TOP SEVEN (28 de Janeiro a 3 de Fevereiro)


QUEDA DE MONOMOTOR MATA SETE EM MG

   Uma aeronave caiu na zona rural de Itapeva, a 458 quilômetros de Belo Horizonte, na manhã do domingo (28). De acordo com Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 10h30, quando o avião se desintegrou no ar. Ao chegar no local do acidente, no bairro Monjolinho, agentes da corporação encontraram os sete ocupantes (Cinco passageiros e dois tripulantes) já sem vida, em meio aos destroços espalhados em um raio de 1 km. A aeronave modelo Piper PA46 havia saído do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, com destino à capital de Minas Gerais. Segundo relatos da população, chovia muito forte na região no momento da tragédia. Os mortos foram identificados como Marcílio Franco da Silveira (42 anos), Raquel Souza Neves Silveira (40), Antônio Neves Silveira (2), André Rodrigues do Amaral (40), Fernanda Luísa Costa Amaral (38), o piloto Geberson Henrique Tadeu Chagas Pereira e o copiloto Gabriel de Almeida Quintão Araújo (25). Os destroços do equipamento passaram por perícia, que deve apontar as causas do acidente.

CARLOS BOLSONARO É ALVO DE OPERAÇÃO SOBRE ABIN

   Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã da segunda-feira (29), nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao vereador Carlos Bolsonaro (Foto), um dos alvos da operação. Entre os locais visitados, estão a casa do parlamentar no Rio, seu gabinete na Câmara dos Vereadores e outra residência localizada em Angra dos Reis, além Brasília, Formosa (GO) e Salvador. Na nova etapa da investigação que apura crimes de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência durante o governo de Jair Bolsonaro, a PF mirou possíveis receptores das informações produzidas de forma ilegal pela Abin. As investigações apontaram que cerca de 30 mil pessoas, a maioria formada por opositores do ex-presidente, foram monitoradas através do software First Mile. Os investigadores querem descobrir se parte do material extraído pela chamada "Abin Paralela" foi enviado ao filho "02" de Jair Bolsonaro. No dia seguinte, Alessandro Moretti, ex-diretor-adjunto, e outros quatro chefes de departamentos da Abin foram exonerados dos cargos. O motivo foi a suspeita da PF de que existia um "conluio" para atrapalhar as investigações.

JANDIRA MARTINI MORRE AOS 78 ANOS VÍTIMA DE CÂNCER

   A morte da atriz foi divulgada, na manhã da terça-feira (30), por Marcos Caruso em uma rede social. De acordo com o ator, que era amigo de Jandira Martini (Foto), ela morreu na noite anterior, no Hospital 9 de Julho, por complicações de um câncer no pulmão. A situação se agravou nas últimas semanas e a atriz e diretora não resistiu. Jandira Lúcia Laila Martini nasceu em 10 de julho de 1945, era natural de Santos e iniciou a carreira artística no fim da década de 1960. Com trabalhos no teatro, cinema e televisão, a artista acumulou funções de atriz, diretora e produtora ao longo de sua trajetória. Nos folhetins televisivos, Jandira teve personagens marcantes em novelas como "Sassaricando" (1987), na Globo, e em "Ana Raio e Zé Trovão" (1990), na extinta TV Manchete. Também fez trabalhos no SBT antes de retornar para a Globo e atuar em outras produções, incluindo a última, "Salve Jorge", em 2012. O velório teve início na terça-feira, no cemitério Funeral Home, e a cremação ocorreu na quarta-feira, no Vale dos Pinheirais, em São Paulo.  

