TOP SEVEN (6 a 12 de Abril de 2025)

PAPA FRANCISCO FAZ PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA NO VATICANO

   O líder da Igreja Católica participou, no domingo (6), da missa pelo Jubileu dos Enfermos, realizada na Praça de São Pedro. Sua presença pegou os fiéis de surpresa, já que a participação do Papa Francisco (Foto) não havia sido anunciada previamente. Foi a primeira aparição pública do pontífice de 88 anos desde que deixou o Hospital Gemelli, no dia 23 de março, após quase 40 dias de internação para tratar uma pneumonia bilateral. Se locomovendo em uma cadeira de rodas e utilizando uma cânula nasal para suprimento de oxigênio, Francisco saudou os peregrinos. De acordo com o Vaticano, antes da aparição no evento, o pontífice se confessou na Basílica de São Pedro e atravessou a Porta Santa, ritual católico que simboliza a purificação dos pecados. Jorge Bergoglio deve seguir em repouso até o fim de maio e não deve participar as celebrações da Páscoa.

GOVERNO FEDERAL LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE   

   O Ministério da Saúde lançou, na segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. De acordo com a pasta, o imunizante disponibilizado na rede pública protege de três variantes do vírus (H1N1, H3N2 e B), além de garantir uma redução nos casos graves e óbitos provocados pela doença. Das 73,6 milhões de doses disponíveis para 2025, 73,6 milhões serão destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país na primeira fase da campanha. A região Norte receberá 5,9 milhões de doses na etapa que começa no segundo semestre, período do inverno amazônico que concentra a maior circulação viral. A meta do governo federal é imunizar 90% dos integrantes dos grupos prioritários, que englobam crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos. Em alguns estados, a campanha foi antecipada e o evento de lançamento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
  

DESABAMENTO EM BOATE MATA MAIS DE CEM NA REPÚBLICA DOMINICANA   

   O teto da boate Jet Set, na cidade de Santo Domingo, desabou na terça-feira (8), deixando um saldo de 124 mortos, incluindo personalidades do país e do mundo. Outras 155 pessoas ficaram feridas no acidente, que aconteceu quando a casa de shows estava lotada. Autoridades locais ainda não souberam precisar quantas pessoas estavam no interior do prédio no momento do desabamento. Por dias, equipes de emergência trabalharam no resgate de corpos e procurando sobreviventes (Foto). O cantor Rubby Perez, que se apresentava quando o acidente ocorreu, também não resistiu aos ferimentos. Além dele, morreram a governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, os ex-jogadores da Major League Baseball, Octavio Dotel e Tony Blanco, e Eduardo Guarionex Estrella, filho do ministro de Obras Públicas e Comunicações do país, Eduardo Estrella. Autoridades anunciaram que as causas do acidente estão sendo investigadas.

GUERRA COMERCIAL ENTRE CHINA E EUA GANHA NOVO CAPÍTULO   

   O governo norte-americano elevou a taxa sobre importações chinesas, na quarta-feira (9), um dia após o prazo dado para que a China retirasse sua retaliação expirar. O movimento de "vingança" chinês aconteceu depois que Donald Trump aumentou as taxas de importação de 184 países (A dos chineses ficou em 34%). Assim que Pequim aumentou as tarifas sobre os produtos norte-americanos (Também para 34%), o republicano deu 12 horas para que Xi Jinping retirasse a taxação, o que não aconteceu. Com a negativa do governo chinês, os EUA ampliaram a taxa de importação de produtos do país para 104%. Enquanto isso, congressistas norte-americanos apresentaram projeto de lei bipartidário que limitaria os poderes do presidente em relação as tarifas comerciais. A "Lei de Revisão Comercial" prevê que o chefe do Executivo deve informar ao Congresso qualquer movimento nas tarifas com 48 horas de antecedência, incluindo justificativa e avaliação de impacto das decisões. Nos dias seguintes, houve uma escalada das tensões. China elevou a taxa dos EUA para 84% e Trump, em seguida, jogou para 145%. Na sexta-feira, a China anunciou um novo aumento nas tarifas de importação: 125%. No mesmo dia, os Estados Unidos anunciaram a suspensão temporária do "tarifaço" por 90 dias.  A medida vale para todos os países, exceto China, e abre espaço para negociações.

HÉLICOPTERO CAI E SEIS PESSOAS MORREM NOS EUA   

   O equipamento transportando uma família de turistas espanhóis caiu, na tarde da quinta-feira (10), no Rio Hudson, em Nova York. Após o acidente, equipes de resgate foram enviadas rapidamente ao local. Os seis ocupantes da aeronave (Piloto, um casal e três crianças) não resistiram aos ferimentos e morreram. Duas das vítimas chegaram a ser socorridas, mas sem sucesso. O helicóptero fazia um passeio turístico, havia decolado do heliponto de Nova York e caiu repentinamente quando sobrevoava a ilha de Manhattan. A queda ocorreu na divisa com Nova Jersey. Vários vídeos que circularam nas redes sociais mostraram o momento em que o equipamento modelo Bell 206 caiu nas águas do Hudson. A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) estão investigando as causas do acidente.

AMBULANTE É MORTO DURANTE OPERAÇÃO POLICIAL EM SP

   Uma operação de apreensão de mercadorias irregulares, na sexta-feira (11), terminou de forma trágica no bairro do Brás, na região central da cidade de São Paulo. Durante confronto com ambulantes, o vendedor senegalês Ngange Mbaye, de 34 anos, foi alvejado por um policial militar. De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, Mbaye tentou agredir os agentes durante a abordagem utilizando uma barra de ferro. O senegalês chegou a ser socorrido para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos. Tanto a arma do policial como a barra de ferro utilizada pelo ambulante foram apreendidas. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. A investigação ficará a cargo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, o DHPP. 

BOLSONARO É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DO DF

   O ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto) foi transferido, na tarde do sábado (12), do Hospital Rio Grande, em Natal, para o Hospital DF Star, no Distrito Federal. Ele estava internado no Rio Grande do Norte desde o dia anterior, após sentir um mal estar quando se preparava para um ato político na cidade de Santa Cruz. Encaminhando para o hospital e submetido a exames, o político recebeu o diagnóstico de suboclusão intestinal (Obstrução parcial do intestino). A equipe médica descartou a necessidade de cirurgia e Bolsonaro ficou em observação. Antes de deixar o hospital, o boletim médico informava que seu estado de saúde era estável, com diminuição da distensão abdominal. Bolsonaro foi levado para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, e embarcou em uma aeronave com UTI móvel para Brasília, onde seguirá em tratamento.   

Fontes: Terra, Uol, CNN Brasil, G1 e Ig.

Fotos: Papa Francisco (Vatican News); Lula, Alckmin e Alexandre Padilha (Ricardo Stuckert / PR); Boate Jet Set (Reprodução); Jair Bolsonaro (Reprodução).

Comentários