TOP SEVEN – APONTAMENTO DE NOTÍCIAS (17 a 23 de Fevereiro)

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS OCORREM NO EQUADOR

   Mais de 11 milhões de equatorianos foram às urnas, no domingo (17), durante as eleições gerais. O atual líder do país, Rafael Correa (Foto), foi reeleito ainda no primeiro turno, com mais de 60% dos votos. O mais bem colocado entre os opositores foi o ex-banqueiro Guillermo Lasso, com 21%. Além do presidente, 137 integrantes da Assembleia Nacional e cinco representantes do país na Parlamento Andino foram escolhidos. Correa governará o equador até 2017, quando completa 10 anos no poder.

HUGO CHÁVEZ RETORNA A VENEZUELA
   O líder surpreendeu a todos ao regressar à Venezuela, na madrugada da segunda-feira (18). Hugo Chávez havia sido visto novamente três dias antes do regresso, em foto divulgada pelo governo, junto a duas filhas. O presidente passou dois meses internado em Cuba para uma operação de retirada de um tumor na região pélvica, as complicações colocaram em risco a posse da presidência em janeiro. Chávez segue internado no Hospital Militar Carlos Arvelo, em Caracas, onde continuará seu tratamento. Os seguidores do líder comemoraram o retorno.

MODELO É ENTERRADA E ATLETA É LIBERADO

   O corpo da modelo Reeva Steenkamp (Foto) foi cremado na terça-feira (19), em Porto Elizabeth, na África do Sul. Durante a cerimônia, familiares e amigos mostraram-se revoltados com Oscar Pistorius (Foto, namorado da vítima e principal suspeito pela morte da jovem, que ocorreu na quinta-feira (14). O atleta paraolímpico passou pela primeira audiência, em que o juiz estipulou uma fiança, e foi liberado. A próxima audiência acontece em agosto. 

 PT COMEMORA 10 ANOS NO PODER

   O Partido dos Trabalhadores realizou uma festa grandiosa, na quarta-feira (20), para comemorar os 33 anos de sua fundação e uma década no poder. O encontro aconteceu no Hotel do Parque Anhembi, na zona norte de São Paulo, e contou com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff, e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Durante os discursos inflamados, Lula prometeu reeleger Dilma em 2014 e atacou os oito anos de governo do PSDB, com Fernando Henrique Cardoso.

INCÊNDIOS ATINGEM A REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE 

   A quinta-feira foi marcada por dois incêndios. Durante a madrugada, um prédio comercial no Recife Antigo foi completamente destruído pelas chamas. Oito equipes do Corpo de Bombeiros controlaram o incêndio após uma hora. O laudo da perícia, apontando as causas, deve sair em 20 dias. Não há registro de feridos. Em Olinda, três barracos localizados na Segunda Perimetral Norte pegaram fogo no final da manhã. O incêndio começou numa casa e se espalhou. Uma mulher de 72 anos ficou ferida e um menino de pouco mais de um ano morreu.

DECRETADA PRISÃO DE CORINTIANOS NA BOLÍVIA

   Doze torcedores do Corinthians tiveram a prisão decretada pela justiça boliviana, na sexta-feira (22). Eles foram indiciados pela morte de Kevin Beltran (Foto), de 14 anos, atingido por um sinalizador, solto pela torcida organizada brasileira, durante o jogo de estreia do Corinthians na Libertadores da América 2013, na quarta-feira. O ministro da embaixada brasileira, Eduardo Saboya, acompanha o caso e questionou a decisão. A prisão será mantida até segunda ordem ou até o julgamento do caso. No sábado, o corpo do jovem foi enterrado.

CASO ENTRA NA FASE DE PRISÕES


   Além de Virgínia Soares Souza, outros três médicos foram detidos, no sábado (23), acusados pelas mortes ocorridas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico, em Curitiba. A Polícia Civil também concluiu que apesar de exercer a função de diretora da UTI, Virgínia não assinava como a titular do cargo, o que era feito por outro médico. O Hospital informou que o caso foi pontual e ocorreu em apenas uma das quatro unidades da Instituição. 47 funcionários foram substituídos após as denúncias.

Fontes: Uol, Portal Ig, Pe 360 graus, Bol.
Fotos: Rafael Correa (Extraída do site “Greg Palast”); Reeva Steenkamp e Oscar Pistorius (Montagem / G News Blog); Festa 10 anos do PT (Reprodução); Kevin Beltran (Reprodução / Facebook).

Comentários