IBGE: DESEMPREGO CAI A MENOR PATAMAR DESDE 2014

   A nova rodada da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na quarta-feira (31), apontou que a taxa média de desemprego no Brasil foi de 7,4% em 2023. O índice é 1,8% menor que o registrado no último trimestre de 2022 e atingiu o menor nível desde 2014, quando o desemprego era de 7%. Em números, o país tem 8,1 milhões de pessoas desocupadas, enquanto 101 milhões de brasileiros estão ocupados. A Pnad Contínua é realizada desde 2012. De acordo com o levantamento, o rendimento real habitual foi de R$ 2.979 em 2023, representando um aumento de 7,2% na comparação com 2022. A taxa de informalidade caiu de 39,4% para 39,2% e a população desalentada também diminuiu, para 3,7 milhões de pessoas. O maior crescimento por atividade foi do grupo "Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas", que subiu 9,8%. O único que apresentou queda foi "Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura": -4,2%.

RICARDO LEWANDOWSKI TOMA POSSE DE MINISTÉRIO

   O novo ministro da Justiça e Segurança Pública tomou posse, na quinta-feira (1º), em Brasília. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na tarde do mesmo dia, Ricardo Lewandowski (Foto) se encontrou com o ex-titular da pasta, Flávio Dino, para a transmissão do cargo no Palácio da Justiça. A nova gestão no ministério resultou em uma série de exonerações e trocas de comando implementadas pelo novo ministro. As principais alterações foram à chegada do jurista Manoel Carlos de Almeida Neto, que assume a Secretaria-Executiva da pasta. A Secretaria Nacional de Segurança Pública ficará com o ex-procurador da Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo. O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal foi anunciado por Lula em janeiro para substituir Dino, que passa a integrar o STF nos próximos dias.

PROFESSORA ARREMESSADA EM PARQUE É ENTERRADA EM PE

   O corpo de Dávine Muniz (Foto) foi velado e enterrado, na sexta-feira (2), no Cemitério Parque das Flores, na zona oeste do Recife. A professora de 34 anos havia falecido no dia anterior, após meses de internação e diversas cirurgias. Dávine foi arremessada de um brinquedo durante um passeio no Parque Mirabilândia, em 22 de setembro de 2023. Ela sofreu traumatismo cranioencefálico grave e ferimentos nos membros inferiores, sendo inicialmente internada no Hospital da Restauração, na região central da capital pernambucana. Semanas depois foi transferida para unidades médicas particulares, onde deu seguimento ao tratamento em meio a disputa judicial iniciada por sua família contra o parque de diversões. O Mirabilândia chegou a ficar interditado por 40 dias. A família de Dávine se preparava para instalar uma "home care" em casa, para receber a jovem, e uma vaquinha virtual foi aberta para custear as reformas.

BUENOS AIRES DIVULGA BALANÇO DE PROTESTOS

   O ministro da Segurança de Buenos Aires, Waldo Wolff, divulgou no sábado (3), o balanço dos protestos registrados na capital argentina durante a análise da "Lei Omnibus", pelo Congresso do país. De acordo com ele, 13 pessoas foram detidas (12 adultos e um menor de idade) e a cidade calculou em 50 milhões de pesos os custos com a reparação dos danos ao patrimônio público e com limpeza. As identidades dos manifestantes apreendidos não foram divulgadas. Wolff ainda afirmou que a cidade vai tomar medidas para que os detidos e as organizações sociais que realizaram os atos paguem pelos prejuízos. As autoridades federais de Segurança confirmaram a prisão de 18 pessoas ao longo dos três dias de debates no parlamento argentino. Outras 60 ficaram feridas nos confrontos com a Polícia. Por 144 votos a 109, o pacote de reformas proposto pelo presidente Javier Milei contém 664 artigos e, entre outras medidas, centraliza o poder na presidência, altera diversas regras, incluindo a de privatização de empresas estatais, e modifica impostos. A Omnibus visa regorganizar a economia do país e ainda deve passar pelo Senado.  

Fontes: R7, G1, Uol.
Fotos: Carlos Bolsonaro (Adriano Machado / Reuters); Jandira Martini (Araújo / AgNews); Ricardo Lewandowski (Rafa Neddermeyer / Agência Brasil); Dávine Muniz (Reprodução / Redes Sociais).  

Comentários