Sports), uma das empresas envolvidas no esquema. Ele fechou um acordo para colaborar com a Justiça americana e foi ouvido no segundo dia de julgamento de José Maria Marín, ex-presidente da CBF, Juán Angel Napout, presidente da Conmebol e da federação de futebol do Paraguai, e Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana. Em nota, a Globo negou qualquer irregularidade nas suas transmissões e se comprometeu a colaborar com a Justiça.

MILITARES TOMAM O PODER NO ZIMBÁBUE

   O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, foi preso, na quarta-feira (15), após as Forças Armadas do país, que fica no sudeste do continente africano, tomou o poder. Ele estava no comando do país a 37 anos. Segundo o comandante do Estado-Maior, S.B Moyo, a ação não se tratou de um golpe, mas de uma 'correção sem derramamento de sangue". O presidente de 93 anos deixou o governo uma semana após seu vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, ser demitido por deslealdade. Líderes de organizações e de outros países mostraram preocupação com a situação do país e pediram que não houvesse registros de violência nem de inconstitucionalidade nas ações. O exército tomou Zimbábue num momento em que o país tem uma economia quebrada com uma das taxas de inflação do mundo.

MPF PEDE BLOQUEIO DE BENS DE LULA NA JUSTIÇA

   O pedido para o bloqueio de R$ 24 milhões em bens e valores do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e do seu filho mais novo, Luis Cláudio, foi feito na quinta-feira (16), pelo Ministério Público Federal. O órgão solicitou o bloqueio em ação da operação "Zelotes", da qual os dois são réus. Segundo o MPF, Lula editou medidas provisórias com o intuito de favorecer empresas do setor automotivo. Em troca, ele e o filho, que era ligado às empresas beneficiárias, recebiam propina. Em nota, as defesas do ex-presidente e de seu filho, afirmaram que não havia "base jurídica" e nem "materialidade" suficientes para embasar o pedido de bloqueio.  

ALERJ REVOGA PRISÃO DE DEPUTADOS NO RJ

   As prisões dos deputados Paulo Melo, Edson Albertassi e Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a Alerj, foram revogadas pelos parlamentares da casa, na sexta-feira (17). No total, foram 39 votos a favor da soltura, 19 contrários e 1 abstenção na votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça que pedia a soltura dos deputados. A prisão de Paulo, Edson e Jorge havia sido autorizada pelos desembargadores da primeira seção do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O pedido de prisão havia sido feito pelo Ministério Público Federal com a acusação de que os três praticavam atos de corrupção se aproveitando dos cargos na casa. A investigação faz parte dos desdobramentos da "Lava Jato". Após a decisão da Alerj, os três foram soltos 24 horas depois da prisão.

MARINHA RECEBE SUPOSTAS CHAMADAS DE SUBMARINO NA ARGENTINA

   A Marinha argentina informou que sete tentativas de chamadas via satélite foram detectadas, no sábado (18). Elas seriam supostamente do submarino ARA San Juan, que desapareceu enquanto fazia um exercício de vigilância na Patagônia, no sul da Argentina, três dias antes. Desde então, navios, aviões e profissionais se desdobram para encontrar o equipamento, tripulada por cerca de 40 pessoas no momento em que perdeu o contato. Mesmo com todo o aparato, a localização do submarino foi dificultado pelas condições do clima local. O Brasil, através do Ministério da Defesa, enviou um avião C-105, de busca e salvamento, e um quadrimotor de patrulha marítima de longa distância para auxiliar os trabalhos de busca. O governo argentino afirmou que está dando suporte aos familiares da equipe.

Fontes: G1, Veja, Uol, Folhapress.

Comentários