TOP SEVEN (17 a 23 de Março)

PUTIN É REELEITO PARA QUINTO MANDATO NA RÚSSIA

   A Comissão Eleitoral Central da Rússia anunciou, no domingo (17), a vitória de Vladimir Putin (Foto) na eleição presidencial. Neste ano, 114 milhões de eleitores estavam aptos a votar no país e nos territórios ucranianos ocupados por tropas russas. O pleito foi realizado ao longo de três dias para dar conta das regiões com 11 fusos horários diferentes. Estima-se que 8 milhões de eleitores votaram de forma online. No poder desde 2000, Putin conquistou o quinto mandato de seis anos e segue à frente do país até 2030, se tornando o presidente mais longevo desde Josef Stalin (Que governou de 1927 a 1953). Com a mudança na Constituição da Rússia, implementada em 2020, ele poderá governar o país até 2036. Putin concorria com outros três deputados, que já haviam o apoiado em outras ocasiões. De acordo com a imprensa local, opositores foram sido reprimidos e impedidos de concorrer. Manifestantes contrários ao atual presidente promoveram atos de vandalismo em locais de votação. Ao término da apuração, no dia seguinte, Putin somou 87,3% dos votos.

LULA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO MINISTERIAL DO ANO

   O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus 38 ministros aconteceu, na segunda-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília. A primeira reunião ministerial de 2024 (Foto) foi realizada em meio ao aumento da desaprovação do governo, apontada nas últimas pesquisas de opinião. Entre os assuntos tratados, houve o balanço da gestão no primeiro ano de mandato, agradecimentos a ministros como Carlos Fávaro, que a frente da agricultura abriu cerca de 100 mercados para produtos brasileiros, e cobrança por mais trabalho e um cronograma de metas para este ano. Lula anunciou a manutenção de programas sociais e afirmou que em algum momento, haverá corte de recursos para manter a meta fiscal. O presidente também comentou sobre a tentativa de golpe de Estado que sucedeu o resultado das eleições de 2022 e disse que, considerando os depoimentos de militares, tem certeza que houve risco à democracia no fim do governo de Jair Bolsonaro.

LEWANDOWSKI ANUNCIA DELAÇÃO DE RONNIE LESSA

   O ministro da Justiça e Segurança Pública realizou uma coletiva de imprensa na terça-feira (19) para anunciar que o acordo de delação premiada do policial reformado, executor da morte de Marielle Franco, foi homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Neste tipo de acordo, o investigado se compromete a contar tudo que sabe em troca da redução da pena. Para ser homologada, a delação precisa ter sua legalidade reconhecida pela Justiça. Na mesma entrevista, Ricardo Lewandowski afirmou que a delação de Ronnie Lessa deve abreviar a conclusão do inquérito que investiga o mandante e a motivação do crime. A homologação ocorreu uma semana após as investigações serem encaminhadas ao STF. Em um dos depoimentos, o nome de uma pessoa com foro privilegiado foi citado. Os assassinatos de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, completaram 6 anos no dia 14 de março.

DANIEL ALVES RECEBE LIBERDADE PROVISÓRIA NA ESPANHA

   O jogador brasileiro teve o pedido de liberdade provisória aceito pela Justiça da Espanha na quarta-feira (20). Por 2 votos a 1, os juízes autorizaram a liberação de Daniel Alves (Foto) mediante o pagamento de fiança no valor de 1 milhão de euros (Cerca de R$ 5,4 milhões). Com essa decisão, o atleta aguardaria livre a análise do seu recurso contra a sentença de 4 anos e meio de prisão no julgamento que ocorreu em fevereiro. Daniel Alves foi considerado culpado no processo de agressão e abuso sexual contra uma mulher na boate Sutton, em Barcelona, em dezembro de 2022. O julgamento ocorreu ao longo de três dias e ouviu 28 testemunhas, entre indicações da defesa e da acusação. Além de soltar o brasileiro, a Justiça determinou a retenção de todos os seus passaportes e outras medidas, como manter distância e não tentar comunicação com a vítima, não sair da Espanha e comparecer semanalmente, ou quando for solicitado, ao Tribunal de Barcelona. Um imbróglio judicial com uma ex-mulher no Brasil, referente a pensões alimentícias de dois filhos, e o crime ocorrido na Espanha fizeram parte do patrimônio financeiro do brasileiro ser bloqueado, o que impediu o pagamento da fiança até o momento. A defesa tem corrido em busca de empréstimos para garantir a liberdade provisória. O Ministério Público da Espanha entrou com recurso contra a liberação de Daniel Alves.

