TOP SEVEN (3 a 9 de Março)


POLÍCIA APRESENTA SUSPEITOS DE ESTUPRO DE BRASILEIRA NA ÍNDIA

   Três dos oito suspeitos de atacar um casal de turistas na Índia foram apresentados pela polícia local no domingo (3). A brasileira Fernanda Santos e seu companheiro Vicente Barbera (Foto), de nacionalidade espanhola, mantém uma página nas redes sociais onde compartilham registros de suas viagens a bordo de uma motocicleta. Eles acampavam pelo distrito indiano de Dumka quando foram atacados pelo grupo, no dia 1º de março. Ambos foram agredidos, roubados e a brasileira acabou sendo violentada por oito homens. Em seguida, a vítima acionou a polícia e foi levada para o hospital. Os ministérios de Relações Exteriores da Espanha e do Brasil entraram em contato com as autoridades da Índia para prestar assistência aos seus cidadãos. Na segunda-feira, o casal recebeu uma indenização do governo no valor de 1 milhão de rúpias (Aproximadamente R$ 60 mil). No dia seguinte, a Índia confirmou que todos os envolvidos no ataque foram presos.

FRANÇA APROVA INCLUSÃO DO ABORTO NA CONSTITUIÇÃO

   A sessão conjunta da Assembleia Nacional e do Senado aprovou, na segunda-feira (4), a inclusão do direito da mulher abortar na Constituição da França. Na votação dos deputados e senadores, o texto recebeu 780 votos favoráveis e apenas 72 contrários. O presidente do país, Emmanuel Macron, celebrou a decisão dos parlamentares e convidou a população para participar do ato em que promulgou à lei, no Dia Internacional da Mulher. O aborto já era descriminalizado na França desde 1975, quando a lei Simone Veil (autora da proposta) foi aprovada. Pela legislação, a mulher pode interromper a gestação até a 14º semana. Essa lei, no entanto, não estava protegida pela Constituição, podendo ser derrubada pela Justiça do país. Após a promulgação, a lei foi inserida no artigo 34, que prevê os direitos fundamentais, e a França entrou para a história como o primeiro país do mundo a incluir o direito ao procedimento na Constituição.

"SUPERTERÇA" ESCOLHE PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NOS EUA

   O dia mais importante do período pré-eleitoral dos Estados Unidos aconteceu na terça-feira (5), em 16 estados e no território de Samoa Americana. A "Superterça" é decisiva na definição dos pré-candidatos dos partidos Democrata e Republicano para a eleição presidencial do dia 5 de novembro. Delegados (representantes) de cada estado escolheram os pré-candidatos de cada partido, incluindo os dois maiores colégios eleitorais do país: Califórnia e Texas. Os resultados começaram a ser divulgados por volta das 20h. Do lado Democrata, Joe Biden confirmou o favoritismo vencendo em 15 estados, enquanto no Partido Republicano, Donald Trump foi o escolhido em 14. O ex-presidente havia conquistado, no dia anterior, o direito de disputar as eleições. A Suprema Corte acatou o recurso da defesa de Trump e reverteu a decisão da Justiça do Colorado, que o proibiu de concorrer à Casa Branca alegando que ele havia incentivado à invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, após à derrota nas eleições de 2020.

LULA E SÁNCHEZ SE ENCONTRAM NO DF

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (Foto), na quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília. Essa foi a primeira visita do chefe de Estado espanhol ao Brasil desde a posse do petista. A comitiva contou com a presença do ministro da economia do país, Carlos Body, e empresários. Os presidentes almoçaram no Itamaraty, realizaram uma reunião bilateral e, logo em seguida, falaram com a imprensa. Entre os assuntos tratados na visita, estiveram o acordo do Mercosul com a União Europeia, as relações econômicas entre os dois países e a situação das guerras entre Ucrânia e Rússia e Israel e Hamas. O premiê também se encontrou com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A comitiva espanhola também visitou São Paulo.

FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA APONTA AUMENTO DO FEMINICÍDIO

   1.463 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2023! O número foi confirmado pelo estudo do "Fórum Brasileiro de Segurança Pública", divulgado na quinta-feira (7). O número é o recorde anual desde que a lei sobre o tema foi criada, em março de 2015. O levantamento tem como base os boletins de ocorrência das Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal. A taxa ficou em 1,4 mulher morta por cada grupo de 100 mil habitantes, o mesmo índice de 2022. Por região, o centro-oeste teve o pior resultado, com 2 mortes a cada 100 mil habitantes, representando 43% acima da média nacional. Dos 26 estados e Distrito Federal, 15 unidades federativas apontaram taxa de feminicídio acima da média. O Mato Grosso é o líder em registros, com 2,5 mulheres mortas a cada 100 mil habitantes. Ainda assim, o índice caiu 2,1% em 2023 na comparação com o ano anterior. A menor taxa foi registrada no Ceará (0,9 por 100 mil). O feminicídio é qualificado quando a mulher é vítima de violência em razão da condição de sexo.

SEGUNDO FORAGIDO DE PRISÃO DE SEGURANÇA MÁXIMA É PRESO NO MS

   Douglas Luan de Souza, de 33 anos, foi preso pela Polícia Civil, na sexta-feira (8), em Campo Grande. Ele havia fugido do presídio Jair Ferreira de Carvalho na companhia de outro detento, Naudinei de Arruda Martins, de 32. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Pedro Cunha, Douglas estava em uma casa alugada pela esposa no dia da fuga. Ele e Naudinei fugiram do Pavilhão 6 da unidade por volta das 4h30 do dia 4 de março e utilizaram uma corda para pular o muro. Ambos os detentos respondem pelos crimes de furto, roubo e tráfico. Após três dias de buscas, Naudinei foi encontrado por agentes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) em um imóvel conhecido como "hotel do crime". De lá, os comparsas que integram uma facção que age dentro e fora dos presídios o levariam para a fronteira com o Paraguai. Foi a segunda fuga de um presídio de segurança máxima registrada em menos de um mês. Em 14 de fevereiro, dois detentos do presídio de Mossoró fugiram e têm sido procurados desde então.

DENGUE: RJ REGISTRA 2 MIL CASOS EM APENAS 24 HORAS

    A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro divulgou, no sábado (9), que o município registrou quase dois mil casos de dengue em 24 horas. O secretário da pasta, Daniel Soranz, recomendou que a população procure um polo de atendimento ou unidade de saúde caso apresente sintomas como febre, dor no corpo ou atrás dos olhos. Só em 2024, a capital fluminense registrou 56.928 casos da doença. Em todo o estado, foram quase 108 mil casos, 26 mortes confirmadas e outras 72 em investigação. Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende são os municípios com mais óbitos: 4 cada. Atualmente, a capital oferece vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, 60 mil pessoas foram imunizadas nos 237 pontos de aplicação disponíveis.   

Fontes: Terra, R7, Folha de São Paulo, Uol e Ig.
Fotos: Vicente Barbera e Fernanda Santos (Reprodução / Instagram); Donald Trump e Joe Biden (Montagem / G News Blog); Pedro Sánchez e Lula (Extraída do site "El Periódico").

Comentários