TOP SEVEN (4 a 10 de Fevereiro)


SÃO PAULO BATE PALMEIRAS E VENCE SUPERCOPA

   O tricolor paulista levantou o troféu da Supercopa Rei (Foto), no domingo (4), no Mineirão, em Belo Horizonte. A disputa contra o Palmeiras foi equilibrada e terminou o tempo regulamentar em empate. Nas cobranças dos pênaltis, Calleri, Galoppo, Pablo Maia e Michel Araújo converteram para o São Paulo. Do lado do Palmeiras, os gols foram marcados por Raphael Veiga e Gabriel Menino. Murilo e Piquerez desperdiçaram e selaram a vitória dos são-paulinos. O título inédito fez o São Paulo se tornar o único clube brasileiro a vencer todos os torneios existentes. Em seus 94 anos de história, o clube conquistou 3 edições do Mundial de Clubes, 3 Libertadores, 1 Copa Sul-Americana, 1 Recopa, 1 Copa do Brasil, 6 campeonatos brasileiros e 23 campeonatos estaduais. Além da taça de campeão, o São Paulo Futebol Clube faturou prêmio em dinheiro no valor de R$ 10,47 milhões.

REI CHARLES III É DIAGNOSTICADO COM CÂNCER

   O Palácio de Buckingham divulgou, na segunda-feira (5), que o monarca de 75 anos recebeu o diagnóstico de câncer. De acordo com o comunicado oficial, rei Charles III (Foto) foi submetido a uma cirurgia na próstata nas últimas semanas e os testes identificaram a doença, no entanto, nem o tipo nem o estágio da enfermidade foram informados. Ainda segundo o Palácio, o monarca iniciou o tratamento e foi orientado pelos médicos a adiar as atividades públicas, no entanto, deve seguir os trabalhos de escritório e os encontros com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak. Desde janeiro, quando Charles III se internou no hospital London Clinic para passar por procedimento corretivo de aumento da próstata, a saúde do monarca era alvo de especulações. O texto afirma que o rei está "totalmente confiante" e retornará às funções públicas "assim que possível".

EX-PRESIDENTE MORRE EM QUEDA DE HELICÓPTERO NO CHILE

   Sebastián Piñera (Foto) morreu após o helicóptero que pilotava cair nas águas do Lago Ranco, que fica em uma região turística do sul do Chile, na tarde da terça-feira (6). O político de 75 anos estava acompanhado de outras três pessoas, que conseguiram se salvar (Duas nadaram até a margem e uma foi resgatada por equipes de emergência). Uma das ocupantes era a irmã do ex-presidente, Magdalena Piñera. Ela disse que minutos antes da queda, Sebastián pediu que todos pulassem do helicóptero. Ele não conseguiu sair da aeronave e morreu afogado. Seu corpo foi resgatado a cerca de 40 metros de profundidade e levado ao Serviço Médico Legal da cidade de Valdivia. O laudo apontou que uma "asfixia por submersão" causou a morte do político. No dia seguinte, os restos mortais foram levados para a capital do país, onde ocorreram os funerais.

   Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique nasceu em Santiago no dia 1 de dezembro de 1949, em uma família de classe média, que mais tarde se tornou uma das mais ricas do país com investimentos que foram de companhias aéreas, comércios, mercado financeiro e até clubes de futebol. Na juventude se formou em engenharia comercial e mais tarde cursou a pós-graduação em Economia pela Universidade de Harvard. Em 1982, Piñera foi condenado por fraude junto com os membros da presidência do Banco Talco e fugiu do Chile para não ser preso. O mandado foi suspenso dias depois. A carreira na política começou em 1990, quando ele foi eleito senador. Piñera chegou a presidência em 2010 e se tornou o primeiro líder de centro-direita eleito democraticamente desde 1958. O primeiro mandato foi de 2010 a 2014 e o segundo foi cumprido de 2018 a 2022, quando foi sucedido pelo atual presidente chileno, Gabriel Boric. 