ROBINHO É PRESO PARA CUMPRIR PENA POR ESTUPRO NA ITÁLIA

   Robinho (Foto) se entregou a Polícia, na quinta-feira (21), um dia após o Superior Tribunal de Justiça decidir que ele deveria cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão por estupro, a qual foi condenado na Itália. Com o placar de 9 a 2, os ministros atenderam ao pedido da Justiça italiana que, ao entender que a lei do Brasil impede a extradição de seus cidadãos, se homologasse a condenação no país. O ex-jogador foi condenado por participação no estupro coletivo de uma mulher albanesa, ocorrido em 22 de janeiro de 2013, na boate Sio Cafe, em Milão. Dos seis envolvidos no crime, apenas Robinho e o amigo Ricardo Falco foram condenados. Áudios dele confirmavam sua participação e a condição de embriagada da mulher no momento do ato. Durante as investigações, o ex-jogador retornou ao Brasil. Ainda assim, Robinho foi condenado em três instâncias, sendo a última em 2022. O Ministério Público Federal do Brasil se manifestou a favor da prisão. Além de seguir a recomendação, a maioria do STJ determinou o cumprimento imediato da sentença. A defesa do ex-atleta pediu um habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal, que foi negado pelo ministro Luiz Fux. Após passar por audiência de custódia, Robinho foi levado para a Penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo.

CANTOR DE BREGA FUNK MORRE AOS 34 ANOS EM PE

   O corpo de Cleiton Silva, conhecido no cenário musical recifense como MC Elloco (Foto), foi enterrado na sexta-feira (22), no Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife. O cantor de 34 anos havia passado mal no dia anterior e foi socorrido para a Policlínica Amaury Coutinho, no bairro da Campina do Barreto, na zona norte da capital pernambucana. De acordo com a equipe médica que o atendeu, Cleiton sofreu um infarto fulminante. Com mais de dez anos de carreira, MC Elloco formou com Schevchenko uma das mais conhecidas duplas do brega funk do Recife. Outros nomes do movimento musical e o prefeito recifense João Campos lamentaram a morte precoce do cantor em seus perfis nas redes sociais. Juntos, Elloco e Schevchenko lançaram sucessos como "Gera Bactéria", "Olha o Carro do Ovo", "Tome Empurrão", entre outras. Também com o parceiro, manteve o projeto "Tropa Solidária", que distribuía alimentos e oferecia atividades sociais para a população carente do bairro do Arruda.

RÚSSIA ANUNCIA PRISÃO DE SUSPEITOS POR MASSACRE EM CASA DE SHOWS

   O presidente Vladimir Putin anunciou, no sábado (23), a prisão dos envolvidos no atentado ocorrido em Krasnogorsk, horas antes. Tiroteios e uma série de explosões levaram pânico à cidade próxima à Moscou, e deixaram um saldo de 133 mortos e 115 feridos, sendo 60 em estado grave. O ataque teve início por volta das 20h (horário local) quando cinco homens encapuzados e com trajes camuflados invadiram a casa de shows Crocus City Hall (Foto) e abriram fogo contra a plateia. Houve correria e, na sequência, explosões que causaram incêndios e o desabamento do telhado. Os membros do grupo Picnic, que se apresentaria no espaço, não se feriram. Em seu primeiro pronunciamento após o massacre, o presidente russo prometeu punição aos "terroristas" e afirmou que o grupo criminoso foi preso quando tentava fugir para a Ucrânia. O Ministério do Interior da Rússia já havia informado que os envolvidos no ataque eram estrangeiros. Já o Ministério da Defesa ucraniano rebateu as acusações e negou o envolvimento. O "Estado Islâmico" grupo extremista que reivindicou a autoria do ataque, publicou em uma rede social que a ação faz parte de uma "guerra violenta" contra países que combatem o islamismo.

Fontes: O Globo, Uol, Veja, G1, Terra e Folha de Pernambuco.

Fotos: Vladimir Putin (Getty Images); Reunião Ministerial (Ricardo Stuckert); Daniel Alves (Reprodução / Redes Sociais); Robinho (Reprodução / TV Record); MC Elloco (Reprodução / Instagram); Ataque na Rússia (Yulia Morozova / Reuters).   

Comentários