DANIEL ALVES DEPÕE EM JULGAMENTO NA ESPANHA

   O jogador brasileiro foi o último a depor no terceiro dia de seu julgamento, na quarta-feira (7), em um tribunal de Barcelona. Daniel Alves (Foto) falou por cerca de 20 minutos e se limitou a responder as perguntas de sua advogada, Inés Guardiola. Ele afirmou estar na boate com amigos e ter bebido garrafas de vinho e uísque japonês. Também afirmou que dançou com a mulher de forma sensual e em seguida, foram juntos ao banheiro. Lá tiveram relações sexuais e em nenhum momento a mulher demonstrou não estar interessada em sexo. Ao ser questionado sobre sua situação financeira, Alves afirmou ter perdido todos os contratos e possuir apenas 50 mil euros em suas contas. O Ministério Público pede a pena máxima pelo crime de estupro no país: 12 anos. Já a defesa do brasileiro pede e absolvição ou uma pena alternativa de um ano de prisão e multa. A sentença deve ser divulgada nos próximos dias. Ao longo do julgamento, a Justiça espanhola ouviu mais de 20 testemunhas, incluindo a esposa do jogador, Joana Sanz. O suposto estupro ocorreu em 31 de dezembro de 2022 na boate Sutton, em Barcelona. Ele está preso de janeiro de 2023. 

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA JAIR BOLSONARO

   Agentes da Polícia Federal cumpriram 33 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva contra pessoas próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira (8). As diligências ocorreram em nove estados e no Distrito Federal. Os mandados judiciais foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e fazem parte da operação "Tempus Veritatis - Hora da Verdade". As investigações identificaram que o grupo atuava em dois eixos - Um propagava informações falsas sobre o processo eleitoral e outro praticava atos para subsidiar a concretização de um Golpe de Estado. Dentre os presos, estão o ex-assessor especial de Bolsonaro, Filipe Martins, os coronéis do Exército Marcelo Câmara e Bernardo Romão Corrêa Netto e o major das Forças Especiais do Exército, Rafael Martins. O ex-presidente foi alvo de uma medida restritiva e teve de entregar o passaporte. Ex-ministros também foram alvos, como Walter Braga Netto (Ex-Defesa), Augusto Heleno (Ex-GSI) e os ex-comandantes do Exército e Marinha, general Paulo Sérgio Nogueira e o almirante Almir Garnier Santos, respectivamente. 

VALDEMAR COSTA NETO TEM PRISÃO MANTIDA PELA JUSTIÇA

   O presidente do Partido Liberal (PL) teve a prisão temporária convertida em preventiva, na sexta-feira (9), após passar por audiência de custódia na Justiça. Valdemar Costa Neto havia sido preso em flagrante, no dia anterior, após uma arma irregular ser encontrada em seu apartamento durante a operação "Tempus Veritatis", em Brasília. Alvo de diligência, o político tinha em seu poder uma arma de fogo irregular e uma pepita de ouro bruto de 40 gramas que não tinha possibilidade de rastreio de origem. Uma nova perícia foi feita para identificar o garimpo de onde foi extraída. Costa Neto foi levado para a sede da PF, onde prestou depoimento, e transferido para a carceragem no fim do dia. A corporação investiga a ocorrência de dois crimes: Posse irregular de arma e usurpação de minerais. Os advogados alegaram que a arma era registrada em nome do filho do político e que o ouro apreendido tem valor baixo e não configura delito. Na noite do sábado, Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória a Valdemar Costa Neto. Em seu despacho, o ministro levou em consideração a idade do político (74 anos) e o fato dos crimes não terem sido cometidos com violência e grave ameaça.

PRIMEIRO DIA DE CARNAVAL TEM FESTA POR TODO O BRASIL

   O sábado de Carnaval (10), teve festas espalhadas por todo o país. Em São Paulo, sete escolas de samba do Grupo Especial amanheceram desfilando no sambódromo do Anhembi, enquanto centenas de blocos puxaram uma multidão de foliões pelas ruas da cidade. O Rio de Janeiro também recebeu milhões de foliões durante a passagem de blocos, incluindo o tradicional "Cordão da Bola Preta", que arrastou cerca de 2 milhões de pessoas. Em Salvador, os circuitos Dodô (Campo Grande), Osmar (Barra-Ondina) e Batatinha (Pelourinho) receberam trios elétricos e grandes nomes da música local, como Daniela Mercury e Ivete Sangalo. No Recife, o destaque do dia foi o "Galo da Madrugada", que desfilou por 6,5 km e lotou as ruas do centro da capital pernambucana. Cerca de 20 trios elétricos animaram os foliões ao longo de sete horas de evento. Neste ano, a agremiação homenageou o cantor Reginaldo Rossi. Outras capitais, como Belo Horizonte, também comemoraram o primeiro dia oficial de festividades.

Fontes: G1, Ig, Uol e CNN Brasil.
Fotos: São Paulo FC (Extraída do site "Jovem Pan"); Rei Charles III (Samir Hussein); Sebastián Piñera (Reprodução); Daniel Alves (Reprodução).   

Comentários